Infrações de trânsito cometidas dentro de Petrolina poderão ser pagas com até 40% de desconto. O benefício começará a valer a partir da próxima semana para quem se inscrever no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Petrolina é a primeira cidade do Estado à aderir ao Sistema.
Para ter direito ao desconto, o cidadão só precisa cadastrar dados pessoais e do veículo no site do SNE (https://servicos.serpro.gov.br/sne/) ou no aplicativo para iOS ou Android. Além disso, pessoas jurídicas podem registrar automóveis vinculados a elas. Os veículos podem ser inseridos ou excluídos do cadastro a qualquer momento, de acordo com o interesse do proprietário.
O coordenador de Educação e Trânsito, agente Franklin Alves, explica que enquanto no modelo tradicional a multa pode levar até dois meses para chegar nas casas, quando o motorista poderá ter dificuldade de se lembrar por onde trafegou, com o SNE a infração é informada dentro de 72 horas.
"Nosso objetivo não é punir, mas tornar o motorista mais consciente. A notificação mais rápida torna a penalidade mais eficiente, que é ter um trânsito mais seguro. Além disso, com o aplicativo, é possível acessar os registros a qualquer momento", avalia.
Segundo o diretor-presidente da Ammpla, Geraldo Miranda, outro ponto que merece destaque é a economia com a impressão das multas e os custos de envio por Correios. "O SNE é uma boa ideia para o usuário, por ajudar a economizar na hora de pagar as infrações e agilizar o processo. Além disso, ainda economizamos com a impressão de multas e os custos dos Correios", comentou.
O motorista será informado das multas cometidas dentro de Petrolina e nos municípios que já contam com o SNE. Em vias federais e estaduais, a notificação também chegará pelo sistema. Quem não se cadastrar no SNE, continuará recebendo as notificações por Correios.
Ascom-Ammpla
1 comentário
23 de Aug / 2017 às 09h38
Qual a relação existente entre a foto da matéria e o conteúdo da mesma? Pensei que o texto traria algo relativo à participação feminina na PM ( se bem que, mesmo que fosse, também não seria a mais adequada). Acho que cabe um cuidado maior nesse sentido.