Na manhã desta quarta-feira (16) o Blog postou pronunciamento do policial civil e vereador Aníbal Araújo que protestava contra a Comissão dos Direitos Humanos que sempre sai em defesa de “bandidos”. Indignado, o poeta e escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho enviou e-mail expressando seu descontentamento. Confira:
Nunca vi uma declaração tão infeliz, discurso pronto e conservador. As comissões de direitos humanos existem para preservar os direitos das minorias miseráveis, que são massacradas diariamente pelo estado. A criminalidade vem da desigualdade que o estado não consegue reverter, e existem várias associações que protegem os direitos dos policiais, como a Aspra na Bahia. Aí eu pergunto: Se não for as instituições que defendem os direitos humanos quem vai defender? Quem morre pelas balas perdidas? Quem vai diferenciar quem é bandido e quem, não é? Quantos policiais mataram inocentes e hoje respondem em liberdade? Quem foi que matou a juíza Patrícia Aciolli com centenas de tiros?
"O inquérito mostra que na noite de 11 de julho, um mês antes da morte de Patrícia, os acusados estiveram em frente à residência da juíza, no bairro de Piratininga. Eles teriam, nesse dia, feito um reconhecimento do local para planejar o crime. Nesta data foi feito o pedido de prisão temporária dos acusados, pela Polícia Civil. Um fato estranho ainda precisa ser explicado pela investigação: neste dia, os policiais acusados usavam uma viatura do 12º BPM (Niterói). Este é um indício de que mais policiais podem estar envolvidos no caso. O veículo não foi escolhido por acaso: os acusados usaram uma viatura não equipada com GPS, que atualmente é um padrão na PM. Com isso, fica mais difícil estabelecer os locais por onde passou o carro." Veja.com 2011.
"O Brasil aparece como o país que tem o maior número geral de homicídios no mundo inteiro. Só em 2012, foram 56 mil homicídios. Em 2014, 15,6% dos homicídios tinham um policial no gatilho. Segundo o relatório da Anistia Internacional, eles atiram em pessoas que já se renderam, que já estão feridas e sem uma advertência que permitisse que o suspeito se entregue." G1 globonews 2015.
Sugiro ao vereador que procure ler e entender o contexto social e histórico do Brasil, antes de sair fazendo declarações infelizes como esta, e aproveito para parabenizar o vereador Agnaldo Meira que me representou neste momento. É inadmissível que pessoas que dizem ser de esquerda fiquem caladas diante de uma declaração dessas.
Para quem não sabe a Juíza Patrícia Accioli foi executada com 21 tiros, antes de morrer a juíza foi responsável pela prisão de cerca de 60 policiais ligados a milícias e a grupos de extermínio, no Rio de Janeiro.
João Gilberto Guimarães Sobrinho
Veja o Pronunciamento de Aníbal Araújo:
20 comentários
16 de Aug / 2017 às 20h14
E bom que o nobre escritor leia também.. mais fazer o que esses que se acha escritor so defenda bandido. Se olhar pra cara do cidadão vamos logo saber o motivo... parabéns vereador.. que um dia se acabe com esse tal de direito dos manos. Gostaria de saber que livro esse ai escreveu. O coitado do bandido.desigualdade social não e motivo pra virar marginal.
16 de Aug / 2017 às 20h22
Esse escritor João Gilberto tá contestando o que se é verdade que essa bosta de Direitos dos Manos melhor dizendo assim só protege bandido a realidade é essa...
16 de Aug / 2017 às 20h24
Vereador Aníbal está de parabéns, os defensores dos "DIREITOS DOS MANOS" nunca se pronúncia em devesa dos pais de famílias mortos em assaltos por bandidos...
16 de Aug / 2017 às 21h06
É?! Pois vou contestar o nobre escritor! É UM PAI DE FAMÍLIA Q TRABALHA HONESTAMENTE, SEJA ROUBADO, ASSASSINADO A CADA MINUTO NO BRASIL POR UM VAGABUNDO MISERÁVEL? É JUSTO UMA MULHER SER ESTUPRADA, MORTA POR UM PILANTRA NAS RUAS E FIQUE IMPUNE? OU UMA CRIANÇA INOCENTE, TORTURADA, ESTUPRADA, VIOLENTADA, MORTA? E NO FINAL DA HISTÓRIA O CRIMINOSO FICAR IMPUNE, SER PROTEGIDO? A Lei, meu caro, está sempre a favor do bandido e Ñ do cidadão! Aí vem esses Direitos Humanos protegendo vagabundo. É por isso q o Brasil é assim! Aqui bandido é herói.
16 de Aug / 2017 às 21h28
O Brasil está doente. Esse vereador ao invés de se preocupar com os problemas da cidade,vem no oportunismo do tema e sai com essa. Mas com um QI desse o janeleiro não poderia vir com outra
16 de Aug / 2017 às 21h30
Mas realmente a bandidagem apronta muito, fazem barbaridade.mas convenhamos.quantos militares aprontam tambem contra o cidadão? na história do Brasil e de Juazeiro.ja vimos muita coisas.se extermina bandidos ,e nunca melhora nem diminui. só com EDUCAÇÃO BOA EM TODAS ESFERAS.
16 de Aug / 2017 às 21h34
Infeliz é a declaraçao desse jovm que se diz escritor. Nas palvaras evasivas só repete um caso da morte de uma magistrada para generalizar a atuaçao das policias no Brasil. O nobre e desconhecido escritor precisar desapegar desse discurso de esquerdopata em que só fala em minorias. Ora! Quem é minoria de fato nesse pais? Negros? Mulheres? Gays? Acho que não. Seja qual for a sua condiçao existencial, bandido é sempre bandido. E direitos humanos precisam defender, efetivamente, os humanos.
16 de Aug / 2017 às 22h21
Engraçado é que o vereador é aliado do PC do b, um dos maiores defenseros do s direitos dos manos.
16 de Aug / 2017 às 22h29
Só uma pergunta. Onde estão os direitos humanos de quem foi roubado ou assassinado? O que parece é que o tal dos "direitos humanos" só existem para quem é bandido. Fica no ar uma sensação de impotência diante de casos assim. E a pessoa que morreu? Onde estavam os direitos dela quando foi morta por um bandido anônimo?
16 de Aug / 2017 às 22h32
Vejam os herois do povo dos esquerdopatas: Cheguevara, hugo chaves, Evo Morales, Maduro,Lula, Dilma, Ze Dirceu e etc.. Precisa dizer mais alguma coisa.
16 de Aug / 2017 às 23h41
Pra mim um país ideal , é um país com poucos homicídios , e 100% desses poucos sendo feitos pela polícia em ação de repressão
17 de Aug / 2017 às 05h14
POIS É,NUNCA VI OS DIREITOS HUMANOS DEFENDENDO O DIREITO DAS FAMILIAS DAS VITIMAS,ENQUANTO O CRIMINOSO PRESO RECEBE ALEM DE CASA,VESTUÁRIO,ASSISTÊNCIA MEDICA IMEDIATA E PENSÃO,UM AUXILIO QUE É MAIOR DO QUE RECEBIA A SUA VITIMA TRABALHANDO.UMA AFRONTA AOS HOMENS DE BEM !
17 de Aug / 2017 às 06h46
ISSO AÍ, GILBERTO. OTONIEL GONDIM , AO ENTREVISTÁ-LO DISE-ME M O MESMO, EMBORA NAQUELE ENFATISMO DE SEMPRE. OS DIREITOS HUMANOS SÃO PARA TODOS, SÓ QUE, SEGUNDO ELE, QUEM MAIS OS DESRESPEITAM SÃO OS QUE DEVERIAM, JUSTAMENTE, FAZEREM O CONTRÁRIO: FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE TRABALHAM COM A SEGURANÇA DO POVO. POLICIAIS, EM ESPECIAL. EITA, GONDIM! PARABÉNS, GILBERTO.OTONIEL GONDIM, HORA DE VIR AO BLOG, CARA!!!!1'
17 de Aug / 2017 às 07h36
parabéns João, ainda bem que tem vozes lucidas em Juazeiro, em meio a um bando de gente que não sabe DIREITO HUMANOS É PRA DEFENDER DIREITOS DE TODOS CONTRA OS MAL FEITOS DO ESTADO, não pra defender bandido. Tomara que no dia em que qualquer um aí CIDADÃO DE BEM que for preso INJUSTAMENTE chamar por socorro, for agredido por algum agente do EStado se lembre disso
17 de Aug / 2017 às 07h46
Texto prolixo e sem nenhum nexo com coisa alguma. Sua intenção é somente aparecer. SEM MAIS !!
17 de Aug / 2017 às 08h50
e é interessante né caro articulista, os comentaristas atacam o autor não usam contra-argumentos pra contestar o texto, só isso já mostra quem está certo ou não num debate, mas isso mostra como as discussões acontecem no brasil o argumento "você é feio", kkkkkkk
17 de Aug / 2017 às 10h52
Só pela cara do cidadão já dar pra ver de que lado ele está.Parabéns ao vereador Aníbal, desculpa ... é dizer que é excluído da sociedade,quem quer ser homem procura nem que seja um mato para capinar...
17 de Aug / 2017 às 11h30
Direitos humanos, para os humanos direitos, para bandidos e para quem os apoiam, cadeia sem direitos.
17 de Aug / 2017 às 11h39
Na minha opinião quem defende os direitos humanos na atual conjuntura é bandido, ou faz apologia a tal. Não sou policial, no entanto vejo todos os dias policiais e famílias serem exterminadas por bandidos que não deveriam ter direito algum para sua defesa. Poeta você está cego a ponto de não ver que os direitos humanos virou uma arma contra a sociedade infelizmente, não é só o estado atacado é também a dignidade humana.
17 de Aug / 2017 às 22h14
Parabéns pela coragem do articulista. Ao assistir o vídeo, a sensação que tive foi de completa vergonha. Trata-se de um discurso confuso, o qual deixa transparecer não só a falta de conhecimento acerca do tema, como também a dificuldade no bom uso da língua portuguesa por parte dos nossos representantes. Nossa democracia agoniza por exemplos semelhantes.