A caravana do ex-presidente Lula pelo Nordeste, de ônibus, começará nesta quinta-feira (17) e seguirá até 5 de setembro, começando na Bahia e terminando no Maranhão, depois de passar por 28 municípios. Além de aproximar o petista da população e dos políticos da região, a viagem tem como objetivo aumentar o número de filiados à legenda, o que já cresceu após a condenação do petista pelo juiz Sérgio Moro.
Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, foram 4.836 pedidos de ingresso, apenas entre os dias 12 e 31 de julho. Ao todo, no mês, foram 5.141. No entanto, antes mesmo de começar, a caravana já causa rebuliço em alguns Estados. Isso porque a agenda do ex-presidente também inclui homenagens a ele, motivo de discósdia entre os políticos pró e contra o PT.
Na Paraíba, por exemplo, Lula receberá o título de cidadão de João Pessoa, 20 anos após ter sido concedido, mas que voltou à tona como uma espécie de "compensação", já que a entrega de título de doutor honoris causa ao petista não foi confirmada pela Universidade Federal da Paraíba, embora o PT já tivesse até mesmo divulgado o evento.
A Mesa Diretora da Câmara, no entanto, não estará presente. "Não vamos participar. Entendemos que é um contrassenso entregar um título a alguém condenado por corrupção", diz o vice-presidente da Câmara, vereador Lucas de Britto (PSL), criticando o vereador Marcos Henriques (PT), que resgatou a ideia.
Já em Alagoas, mais um título a Lula, dessa vez de doutor honoris causa. No entanto, o reitor da Universidade do Estado de Alagoas, que concederá a homenagem, Jairo José Campos da Costa, diz ter sido ameaçado de morte quando do anúncio.
Na Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo entregaria honraria semelhante, mas o vereador por Salvador Alexandre Aleluia (DEM) entrou com ação popular na Justiça Federal. "A gente não pode achar normal que se conceda uma honraria a uma pessoa que foi condenada. Criminoso não merece título, merece sentença", diz.
O ex-governador Jaques Wagner (PT-BA) saiu em defesa de Lula e disparou: "Quem sabe, se trabalhar, ele pode chegar ao nível que o presidente Lula chegou".
Ainda no Estado, um ato que seria realizado pelo PT no Cerimonial Pupileira, administrado pela Santa Casa da Bahia, foi transferido para a área interna do estádio da Fonte Nova. É que a administração da Santa Casa vetou o uso do local, alegando que seria inadequado para eventos políticos. "Preconceito" com Lula, voltou a defender Jaques Wagner.
Confusão também em Sergipe, onde o vereador Sandro de Bibi (PRB) entrou com um pedido de anulação do título de cidadão que será concedido ao ex-presidente. Ele alega que a homenagem foi aprovada em regime de urgência, desrespeitando o regimento interno, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.
Fonte: NMB
9 comentários
16 de Aug / 2017 às 18h36
VIVA LULA,DILMA E O PT !...'Crise empurrou 4,1 milhões de brasileiros para a faixa de pobreza em 2015, diz Ipea'-'A crise econômica levou 4,1 milhões de brasileiros à pobreza e 1,4 milhão à extrema pobreza de 2014 para 2015, aponta relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).( Fonte G1)...'SEM FALAR NOS 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS !...PT...PIOROU TUDO !
16 de Aug / 2017 às 19h21
lula 2018 neles podem coloca quem for lula levar na cabeca. o povo que lula grande parte.
16 de Aug / 2017 às 20h12
Dar título de cidadão a Ladrão e brincadeira isso viu só no nordeste vc ver iso povinho sem noção
16 de Aug / 2017 às 21h10
Um VAGABUNDO, LADRÃO, q trouxe o vermelho para Brasil, fazendo essa campanha antecipada, ainda ñ foi preso?! Eu sou nordestino, mas felizmente NUNCA VOTEI NESSE LIXO! Bora justiça! Tá na hora desse lixo ser preso!
16 de Aug / 2017 às 23h56
Mas aqueles que o chama de ladrão ou de corrupto é os que realmente são. Eles odeiam Lula, por que jamais chegaram ao nível de Lula. E o juiz, que o condenou, o fez para simples desqualificar o ex-presidente. Lula está em nível muito, mais muito acima de todos esses políticos. O ódio é alimentado, sem noção, o mesmo fizeram com os judeus na antiga Alemanha. Hitler de tanto falar e divulgar que os Judeus eram culpados por tudo, levou o povo alemão a acreditar e apoiar o genócidio dos Judeus. Aqui, quem faz isso com o Lula é o poder Judiciário em dobradinha com a grande mídia: Rede Globo, Veja.
17 de Aug / 2017 às 05h16
É ISTO AÍ LULA,APROVEITE TEUS ÚLTIMOS DIAS DE LIBERDADE...
17 de Aug / 2017 às 05h22
LULA SAFADÃO,TEU LUGAR É NA PRISÃO,VOCE TIROU EMPREGO DOS BRASILEIROS PARA DAR AOS AMERICANOS, É O QUE COMPROVA O RELATORIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SOBRE O ESQUEMA CRIMINOSO DO PT COM A JBS...
17 de Aug / 2017 às 11h10
ESSE POVO BRASILEIRO NÃO TEM VERGONHA NA CARA, CLARO TODA REGRA TEM EXCESSÃO... ESSES POLITICOS BRASILEIROS, ROUBAM TODOS OS DIAS A NOSSA PATRIA E AINDA TEM GENTE CORRENDO ATRAS DESSES CARAS (PAR NÃO CHAMAR DE LADRÃO). BRASILEIROS PENSAM ESQUECEM ESSA RAÇA DE POLITICOS QUE SÓ PENSAM EM SI. NÃO SEJAM BURROS. LULA, AECIO, FHC, TEMER, MAIA E TODOS OS DEMAIS TEM QUE ESTAR É NA CADEIA. BOLSONARO 2018. ESSE SIM VAI PRENDER POLITICOS ATÉ UMAS HORAS.... KKKKK. BOLSONARO, DE CAPITÃO DO EXERCITO AO COMANDANTE DAS FORÇAS ARMADAS (PRESIDENTE DE REPUBLICA É O COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS).
17 de Aug / 2017 às 16h34
CARAVANA DA VERGONHA !