O tema que menos se falava nos últimos tempos no nosso Congresso Nacional era a tão reivindicada Reforma Política. Mas, como o calo agora começa a doer para as eleições de 2018, principalmente pela falta da abundância do dinheiro empresarial, da noite para o dia resolveram esquecer a tão badalada Reforma Previdenciária, que tanto preocupa a classe trabalhadora, para, a toque de caixa, passarem a discutir com prioridade aquilo que, como sempre, mais lhes interessa: a alteração das regras do jogo eleitoral aos 44 minutos do segundo tempo!
Em 03/08/2014, neste Blog, já me manifestava sobre a imperiosa necessidade de que o tema fosse debatido, através do artigo sob o título BRASIL - REFORMA POLÍTICA, URGENTE! Na ocasião, inclusive, reproduzi num parágrafo duas oportunas expressões utilizadas pelo professor e cronista Otoniel Gondim, ao dar uma definição sobre os nossos políticos da atualidade como “PREDADORES DO POVO” e “ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS!”, e acrescentei ao texto: “(...) Certamente que, nesses dois grupos, em nível nacional, encontram-se milhares de candidatos, todos com perfil inadequado à atividade política por diversos fatores em razão de históricos de corrupção, improbidade administrativa, criminalidade, usurpação do dinheiro público, inescrupulosos, desonestos e antiéticos, e muitas outras mazelas” que poderiam ser enumeradas, mas, é desnecessário repeti-las porque o povo já conhece a ficha de todos..
Sempre que algo surge no debate parlamentar com tanta prioridade e dedicação, às vezes com decisões que mergulham na calada da noite, logo se desconfia que há algo embutido de interesse próprio ou em defesa das imunidades da classe política.
Tanto se fala no rombo das Contas Públicas, cuja proposta de elevação para 159 bilhões de reais será submetida pelo governo ao Congresso, e o que se viu recentemente na fase de pré-julgamento pela Câmara da denúncia da PGR contra o Presidente? Uma verdadeira “Farra do Boi” praticada pelo Governo na liberação de bilhões de reais em Emendas Parlamentares! Em paralelo à discussão sobre as regras para a eleição de Vereadores, Deputados Estaduais e Federais, e Senadores, pelo critério do voto Distrital em 2018, e a fórmula Mista em 2022 (Distrital e Proporcional), desejam criar o “Fundo Especial de Financiamento da Democracia”, ou seja, recursos financeiros do nosso falido Tesouro Nacional para a distribuição da bagatela de 3,6 BILHÕES DE REAIS para os gastos das campanhas eleitorais aos partidos e candidatos! Faltou criatividade até para o nome atribuído: Financiamento da Democracia! A democracia não deve ser comprada, nem financiada, mas, PRATICADA!
Vale lembrar que, além dos bilhões acima, em 2016 foram repassados 819 milhões de reais ao Fundo Partidário, e mais a isenção de impostos federais da ordem de 851 milhões de reais às emissoras de rádio e televisão! Propaganda gratuita? Não, financiamento da Demagogia talvez fosse mais apropriado.
Alguém neste país, de sã consciência, acredita que o empresariado nacional irá abandonar a prática de oferecer dinheiro para a campanha eleitoral aos partidos a aos políticos, seja do Executivo ou do Legislativo, os quais possam representar potencial interesse para os seus negócios? Haverá, apenas, uma mudança contábil da propina, que será promovida de Caixa 2 para Caixa 1, ou qualquer outro apelido que resolvam dar, e tudo ocorrerá no silêncio da madrugada! Aliás, algo que vem sendo oficializado desde aquela visita noturna suspeita em Palácio.
Se colocar chocalho nas transações ocultas e inconfessáveis, principalmente aquelas que ocorrem nos encontros não agendados depois das 22:30h, ninguém dormirá neste país nas próximas eleições!
AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).
16 comentários
20 de Aug / 2017 às 23h11
Essa cambada de safados/corruptos tem moral alguma para fazer qualquer reforma, muito menos POLÍTICA? E tem: reforma politiqueira, ou deforma, como você bem colocou. (Miguel Calmon-BA).
20 de Aug / 2017 às 23h13
O grande Agenor, não poderia deixar de tratar desse assunto, e o fez com grande maestria. Sem medir as palavras dentro da plena realidade que um caso como esse merece, manda ver nesses caras, mas, infelizmente, eles talvez não leiam seus textos. Se lessem quem sabe mudariam de caráter, e uma nova regra de vida talvez lhes fizessem melhores...!!! Enquanto isso, Agenor vai continuar daqui mandando ver com seu jeito direto de escrever. Ih, ainda rimou...
20 de Aug / 2017 às 23h15
Muito bom Agenor. Parabéns!!!
20 de Aug / 2017 às 23h19
Realmente o repasse de milhões ao Fundo Partidário, com isenção de impostos, deveria mesmo ser chamado de financiamento à DEMAGOGIA. Bem como o oportunismo dos políticos atuais na calada da noite são capazes de agir literalmente aos seus próprios interesses, sem dúvida nenhuma. (Manaus-AM).
20 de Aug / 2017 às 23h33
Agenor, maravilhoso texto!
20 de Aug / 2017 às 23h58
Agenor: eu li com atenção a sua Crônica, sobre esse assunto de Reforma Política,e segundo suas argumentações, fiquei em uma situação difícil de dizer alguma coisa, e ai me lembrei de um título de um Artigo escrito neste blog de Geraldo José, por David Lima, que passo a mencionar o bordão, "SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME". Esse Congresso Nacional virou comércio de cigano, querendo negociar um animal com problema. Disse o cigano: " O bicho é bom, ganjão, eu garanto, o defeito tá na vista". Nós eleitores sabemos disso, pois conhecemos essa gente do Congresso, afinal, em quem votar?
21 de Aug / 2017 às 04h14
Brasília ta cheia de Ladrões Temerário 500 mil na mala Lores Caju Gatinho Angora Boca de Jacare Quiim mamando e mandando dindin para Suíça. Amo Lula. Amo PT. Amo Jesus. Amo a verdade. Amo este blog.
21 de Aug / 2017 às 04h33
entrevista à TV 247, o cientista político e professor Aldo Fornazieri criticou o que chamou de "parcialidades" da Operação Lava Jato e avaliou que a investigação, embora tenha um papel importante no combate à corrupção, "se perdeu"; "Ela se perdeu nas parcialidades, na ação persecutória do Moro e de procuradores contra o Lula", afirmou; para ele, "Moro agiu politicamente em todo o processo"; "Ele foi copartícipe do processo do golpe, não tenho dúvidas disso", ressaltou; "É vergonhosa a atuação dele"; O texto do sr Agenor eh bom, mas so Lula melhora o Brasil
21 de Aug / 2017 às 04h41
Autora da ovada em Jair Bolsonaro, a militante do PCdoB Gabrielle Van Pelt conta que vem recebendo inúmeras ameaças pelas redes sociais; "Esses crimes de ódio não podem ficar impunes. E, se depender de mim, não vão mesmo", diz, em entrevista a Lucas Vasques, na Revista Fórum 20 de Agosto de 2017 às 13:54 // 247 no Telegram Por Lucas Vasques, da Revista Fórum Um dos assuntos mais comentados na última semana foi a ovada recebida pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PEN), em visita a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Quem seria a garota que teve a iniciativa de realizar uma ação de pr
21 de Aug / 2017 às 05h12
mais uma etapa de seu giro pelo Nordeste, desta vez no município de Estância, em Sergipe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o mote de sua caravana – o de que eleição sem Lula é fraude; "Quero que eles saibam que quem vai decidir se eu posso ser candidato ou não são vocês. Se vocês acharem que não, eu me aquieto", disse Lula, enfatizando que caberá ao povo brasileiro lutar contra o tapetão judicial que visa impedir que ele concorra em 2018; Lula também mandou um recado a Michel Temer; "Se você quiser mexer com aposentadoria, Temer, mexa na sua. Adoro este blog Geraldo
21 de Aug / 2017 às 08h23
Ao ler esta sua contundente e objetiva crônica que detalha esta era política em que vivemos, fico pensando que os bons brasileiros realmente se afastaram da política. Pois a grande maioria dos nossos representantes carecem de um preparo que possa lhes outorgar a condição de representantes do povo. Parece que apenas desejam a verba pública oferecida, isto sem falar na chamada “propina” . Realmente, Agenor, temos um financiamento da demagogia. E a democracia torna-se cada vez mais uma retórica vazia do que uma realidade. FOZ DO IGUAÇU
21 de Aug / 2017 às 08h58
Leio assiduamente o Blog de Geraldo José. O que mais me emociona e me dá prazer são os cronistas do Blog e as suas diversidades em artigos e crônicas. Agenor, de início enxergava a direita com certo orgulho e menosprezava a esquerda, principalmente, a petista e lulista.Hoje me dá prazer lê-lo. Mudu alguns estigmas de antess e passou a escrever e dizer a realidade. A DIREITA É UMA PORCARIA. A SAÍDA AINDA É UM GOVERNO PPUILAR: LULA. Independente de PT. Lula é o país pobre, está, hoje, acima de qualquer partido. Parabéns, virei fã, Ahenor santos, pela belíssima crônica.O prof. Otoniel Gondim,id
21 de Aug / 2017 às 09h02
Bem lembrado, grande escritor Agenor. Belo artigo. Otoniel é boca livre, diz o sabe e pensador nato político e cultural. Agenor e Otoniel Gondim, representa o que de melhor temos em tudo nessa parca cidade. Otoniel, vê se aparece. Fora os " ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS" e os " PREDADORES DO POVO" . Viva Gondim e Agenor!!!!!
21 de Aug / 2017 às 09h02
Bem lembrado, grande escritor Agenor. Belo artigo. Otoniel é boca livre, diz o sabe e pensador nato político e cultural. Agenor e Otoniel Gondim, representa o que de melhor temos em tudo nessa parca cidade. Otoniel, vê se aparece. Fora os " ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS" e os " PREDADORES DO POVO" . Viva Gondim e Agenor!!!!!
21 de Aug / 2017 às 09h30
Geraldo José, o Blog encheu-me de orgulho com essa sensacional e importante crônica do mestre Agenor Santos. Sempre verdadeiro. Colocar e relembrar o professor e cronista do Blog Otoniel Gondim foi magnífico. Os dois se superam sempre para o bem de quem os lê. Infelizmente, Otoniel Gondim está sumido. Volta, cara. Agenor, palmas muitas. Otoniel Gondim...retorrne!!1 Não dê vez aos Paulos Bonfins e Isaac da vida...Lula 2018.
21 de Aug / 2017 às 11h08
PARABÉNS! AGENOR....SEU ARTIGO ESTÁ COMPLETO....É UM DESABAFO DO CIDADÃO BRASILEIRO....