Um leitor do Blog Geraldo José no Maranhão informa sobre a crise hídrica que o Rio Tocantins está vivenciando, semelhante à crise do Rio São Francisco, em claro contraste à proposta do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) que por meio de projeto, já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, Projeto de Lei n° 6.569/13, compensaria o suprimento hídrico do Velho Chico, melhoraria o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentaria a disponibilidade aquática no semiárido e geraria energia a partir da queda d'água na divisa de Tocantins com a Bahia.
De acordo com a notícia enviada pelo leitor retirada do site “Imirante.com” a seca no Rio Tocantins está tão intensa que já afeta o abastecimento de água da cidade de Imperatriz no Maranhão. Confira:
A Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) comunica que devido ao baixo nível do Rio Tocantins, registrado no ponto de Captação, realizará manobras no sistema de distribuição da cidade de Imperatriz.
O objetivo é atender as áreas desabastecidas, o que ocasionará a redução em áreas com abastecimento regular. O horário, segundo da Caema, será das 7h às 19h, conforme segue:
- Áreas com tempo de abastecimento reduzido: Grande Bacuri, Centro e Nova Imperatriz.
- Áreas que terão reforço da oferta e água por medida de compensação: Santa Lúcia, Vila Fiquene, Airton Senna e adjacências.
“Olha aí o pessoal querendo fazer transfusão de um doente” complementou o leitor.
Da redação Foto site Folha do bico
9 comentários
12 de Aug / 2017 às 11h30
UE não fizeram a transposição com o velho Chico doente. Pau que da em Chico também da em Francisco
12 de Aug / 2017 às 11h47
Acredito que nesse momento, se os governantes de todos os estados que são abastecidos pelas águas do Rio São Francisco fizesse o essencial, que é preservar as matas ciliares, fazer o reflorestamento naquelas que já foram devastadas e realizar um projeto de limpeza em toda extensão do rio para evitar que as águas transborde no período de chuva, seria o suficiente, porque, ao chover o Rio estará preparado para receber a água. E também um dos fatores mais relevante da escassez do rio, é a irrigação desordenada, irregular, precisa pensar em outro projeto para diminuir essa demanda.
12 de Aug / 2017 às 12h00
Continuando o comentário anterior, por que é tão difícil realizar essas demandas? fazer uma transposição sai mais barato? E menos impactante? eu não entendo. Essa é minha humilde opinião. Sou uma ambientalista não extremista, que procuro cuidar do espaço em que vivo sustentavelmente. Espero que esse problema passe por pessoas que sejam especialista no assunto, e que não seja mais um, querendo resolver esse problema em beneficio próprio, pois, acredito que a transposição do rio São Francisco é exemplo do que falei anteriormente.
12 de Aug / 2017 às 12h32
Do Rio São Francisco não estava " doente " quando enventaram transposição né?
12 de Aug / 2017 às 13h42
Estão explorando demais o Rio. O canal que ligaram da barragem de sobradinho para o projeto senador Nilo Coelho jorra água de graça e desperdiçam. A mesma coisa aqui na Agrovale. Milhões de litros para irrigar cana a preços subsidiados pelo governo federal. Agora querem revitalizar com transposição de outro Rio. É para acabar com dos dois. O povo de Tocantins que abra os olhos.
12 de Aug / 2017 às 14h23
As pessoas falam em tristeza a respeito do Rio São Francisco. Não estamos vivênciando tristeza não. .É sim uma catástrofe ambiental. Nosso Rio a única riqueza que temos está secando, e mesmo assim levaram pra outro estado. Agora querem fazer o mesmo com outro Rio que tb não está em condições para isso. Qd esses governantes vão parar de imitar Deus,e realmente focar na gravíssima situação que estamos vivênciando.
12 de Aug / 2017 às 19h23
Lembro que quando estudei geografia no colégio , o rio São Francisco era o segundo maior Rio do Brasil em quilômetragem e volume de agua . Esses dias vi Gonzaga patriota dizer que o rio Tocantins tem um volume de água muito superior ao são francisco . Eu gostaria de saber se o colégio me mentiu , se Gonzaga patriota tá mentindo ou o rio sofreu essa destruição toda . Queria saber também onde Gonzaga patriota andava enquanto o rio São Francisco era destruído e ele dizia que tava sobrando água no rio pra fazer transposição
12 de Aug / 2017 às 23h01
Seria bem melhor, se construisse um conjunto de adutoras, de 1000 ou 1600 milímetros,depois de Santarém, em direção a divisa de Tocantins e Bahia no município de Luis Eduardo Magalhães com 1284 quilômetros de extensão com a capacidade de suprir de 1000 a 5000 metros cúbicos por segundo despejando no rio Sao Francisco, mesmo que fosse necessário construir mais 1400 quilômetros de adutoras ou canais de distribuição na divisa dos Estados de Piauí e Bahia, Bahia e Tocantins, Piauí e Pernambuco, o rio Tocantins esta muito deteriorado a muito tempo descobriu,que em 10 anos perdeu 30% de vazão!
13 de Aug / 2017 às 08h48
perfeito comentário! defender esse projeto maluco é ser egoista e não pensar que o tocantis também sofre e pode piorar. querer tirar sangue de doente pra salvar quem sempre teve a salvação negada é um erro! mas politicos são assim, aparecem com ideias salvadoras da patria pra ganhar votos sem considerar as consequencias e há quem compre essas ideias