Herlon Muzatier Nascimento da Silva que procurou o blog para denunciar e acusar a Maternidade Municipal de Juazeiro de maus tratos e negligência médica, disse que recebeu o prontuário de atendimento da Maternidade na tarde desta quinta-feira 24. O relato da diretoria, segundo ele, é contraditório, esconde a realidade, desumanidade, dor e sentimento de luto vivido pela família. O pai da criança morta acrescentou que já está com um advogado e vai processar o hospital.
Na última quarta-feira 23, Herlon esteve na redação do blog e mostrou a certidão de óbito da filha. Ele contou que sua filha, Maria Luiza Silva Leite, não viveu 24 horas, após o parto. A causa da morte assinada na certidão é de Septicema Neonatal precoce, hipoxia neonatal grave e insufiência respiratória. Herlon acusou a Maternidade Municipal de negligência e maus tratos com várias gestantes. A sua esposa, Ana Claudia Santos Leite, 27 anos, de acordo com ele, se recupera em casa dos traumas.
Em nota a Diretoria médica da Maternidade Municipal de Juazeiro afirma que deu assistência a gestante. Leia na íntegra:
"A diretoria médica da Maternidade Municipal de Juazeiro esclarece que a mãe chegou a unidade no último sábado, 19, com indicação para realizar um parto de baixo risco, e foi assistida por uma equipe completa de profissionais (médico obstetra, enfermeiro obstetra, pediatra e auxiliar de enfermagem). A equipe fez todo o possível para salvar o bebê que infelizmente veio a óbito logo após o nascimento. A direção lamenta profundamente e está sensível a dor da família.
A Secretaria informa que a unidade está habilitada para realizar partos de baixo e médio risco e atende a população dos 53 municípios que compõem a rede PEBA. As pacientes dessa rede que apresentam gestação de alto risco são encaminhadas para o Hospital Imip Dom Malan Petrolina, onde há UTI Neonatal.
Neste ano, 3710 partos foram realizados na Maternidade de Juazeiro. Deste número, o índice de mortalidade neonatal foi de apenas 2% no município, abaixo da média nacional que é de cerca de 9,6%. A unidade realiza mais de 2500 atendimentos por mês e oferta os serviços de parto normal, cesárea, curetagem e atendimentos ambulatoriais, como ultrassonografia, pré-natal de alto risco e atendimentos de prevenção ao câncer no colo dou útero.
Apesar das dificuldades que a saúde pública vem enfrentando em âmbito nacional, com a redução de repasses por parte do Governo Federal, a Prefeitura de Juazeiro investe 21% da sua receita neste setor, percentual acima do que é de obrigação por parte dos municípios (6%). Mesmo com este cenário, a Maternidade vem ampliando seus serviços, como a criação do espaço para acompanhantes, por exemplo".
Redação Blog
7 comentários
24 de Aug / 2017 às 19h09
Faça valer os seus direitos meu caro. Essas criminosos comunistas q tão na prefeitura, secretarias e em todos os conselheiros devem ser punidos! FORA PCDOB, PCDOB NUNCA MAIS EM JUAZEIRO!
24 de Aug / 2017 às 19h27
Força amigo. Está certo em processar e fazer sua parte. Não se cale. Nos calamos e até hoje muitas mães e bebês sofrem ainda com esse descaso dessa "maternidade"
25 de Aug / 2017 às 06h53
A culpa é do povo que elegeram um vaqueiro e logo depois um garçom. Agora guentem
25 de Aug / 2017 às 08h24
O caso é muito serio, não é a primeira vez que acontece isso. e provavelmente não será a ultima. se a maternidade não tem condições de funcionar é melhor fechar. me solidarizo com a dor dessa família.
25 de Aug / 2017 às 09h00
No caso da criança que faleceu na maternidade de Juazeiro, sinto pela família.Mas infelizmente o serviço público deixa muito a população na mão, não só lá mas como em muitas. Pode te sido uma fatalidade ou não. Só sei que não temos um bom atendimento realmente, pricalmente dos médicos. Mulheres chegam na maternidade em um momento tão sensível,frágil,, e são tratadas como algo qualquer. Tem médico que nem vai ver a paciente quando ela chega! Manda aguardar! Acho que não é correto, mas... infelizmente vivemos num país hipócrita.
25 de Aug / 2017 às 11h13
gente independente de partido ou nao é uma vida , concordo com esse pai ali esta um matadouro ,JUazeiro pode entrar qualquer partido ja esta perdido pq esses politicos sao tudo farinha do mesmo saco.
25 de Aug / 2017 às 12h07
vai dar em nada , deram até titulo de cidadão juazeirense a um desembargador tem que averiguar o que esse desembargador fez por juazeiro