Lá estava eu do outro lado do rio, conversando com um amigo que no passado pegava carona no Trem, e vinha jogar bola do lado de cá, sem aquele bairrismo tolo e infame que um dia existiu. E o mesmo ainda me disse que o povo do lado de lá vinha comprar quase tudo aqui em nossa cidade, citando, inclusive, a Sapataria Cearense onde ele era cliente fiel... Naquele momento lembrei nosso potencial de outrora, e resolvi promover a seguinte chamada, para ver o que ainda se faz presente. Confiram o resultado:
Laura Novidades? Ausente; Bazar Royal? Ausente; Armarinho Meirelles? Ausente; Armarinho Drubi? Ausente; Lojas Os Gonçalves? Ausente; Lojas Silva? Ausente; Sorveteria Glacial? Ausente; Bar Primavera? Ausente; Ki-Sabor? Ausente; Cine Teatro São Francisco? Ausente; Quadra do Franvale? Ausente; Tiro de Guerra 06/129? Ausente; CNSF - Companhia de Navegação do São Francisco? Ausente; Estaleiro da Ilha do Fogo? Ausente.
Lanchonete O Pirilampo? Ausente; Dijauto? Ausente; Juavel? Ausente; Maternidade São José? Ausente; Tardes de Futebol domingo no Adauto Moraes? Ausente; Franvale versus Spartacus (Futebol de Salão)? Ausentes; Mercado “Velho” na Praça Cordeiro de Miranda? Ausente; Antonio Cachorro Quente? Ausente; Maia Móveis? Ausente; Jobel Distribuidora de Bebidas? Ausente; Comercial Meridional de Bebidas? Ausente.
Amplisom? Ausente; Rodoviária Estrela do Norte? Ausente; Cruzeiro do Sul? Ausente; Café Hiran? Ausente; Café Bebeto? Ausente; Futebol na Vila Euza? Ausente; Direli? Ausente; L. Costa e Filhos Ltda? Ausente; Supermercados Pinguim? Ausente; Indústrias e Mercadão Pinguim? Ausentes; Juazeiro Hotel na Rua da 28? Ausente; Clube 28 de Setembro? Ausente.
Armazém Júlio Amorim? Ausente; Armazém Agricio Brito? Ausente; Supermercado Paulo Afonso? Ausente; Lojas Paulista? Ausente; Farmácias São Francisco e Pernambucana? Ausentes; Exportadora Coelho? Ausente; Bar e Restaurante Vaporzinho? Ausente; Antigas Batucadas? Ausentes; AUJ? Ausente; Sunamam? Ausente.
O Vidraceiro? Ausente; Salão de Fernando? Ausente; Alfaiataria dos Senhores Pedro Brandão e “Seu” Rachosa? Ausentes; Reformadora de Calçado de “Seu” Padeirinho? Ausente; Loja de Shefic Khoury? Ausente; A Barborena? Ausente; Loja Esperança? Ausente; Mercadinho dos Tecidos? Ausente; A Pioneira? Ausente; Palácio das Noivas? Ausente; Padaria Flor de Juazeiro? Ausente.
Santa Casa da Misericórdia? Ausente; Armazém de Venâncio? Ausente; Armazém de Zé Barateiro? Ausente; Camisaria Lord? Ausente; Casa das Meias? Ausente; Moveis Brasil? Ausente; Loja Euclides Palitó? Ausente; Curtume Campelo? Ausente; O Cafona? Ausente; A Metanga? Ausente. Cicanorte? Ausente.
Habite-se Engenharia? Ausente; Sotábil? Ausente; ArtFoto Santo Antonio? Ausente; Armazém do “Seu” Juvino? Ausente; Fábrica de Sandálias Nery? Ausente; Casa Valverde? Ausente; Restaurante da Cidade? Ausente; Consultórios médicos de Dr. Balbino, Marcelino, Lauro, Dewilson, José Araújo? Ausentes; Hospital SEMEC? Ausente; Casa Moraes? Ausente; Lanchonete Zé do Caldo? Ausente.
Lanchonete de Assis? Ausente; Magazine Espínola? Ausente; Consultório Odontológico de Dra. Cici? Ausente; Zingara? Ausente; Posto Rancho Grande? Ausente; Movelaria Lima? Ausente; Óticas Teixeira? Ausente; Noralar? Ausente; Utillar? Ausente; Lojas Ypê? Ausente; Casa Riachuelo? Ausente; Empresa Viação Bonfinense? Ausente.
Casas Correia? Ausente; Sapataria Elegante? Ausente; Óticas Brasil? Ausente; Panificadora Progresso? Ausente; Farmácia Ruy Barbosa? Ausente; A Suprema Móveis? Ausente; Casas Queiroz? Ausente; Armazém Cavalcanti? Ausente; Loja de Amadeus Damásio? Ausente; Paraíso das Louças? Ausente; Copal? Ausente; Armarinho Danúbio? Ausente; Jornal RIVALE? Ausente.
Eletrotécnica TV? Ausente; Tamba Disco? Ausente; Fernando Fotografias? Ausente; Bar Sudoeste? Ausente; Gráfica Beira Rio? Ausente; Oficina João da Luz? Ausente; Bar O Garoto? Ausente; Armazém de “Seu” Léo? Ausente; Acarajé de D. Cecília? Ausente; Magazine Silva? Ausente; Casas Macedo? Ausente; Charme do Benjamin Guimarães chegando de Pirapora? Ausente; Apito do Barão? Ausente...
Todos esses estabelecimentos e atividades, e mais uma centena que minha mente não conseguiu lembrar, podem até estar ausentes, mas, jamais sairão da lembrança de uma época áurea onde nossa cidade era conhecida pela sua Lordeza, bem como reconhecida, admirada, e chamada de forma invejável, como Capital e Princesa do São Francisco.
Rio São Francisco transbordando como se vê na ilustração? Ausente; Medo do pior acontecer? Presente, infelizmente...
Dica de vida: “Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.” (Augusto Cury).
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
21 comentários
16 de Aug / 2017 às 00h23
Você tocou no cerne das boas recordações de muita gente desta boa terra de Juazeiro, entre as quais, este humilde forasteiro já se inclui, porque, também, tem uma pequena história ligada a esse passado das empresas comerciais juazeirenses. Ainda jovem nos idos de 1970, e como Fiscal do Banco do Brasil, Agência de Irecê, desloquei-me de lá para comprar aí na DIJAUTO um Ford Corcel! 47 anos atrás, uma vida! Parabéns por relembrar os nomes de tantas empresas do passado... A propósito, o Hotel Vitória, aí no centro de Juazeiro, ainda existe? Parabéns!
16 de Aug / 2017 às 00h27
Faltou o antigo REGENTE na orla da cidade, SOUZA na praça do índio, CHALLAKO, os ENGRAXATES atrás do Colégio Edson Ribeiro, ART FOTO SÃO FRANCISCO, FLIPERAMA na rua da 28, BANCO BANDEP E BAMERINDUS, PAPELARIA DO POVO, A MINÚSCULA, CLUBE DOS ARTÍFICES, CESTA DO POVO, SÓ BABY, COUNTRY CLUB, SPAZIO, QUARTA CULTURAL, CHÁ DAS CINCO, TRANSROCK, COLETÂNEA, TELEBAHIA, LOJAS BRILHANTE, GINCANAS ESCOLARES, SEXO EXPLÍCITO AO VIVO, CASAS QUEIROZ, MATADOURO, TIRO DE GUERRA, CAXIAS, ORIMAR, MADRUGÃO, LAGOA DE CALÚ, ZÉ GOMES FORNECEDOR DE CERVEJA ANTÁRTICA, BLOCOS CARNAVALESCO, SÃO JOÃO...ETC
16 de Aug / 2017 às 00h54
Memorável e lamentável ao mesmo tempo.
16 de Aug / 2017 às 04h26
Acordadinho a Culpa eh do Golpista Temerario e Cunha e Quim ? SEGURA ESTA SERGIO MORO !!! O STF retira delação falsa da JBS aceita por moro contra Lula e Mântega!!! Eu não brinco em serviço a bomba gebran funcionou!! A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (15) retirar do juiz Sérgio Moro parte das delações da JBS que citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Atendendo a um pedido dos advogados de defesa, por 3 votos a 1, o colegiado entendeu que o caso deve ser remetido para a Justiça Federal em Brasília.
16 de Aug / 2017 às 04h58
O homem já foi atacado e perseguido de todos os jeitos. Inúmeras vezes tentaram destruir o seu legado. Ele já foi até injustamente condenado por um juiz parcial e politicamente motivado. Nada disso, porém, parece ser capaz de afetar a relação de carinho e profunda identificação entre o ex-presidente Lula e o povo brasileiro. É o que mostra pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (04). Lula lidera as intenções de voto em todos os cenários para as eleições de 2018, inclusive no segundo turno, e é apontado por 55% dos brasileiros como o melhor presidente da história. Acordadinho gostei!
16 de Aug / 2017 às 05h16
Parabéns pelo texto. Viagem no tempo.
16 de Aug / 2017 às 05h17
pressão pela anulação do golpe parlamentar que destituiu Dilma Rousseff continua crescendo; o movimento que defende a anulação do impeachment se reuniu com parlamentares de diversos partidos na Câmara nesta terça e decidiu intensificar as ações; “Precisamos cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) uma posição, que eles levem a julgamento e digam se houve ou não houve crime de responsabilidade, digam se Eduardo Cunha comprou ou não votos e se estava ou não em condição de dirigir aquele processo”, afirma o deputado Paulo Teixeira, que organizou o encontro. Acordadinho a culpa eh de Temer e Cunha
16 de Aug / 2017 às 07h20
elogio pela lembrança, critico por uma coisa: faltou responder por que viraram ausentes... seria incapacidade empreendedora e empresarial? seriam herdeiros que pouco se lixavam pra história dos negócios das suas famílias e o papel deles na cidade? mas também ter visão romantica do passado não paga as contas nem gera emprego... juazeiro é uma cidade incapaz de preservar o passado, tá ai o cais destruido e inumeros casaroes historicos destruidos sem ninguem dizer ai e a prefeitura impedir. o comércio e serviços é um detalhe nesse processo.
16 de Aug / 2017 às 07h37
ACORDADINHO, VOCÊ NOS FEZ RELEMBRAR UM PASSADO MUITO BOM.....
16 de Aug / 2017 às 07h44
Bar Labarca, Bar Garoto
16 de Aug / 2017 às 07h56
Acho importante relembrar das grandes existências de nossa cidade. Quem são os culpados: Todos nós. Filhos desta querida Cidade, estão dormindo um sono profundo, talvez até mesmo sem sonharmos. Mas tenha certeza " Querida Cidade" ainda tem alguém que pensa muito em lhe repor grandes glorias que ficaram no passado.Estou trabalhando arduamente para reunir os filhos desta querida Cidade, para retomarmos ao progresso. Não aos forasteiros que tomam posse para gerenciar nossa Cidade sem saber nada do seu passado, vamos trabalharmos e sim, criarmos um modelo novo para nossa Cidade. Aguarde-nos
16 de Aug / 2017 às 09h50
Parabéns ACOrDADINHO, pelo Artigo. Saudade de uma época qua os anos não trás mais. Nas minhas idas para Salvador, em meu tempo de estudante, sempre passava no Bar Primavera, com alguns parentes e amigos de Juazeiro, para tomar algumas doses de pinga caribé, com limão, e tira-gosto de rins de bode. Há muitos anos que não existe mais enchente no Rio São Francisco, e que não se houve o som do apito saudoso do vapor Barão de Cotegipe, que faziam alguns chorar, com saudade de alguém, que se despedia para uma longa viagem, com destino ao Sudeste e Sul do Brasil.
16 de Aug / 2017 às 09h53
Parabéns ACORDADINHO, pelo Artigo. Saudade de uma época qua os anos não trás mais. Nas minhas idas para Salvador, em meu tempo de estudante, sempre passava no Bar Primavera, com alguns parentes e amigos de Juazeiro, para tomar algumas doses de pinga caribé, com limão, e tira-gosto de rins de bode. Há muitos anos que não existe mais enchente no Rio São Francisco, e que não se houve o som do apito saudoso do vapor Barão de Cotegipe, que fazia alguns chorarem, com saudade de alguém, que se despedia para uma longa viagem, com destino ao Sudeste e Sul do Brasil.
16 de Aug / 2017 às 10h11
Meu caro acord@dinho, você foi fundo nos nossos sentimentos de juazeirenses, despertou a fera que estava adormecida dentro de cada um de nós. Quando olhamos paratrás e vislumbramos o quanto perdemos, em prestígio e em comércio, observamos que nenhum ganho poderá ser comprado àquela perda. Parabens. Voce foi fundo em nossos sentimentos. E o pensamento de Augusto Cury como desfexo, é o máximo. Parabéns!!!
16 de Aug / 2017 às 10h24
É uma bela crônica. Do ponto de vista emotiva desperta boas lembranças. Todavia penso que existem realidades boas presentes. Essas realidades ausentes assim estão por motivos compreensíveis e justificados. Juazeiro poderia ser melhor? Claro, sempre da pra melhorar. Mas o saudosismo puramente não ajuda muito.
16 de Aug / 2017 às 13h46
Lágrimas sem fim! Acho que até eu estou ausente, diante de tantas perdas memoriais! Texto belíssimo, parabéns !
16 de Aug / 2017 às 14h05
E o cinema? Que era nossa diversão nos domingos para assistirmos Tarzan e Kong fu!!!
16 de Aug / 2017 às 14h14
E o cinema? Que era nossa diversão nos domingos para assistirmos Tarzan e Kong fu!,Lambe, lambe atrás do Edson...
16 de Aug / 2017 às 15h24
Quantas ausências, a cada uma dela vivenciada por mim, passou um filme na minha cabeça. Ah! Juazeiro dos meus sonhos não volta mais.
16 de Aug / 2017 às 15h25
Quantas ausências, a cada uma dela vivenciada por mim, passou um filme na minha cabeça. Ah! Juazeiro dos meus sonhos não volta mais.
16 de Aug / 2017 às 21h33
São João de verdade: - Ausente!