Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado da Universidade Federal de pernambuco
A palavra privatizar é definida como: "realizar a aquisição ou incorporação de (empresa do setor público) por empresa privada", "colocar sob o controle de empresa particular a gestão de (bem público)".
Foi anunciado recentemente pelo atual governo golpista (sem voto, sem credibilidade popular) a aceleração do processo de depredação e entrega do patrimônio público comum amplo programa de privatizações, que pretende transferir áreas de mineração e exploração de petróleo e gás (incluindo o pré-sal), usinas e empresas de energia, portos, ferrovias e outros.
O que teria então demais que uma empresa pública (de todos) fosse adquirida por uma empresa privada (de alguns)?
Existem setores estratégicos em um país que devem ser conduzidos, geridos pelo Estado. Setores esses essenciais a soberania do país, a conquista de direitos alienáveis. O setor elétrico é um deles. E vários países chamados desenvolvidos entendem assim (França, Alemanha, Austrália, ...).
Uma das empresas arroladas na privatização é a Eletrobras, a maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina, atuando no segmento de geração, transmissão e distribuição, controlando 15 subsidiárias. É uma empresa de participações que tem 50% do capital social da Itaipu Binacional. Além disso, diretamente ou através de subsidiárias, possui participação em mais de 170 Sociedades de Propósito Específico (SPE). Entre 2012 e o primeiro trimestre de 2016 distribuiu a seus acionistas mais de R$ 9 bi de dividendos e juros sobre capital próprio.
A justificativa para a privatização desta empresa é a de melhorar a eficiência, a qualidade e diminuir as tarifas; além de abater a dívida pública. Todavia, experiências recentes, vindas do governo FHC, mostraram que com as privatizações realizadas naquele governo (mesmos personagens que comandaram o processo de privatização na época, o fazem hoje no governo golpista), que a dívida pública só aumentou, as tarifas aumentaram muito acima da inflação e aconteceu o racionamento. Esta foi a consequência direta da privatização de parte importante do setor elétrico (toda distribuição, parte importante da transmissão, e uma pequena parte da geração).
É uma afronta a inteligência de qualquer cidadão/cidadã deste país o discurso do serviçal ministro de minas e energia, que desavergonhadamente mente a nação brasileira sobre os benefícios de privatizar a Eletrobras e outras áreas subordinadas a seu ministério. É crime lesa-pátria o que este Coelho (pai investigado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro) vem patrocinando, amparado por um governo com total falta de legitimidade, que golpeou a democracia brasileira. Esperamos que em algum momento tenha a punição devida.
O ministro borbônico age como mero serviçal dos interesses do mercado, do agronegócio, do capital e do sistema financeiro. Totalmente na contramão dos interesses da maioria do povo brasileiro. Um anti-brasileiro oriundo do sertão pernambucano, que será lembrado pelo entreguismo dos bens públicos em seu curto mandato (esperamos assim). Triste sina para os petrolinenses.
14 comentários
27 de Aug / 2017 às 05h58
SEM DILMA NÃO SERIA POSSÍVEL PRIVATIZAR ELETROBRAS Não fosse a incompetência de Dilma Rousseff (PT), que destroçou o setor elétrico, Michel Temer não conseguiria privatizar a Eletrobras, segundo Elena Landau, uma das mais admiradas e experientes economistas brasileiras na área de privatizações. Mas ela adverte que há uma “guerra de comunicação” pela frente, na qual o governo não poderá usar meias palavras para enfrentar a resistência dos setores atrasados e as corporações, que querem manter regalias e privilégios. ( Diario do Poder)
27 de Aug / 2017 às 08h07
Sera que tao vendendo nossas riquezas para mamarem Temerário Quim Gatinho Angora Cunha mandar para a Suíça???
27 de Aug / 2017 às 08h12
Quando eu disse a 2 anos atrás q o q queriam eram nossas reservas e nosso petróleo, riram de mim, e falaram: quais riquezas?, vc Ta delirando, ñ tenho bandido de estimação, sou contra todos os corruptos... ai hoje me pergunto, será q agora já deu p ver as riquezas? Será q já deu p entender quem são os corruptos comprovadamente? Ou Será q teremos q perder nossos empregos mesmo sendo concursados, ou ver o BB ser privatizado, para entender... Ñ sei, as vezes desconfio q é a vergonha q ñ os deixa ver q hoje o país está muito, mas muito pior q 2 anos atrás, e o q eu sinto é q o ódio ou a vergonha s
27 de Aug / 2017 às 08h36
De uma candidata e dos votos dados a ela e ao programa escolhido pela maioria do eleitorado. Pacote de privatizações compunha o programa repelido com Aécio Neves, mesmo quando este era dado como bom moço. O salvo-conduto que a vice poderia dar, havendo posse como titular, não tem mais validade porque o denunciado Michel Temer adulterou-o. Como à própria Presidência da República, a votações do seu interesse pessoal na Câmara e à probidade exigida do cargo."
27 de Aug / 2017 às 08h47
Quim e Cunha ta comendo caviar 10% de comissão na venda da eletrobras???
27 de Aug / 2017 às 09h03
Brasil tá sendo vendido roubado SAQUEADO assassinado estuprado . E têm uns dizendo que a culpa é do lula. Vão tomar no C....Fdp. So ta faltando Temeroso e Aesiudopo vender brasileiro como escravos Quim??
27 de Aug / 2017 às 09h07
Lula: quando não tiver mais o que vender no Brasil, eles venderão a alma para o diabo.
27 de Aug / 2017 às 09h21
Como ser contra a privatização, hoje só temos a quantidade de telefones, por causa da privatização, a pouco tempo atrás uns vinte e poucos anos, você estando ali em Sobradinho bem pertinho de Juazeiro, pra fazer uma ligação pra um amigo ou parente, tinha que combinar o horário e ir no Posto Telefonico. Hoje você usa o celular até nas roças, e todos tem acesso. Os Petralhas criaram 46 Estatais que estão dando um rombo imesso ao País, tem até uma TV, que dá um prejuizo de milhões ano, que assite? Pra mim Privatiza tudo, mais tudo mesmo, vamos deixar o estado bem menor.
27 de Aug / 2017 às 10h19
O Br esta tomado por esse bando de gente ou mesmo esse TIPO, "FUNC PUBLICO preguiçoso que querem tomar de assalto as instituições publicas com único intuito, preservar seus altos salários e regalias do TIPO, férias de SETENTA dias, mais greves junto com licenças da um total de 265 dias não TRABALHADOS, é assim que eles querem toca o Bra, a reboque de seus interesses e desejos pessoais "INNdiotas" e revolucionários de sofá. Não existe BC dos EUA ou tão pouco estatal do TIPO PTBRAS, lá existe Gov regulando os divs setores produtivos e cobrando impostos de quem produz, não é criando empr estatal
27 de Aug / 2017 às 10h33
Gostaria de saber a definição de BEM publico na MÃO de sindicalista\politico ladrão, pra mim é dez mil vezes pior que a privatização, ROUBAM, QUEBRAM, SUCATEIAM,LOTEIAM e o pior destrói de forma a nunca mais se recupera, transformam órgãos públicos em CASA de Mãe JOANA, e ai quem pagar a conta é o cidadão comum, PRIVATIZAÇÃO com AGENCIAS de controle e regulação é um modelo UNIVERSAL de salvação pra todos e não pra......FUNCs, Sinds e Polits LADRÒN e preguiçosos.
27 de Aug / 2017 às 10h50
Vou lhes contar uma "ISTÓRIA". Tive a oportunidade de trabalha em uma instituição publica serviço terceirizado (BB). No setor que prestávamos serviços o quadro era MISTO (terceiriz e servidor), onde tínhamos um SERVIDOR que ao chegar no local de TRABALHO a primeira coisa que ele fazia ( ás 19hs) era pegar um TELEFONE e só largava ás 23:34hs ( falando com mulheres) isso ininterruptamente, qdo reclamávamos dele pois o serviço estava atrasando, ele dizia que era efetivo e não contratado e que pião era pra dar o sangue, disse a ele que o BB um dia seria privatizado e ele quis me BATER. MORAL da...
27 de Aug / 2017 às 10h58
Hoje todos brasileiros têm seus corruptos preferidos. Uns PMDB( o partido mais corrupto do mundo) desde que João figueiredo, passou o poder para escolher o presidente. O congresso escolheu Tancredo Neves. A doença, tirou do poder, e ele seguiu na estrada para o CÉU. assumiu José de ribamar, conhecido por Zé Sarney. Desde os anos 70 que pdmb( antes era MDB) do sr. Ulisses Guimarães. Tá no poder. Uns prefere os corruptos DA TUCANADA. eu prefiro PT. foi o único governo feito para o povo. muitos familiares meus e outros se formaram graças ao prouni. o povo esquece fácil. no governo LULA,
27 de Aug / 2017 às 11h14
Complementando, no governo LULA, era elogios de norte a sul, povão, FIESP ( BAITA DE UM AVAL) empresários da indústria de construção civil, montadoras de veículos, enfim está todos satisfeitos. Depois dos escândalos resolveram externa todo ódio em LULA. sempre ouvi falar que todos políticos ERRAM. ACM, quando vivo brigava muito no congresso Com Jader barbalho, sempre um chamado o outro de lálau e vice-versa. esqueceram dos anões do orçamento, de José Carlos, há muitos tempos subtraia dinheiro do congresso para usar em orgias. .. Isso não vai mudar não. O povo vai eleger em 2018.os mesmo polít.
27 de Aug / 2017 às 13h32
POIS É,MELHOR VENDER A ELETROBRAS, DO QUE SERVIR DE CABIDE DE EMPREGOS E SER ROUBADA PELO PT COMO FOI A PETROBRAS.FORAM VOCES PETISTAS QUE COLOCARAM TEMER LA,EU SÓ ESTOU APROVANDO,PORQUE ESTA SE MOSTRANDO MELHOR DE A DILMA. SOU ALÉRGICO AO CAVIAR,PREFIRO TRUFAS FRANCESAS,OU SEJA :AS FAMOSAS 'TRUFAS NEGRAS DE PERIGORD',INCOMPARÁVEIS.COLHIDAS EM JUNHO ÉPOCA DELAS.VÃO MUITO BEM SE SERVIDAS COM O VINHO "Château Lafite 1787".UM PRATO DOS DEUSES !... NÃO COLOCO MEU DINHEIRO NA SUIÇA,JA ESTA MUITO MANJADO,PREFIRO GUARDA-LO NA MINHA ALGIBEIRA,É MUITO MAIS SEGURO !