Entre os dias 14 e 18 de agosto de 2017, as cidades de Petrolina - PE e Juazeiro - BA sediaram o XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e do V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido, evento promovido e dentre os trabalhos apresentados o resumo expandido intitulado "AVALIAÇÃO DE UM SECADOR PARA DESIDRATAÇÃO DE FRUTOS DE GOIABA COM ENERGIA SOLAR ", de autoria do estudante de graduação em engenharia agronômica Bruno Emanuel Souza Coelho, sob orientação da professora DSc Karla dos Santos Melo de Sousa e do professor DSc Neiton Silva Machado e colaboradores foi apresentado na forma de Discussão Oral por Bruno Emanuel Souza Coelho, na área de Instrumentação e Energia Renováveis na Agricultura durante o Brasileiro, realizados de 14 a 18 de agosto de 2017, nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE.
O manuscrito é fruto de um projeto de extensão da Univasf desenvolvido no ano de 2016 e 2017, com apoio da Pró Reitoria de Extensão da Univasf, o objetivo deste projeto foi desenvolver e aprimorar junto aos produtores rurais do município de Petrolina - PE e Juazeiro - BA um protótipo de secador solar para a secagem com uso de um recurso bastante abundante na região (o sol) para reduzir as perdas pós colheita e gerar renda, uma vez que a dificuldade do produtor não é produzir e sim conservar o que foi produzido.
O laboratório de agroindústria da Univasf continua desenvolvendo atividades de pesquisa com a secagem solar de frutas e hortaliças, dentre os frutos trabalhados destaca - se a uva, manga, goiaba, caju e coentro. O laboratório conta com apoio do Laboratório de Construções Rurais e do Laboratório de Armazenamento de Produtos Agrícolas da Univasf, além de contar como parceiro o IF Sertão.
2 comentários
23 de Aug / 2017 às 12h05
unanimidade e camara de juazeiro são sinonimos, kkkkkk
23 de Aug / 2017 às 12h41
Bom dia, Geraldo Jose , projeto maravilhoso na orla de Juazeiro - BA , só esta faltando a equipe de salvamento aquáticos, para completa um segurança dos usuário do rio São francisco ai sim iria ser completo, esse projeto. A equipe instituto Aquático salvar vem desenvolvendo suas atividades na região do São francisco... Porque não contrata nossa equipe que e a unica da região?