Com o objetivo de promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da agricultura irrigada e da caprinovinocultura da região do Salitre, a Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com a União das Associações da Vale Salitre (UAVS), realiza de 01 a 03 de setembro, a I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre. O evento acontecerá às margens do Rio Salitre, na sede do distrito do Junco, distante 30 km da sede.
Palestras, exposições, oficinas tecnológicas, cursos, vídeos educativos, apresentações culturais e informações técnicas, integraram a programação do evento. “O nosso objetivo é transformar o distrito do Junco em um centro de referência de produção e comercialização de produtos oriundos das cadeias produtivas da caprinocultura, ovinocultura e da agricultura familiar, agregando valor aos produtos”, explicou o organizador da feira e diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco).
A agricultura irrigada é o carro chefe da economia local, com predominância na agricultura familiar, nas pequenas propriedades localizadas às margens do Rio Salitre, responsáveis pela produção de hortifrutigranjeiros que atende parte da demanda do município de Juazeiro e de outras regiões. O distrito também é detentor de grandes rebanhos na área de sequeiro, tanto de caprinos como de ovinos.
A região do Salitre tem sua economia voltada para agricultura irrigada (composta por produtores da agricultura familiar), para criação de animais, artesanato e turismo. “A agricultura irrigada e a caprinovinocultura são atividades que contribuem com a economia da região, cujos produtos das cadeias possuem grandes demandas”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix.
O evento também conta com a parceria da ADAB, SEBRAE, CODEVASF, UNEB, UNIVASF, IRPAA, STRJ, Embrapa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Governo Federal, CESOL, Policia Militar, e comercio local.
Programação
Sexta-Feira - 01/09/201
16h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;
18h 30 – Apresentação cultural - Roda de Braço;
19h – Abertura do evento;
20h --Coquetel
20h – Lançamento do Clip P1 Rappers
23h – Encerramento.
Sábado – 02/09/2017
08h - Abertura do Parque para a chegada dos animais;
08h às 22h-Exposição de animais e de trabalhos tecnológicos. Comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;
09h às 17h – Cadastro Ambiental Rural – CEFIR - STRJ;
10h – Palestra sobre integração da caprinovinocultura com a agricultura irrigada, LIBVASF – UNIVASF;
13h – Palestra sobre Agroecologia - UNIVASF
15h 30 – Samba de Veio;
17h 30 – Cântico do hino do Salitre- Ilca Ribeiro e Ato Solene;
18h às 00h– Show Musical – Edinho e Banda;
20h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;
00h – Encerramento.
Domingo – 03/09/2017
08h – Abertura do Parque para visitação;
08h 30 – Torneio Leiteiro;
10h – Palestra sobre Sistema de Produção de Caprinos e Ovinos – SEBRAE;
11h - Premiação das categorias vencedoras e distribuição de brindes para os expositores;
12h – Roda de São Gonçalo;
12h às 18h – Show Musical;
18h – Encerramento.
Lene Radina/ASCOM ADEAP
2 comentários
29 de Aug / 2017 às 08h15
Falando em feira, e a FENAGRE? foi extinta mesmo em Juazeiro? nós criamos a feira, será que vamos perder definitivamente para petrolina? não podemos deixar isso acontecer. com a palavra as autoridades dessa cidade.
29 de Aug / 2017 às 18h43
Seria bom a prefeitura reinvindicar à PM ostensividade nesta comunidade e em campos do cavalo que atendesse a todas às outras comunidades. Muitos do MST e delinquentes locais. Aguas do salitrinho deu/dá em que? Donos dos lotes do projeto Salitre á mercê. Salitre terra sem lei. A prefeitura faz o que? Nada. Só replicando essas feiras que começou em Juremal. E ainda vêem falar de agroecologia que é um termo muito além destas feiras. Estudem mais. Pratiquem mais. Ralem fora do poder efemero de juazeiro pra saber o que falam.