As conquistas sociais resultantes da “onda de governos progressistas”, inclusive na América Latina, provocam reações odiosas das elites econômicas do mundo da política. Como exemplo o povo venezuelano com os governos de Hugo Chaves e Nicolás Maduro, rompe com a cultura política conservadora tradicional, do Capitalismo/Imperialismo local, e Norte-americano. A grande imprensa burguesa faz o jogo da manipulação da opinião pública, buscando diuturnamente, ter a hegemonia na sociedade. Parece que esqueceu das notícias sobre violência, fome e miséria provocadas pelos governos de direita até o final da década de 80, antes do Hugo Chaves se candidatar.
A “Segunda Guerra Mundial” entre 1939 e 1945, com o mundo já ideologizado, com fortes divergências capitalista e críticas socialistas, ideológicas - (Capitalismo/Imperialismo X Socialismo/Comunismo), mais precisamente na Europa, uma guerra pautada em interesses econômicos causou danos à humanidade de enorme parte do planeta.
Houve um golpe de Estado em 11 de Setembro no Chile em 1973, que consistiu na derrubada do regime democrático constitucional do Socialista, Salvador Allende. Uma greve de caminhoneiros promovida pelos capitalistas para desabastecer as prateleiras e causar um caos entre a população, e depois impuseram um Golpe Militar.
Teve a destituição do esquerdista Fernando Lugo da presidência do Paraguai em 2012, no contexto de uma crise político-institucional que resultou no impeachment do presidente e no isolamento político do Paraguai no relacionamento com a maioria das nações latino-americanas. Claramente, às ideologias, (Capitalismo/Imperialismo X Socialismo/Comunismo) têm estado em disputa com a manipulação da grande mídia, a favor dos “poderosos da direita e com mais de uma versão de tipos de golpe.
Evo Morales presidente da Bolívia em três mandatos, tem sofrido pressões externas do mundo Capitalista/Imperialista, por ser uma liderança indígena, oriundo dos movimentos sociais e tem garantido conquistas expressivas ao povo, priorizando as famílias mais carentes.
Cuba há mais de cinco décadas tem sido vítima da perseguição Capitalista/Imperialista: “embargo econômico; retaliação internacional; manipulação da mídia para jogar o povo do mundo contra o socialismo e Fidel Castro. Mesmo tendo os serviços mais essenciais como Saúde e Educação sendo prioridades de lá e destaques mundial – além da grandeza da mentalidade da população e nos seus expressivos indicadores sociais.
No Brasil, um “golpe sisudo” tirou D. Pedro II do comando do governo, ainda no final do Século XIX. Outro golpe da direita derrubou o ex-presidente João Goulart e implantou a Ditadura Militar em 1964, depois de torturarem, sumirem com pessoas e assassinarem muitas pessoas de bem que lutavam por liberdade, democracia cidadania. De 2003 a 2015 um governo, mais ou menos, relacionado com os movimentos sociais, com apoio de setores empresariais (capitalistas) garantiu programas sociais que melhoraram a vida do povo - já em 2016 , dando continuidade ao projeto, a então presidenta socialista Dilma Rousseff foi retirada do cargo sob alegação de “crime de responsabilidade”, chamado, “pedalada fiscal”, através de impeachment, onde juristas, professores de direito, parlamentares, artistas, intelectuais e parlamentares o trataram e tratam de “Golpe parlamentar/jurídico/midiático”). Reformas antissociais, cortes de programas sociais, escândalos republicanos, tratamentos “estranhos” dados e deixados de dá a casos de justiça e parlamentares, chegam a estarrecer.
O ex-presidente uruguaio o socialista José Mujica eleito em 2009 exerceu mandatos por 15 anos, elegeu o seu sucessor o Tabaré Vázquez, promoveram inúmeras conquistas sociais, onde setores da direita são aliados circunstanciais do governo e até então, a chama direita, não esboçou a sua “genética” reação golpista.
Outros lugares são palcos de disputas políticas sem lógica e com as mais diversas formas de engendramentos e imposições que agride a democracia, desvirtua as instituições, fere a moral humana, e deixa a impressão da inexistência da vergonha.
Laurenço Aguiar – Contribuinte Voluntário da Imprensa Regional.
14 comentários
26 de Aug / 2017 às 00h25
em que mundo o senhor está? o povo venezuelano quer fugir do país diante de um país destruído por ditadores e o senhor ainda tem coragem de aqui comparecer para promover a defesa? se muda pra lá.
26 de Aug / 2017 às 02h25
O que é isso? É um padre ou um comunista? Em Sento sé não tem o que fazer nao 'camarada' de Lenin?
26 de Aug / 2017 às 04h53
Muito bom. O Brasil so vai voltar a crescer com Lula 2018. A mentira da TV Gllobosta não vencera a verdade no blog Geraldo Jose e blog 247brasil. Parabéns para Lourenço
26 de Aug / 2017 às 05h00
No ato que reuniu a maior multidão da caravana até agora, cerca de 30 mil pessoas no Pátio do Carmo, no Recife, o ex-presidente Lula afirmou com indignação, em seu discurso, não ser possível que o Brasil, "que antes era o país mais otimista do mundo, que nos dava orgulho, respeitado no mundo, vire uma república de bananas"; ele também criticou o pacote de privatizações promovidas a rodo pelo governo Temer: "parece que o Palácio da Alvorada agora virou uma imobiliária"; mas estimulou o povo a "não desanimar"; "Nós aprendemos a não abrir mão de nossos direitos"; Lula eh maravilhoso.
26 de Aug / 2017 às 05h10
Durante ato no Pátio do Carmo, no Recife, parte da caravana do ex-presidente Lula pelo Nordeste, a presidente deposta Dilma Rousseff discursou: "A gente supunha que o país não ia sentir outra vez um golpe de Estado. 13 anos após conquistas sociais, isso ocorre"; ela afirmou que o impeachment que a tirou do poder "é um golpe para tirar dos trabalhadores todos os direitos conquistados" e que "só ampliando a mobilização e a organização conseguiremos revertê-lo"; para Dilma, a "caravana é uma grande marcha para a democracia. E para elegermos nosso grande líder Lula"Quim inimigo dos trabalhadores??
26 de Aug / 2017 às 05h17
Gosto do sr Guarabira, Lula, Dilma, Jesus, Deus e dos blog Geraldo Jose e Face. Não gosto de Temir, Judas, Quim, Maria Socorro Legítima, Cunha e Gatinho Angora e da Tv Globosta
26 de Aug / 2017 às 06h05
FHC, depois de criar o bordão "presidencialismo-de-cooptação" e dele os tucanos fazerem parte e serem 'fiéis-depositários', lança nota dizendo que o PSDB apóia Temer "pelo interesse NACIONAL"... faltou dizer de QUAL nação "boca-de-sovaco"!Lourenço obrigada por texto verdadeiro. Sou do Partido dos Trabalhadores porque sou assalariada e não empresária Quim
26 de Aug / 2017 às 06h52
Comunista socialista democrata tudo igual saquearem o país dos governos militares ao dos ladroes da petrobras esse Lourenço e uma piada cadê o tal comite 9840 que ele junto com Davi lima enchiam os blogs de artigos matérias etc Davi calousse depôs da vitória do vaqueiro lourenço também depôs da vitoria da sua prefeita no pior município da Bahia. Tava esquecendo ele tem cargo no governo da prefeita isso pode Geraldo.
26 de Aug / 2017 às 07h03
TAÍ, ADOREI. OS DIREITISTAS IMPERIALISTAS NÃO SE ENXERGAM MESMO. LAURENÇO AGUIAR ESCREVA MAIS E DESMISTIFIQUE OS REACIONÁRIOS. TEXTO LONGO E OBJETIVO, MAS, FALTOU FALAR DE LULA. GOSTEI MUITO O PROFESSOR OTONIEL GONDIM, DIZEM QUE VEM AO BLOG ESSA SEMANA;BOM DEMAIS. CORAGEM GONDIM...NÃO PODE FICAR CALADO NUM MOMENTO DESSE. E VEJA COMO JUAZEIRO DE ISAAC E BOMFIM ESTÃO.TAÍ, PARABÉNS SR. LAURENÇO.
26 de Aug / 2017 às 07h25
O Brasil é verde e amarelo. Se deixar o pt vermelho sangue-suga voltar a governar vai ficar preto e branco.
26 de Aug / 2017 às 10h00
Patrick M. R. Canterville · Sabe o que é coragem? Coragem é levar Luz Para Todos onde antes só havia escuridão. Coragem é mandar a filha da doméstica para a universidade junto com as filhas da patroa. Coragem é por o jardineiro no avião de São Paulo a Paraíba rever sua família depois de 30 anos, e sentar ao lado do grande executivo. Coragem é mandar a menina que se criou descalça no sertão das Alagoas para Harvard, através do Ciências Sem Fronteiras, e ver ela voltar com o canudo de Doutora e trabalhar no SUS. Isso é ter coragem! E o nome desse corajoso é Lula! Quim e Cunha mamando ???
26 de Aug / 2017 às 11h24
João Doido, que Deus o tenha lá pelas bandas do Céu, deve achar que nem Gardenal resolve !
26 de Aug / 2017 às 11h27
Laurenço diz o que pensa, é um direito dele. Da mesma forma disse o Ministro Gilmar Mendes; "Não é o rabo que abana o cachorro, é o cachorro que abana ou rabo". O meu tio Manoel Porfírio, já falecido, gostava de brincar, e dizia quando uma pessoa comia muito determinada comida: "Fulano de tal comeu tanto, que se fartou, não abanou o rabo porque não tinha".
26 de Aug / 2017 às 18h24
Quando eu disse a 2 anos atrás q o q queriam eram nossas reservas e nosso petróleo, riram de mim, e falaram: quais riquezas?, vc Ta delirando, ñ tenho bandido de estimação, sou contra todos os corruptos... ai hoje me pergunto, será q agora já deu p ver as riquezas? Será q já deu p entender quem são os corruptos comprovadamente? Ou Será q teremos q perder nossos empregos mesmo sendo concursados, ou ver o BB ser privatizado, para entender... Ñ sei, as vezes desconfio q é a vergonha q ñ os deixa ver q hoje o país está muito, mas muito pior q 2 anos atrás, e o q eu sinto é q o ódio ou a vergonha s