O município baiano de Juazeiro, no norte do Estado – distante 510 quilômetros da capital -, deverá ganhar uma Região Metropolitana, com uma área de 68,6 mil quilômetros de extensão e uma população da ordem de 640 mil habitantes. Indicação nesse sentido foi apresentada ao governador Rui Costa, na tarde desta quinta-feira (3), pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD).
Se aprovada pelo Palácio de Ondina, a RMJ deverá ser formada pelos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Sobradinho, Campo Formoso, Jaguarari e Uauá.
Integrariam ainda a Região Metropolitana de Juazeiro as cidades de Macururé, Andorinha, Canudos e Umburanas, que compõem a chamada Área de Expansão Metropolitana, como sugere a minuta, anexo ao projeto para análise do governador do Estado, enviado pelo chefe do Legislativo baiano. Com o sinal verde do governador, o Projeto de Lei Complementar poderá ser encaminhado à Assembleia Legislativa pelo chefe do Poder Executivo.
Para o autor da proposição, a iniciativa será em benefício de uma região carente de infraestrutura e serviços públicos, mas que poderá alcançar um elevado grau de desenvolvimento socioeconômico. Na indicação, Angelo Coronel ressalta que a criação da Região Metropolitana de Juazeiro vai possibilitar "integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum", conforme estabelece o parágrafo 3º do artigo 25 da Constituição Federal.
Na justificativa, o presidente da ALBA recorre ainda a dispositivos da Lei Complementar Federal nº 14, de 8 de junho de 1973, especialmente em seus artigos 5º e 6º, que dispõem sobre "planejamento integrado do desenvolvimento econômico e social, uso do solo metropolitano, transporte e sistema viário, aproveitamento dos recursos hídricos e controle da poluição ambiental", entre outros.
Presidente Coronel alude ainda na indicação ao Governo da Bahia o artigo 6º da mesma lei complementar, onde estabelece que "Os municípios da região metropolitana, que participarem da execução do planejamento integrado e dos serviços comuns, terão preferência na obtenção de recursos federais e estaduais, inclusive sob a forma de financiamentos, bem como de garantias para empréstimos".
Presidente Coronel destaca ainda o potencial econômico da região Norte do Estado, notadamente dos municípios que integram o Território de Identidade Sertão do São Francisco. Ele lembra que Juazeiro, com seus cerca de 220 mil habitantes, em julho do ano passado foi apontada como a terceira cidade do Brasil que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2016, conforme dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego – Mte.
Presidente da Assembleia Legislativa observa, no entanto, que embora todo o seu potencial, a região Norte necessita de melhores condições para possibilitar o seu crescimento econômico, com vista à melhoria dos serviços essenciais, como saúde e educação, bem como para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. Coronel disse confiar na sensibilidade do governador para encaminhar a proposta ao Legislativo. "Como se trata de um excelente projeto para o desenvolvimento do Norte do Estado, a Alba vai aprovar tão logo o projeto chegue à Casa", acredita.
Ascom
8 comentários
04 de Aug / 2017 às 15h09
KKKKKK. juazeirinho A METROPOLE. KKKKKK VIVE A SOMBRA DA VERDADEIRA METROPOLE DO VALE, A CAPITAL PETROLINA.
04 de Aug / 2017 às 15h19
Já tem a RIDE, esse deputado acordou de um coma de 20 anos ?
04 de Aug / 2017 às 22h48
Iniciativa louvavel já não era sem tempo, parabens presidente.
04 de Aug / 2017 às 23h15
Algumas cidades estão 200km de distância de Juazeiro, Eu pensava que metrópoles fossem formadas por cidades vizinhas. O colega disse tudo, já existe a RIDE, que o polo de desenvolvimento Juazeiro Petrolina, que abrange todas as cidades circunvizinhas como Sobradinho, Curaçá, Lagoa Grande, Stª Mª da Boa Vista, entre outras.
05 de Aug / 2017 às 12h50
A proposta é a criação de uma região metropolitana e não de uma metrópole. Será que precisa desenhar para que alguns que comentaram entendam??? https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Região_metropolitana
05 de Aug / 2017 às 13h06
Muito boa a iniciativa do deputado, porque aqui na região todos os municípios produzem, e só quem leva a fama, é o município vizinho. Somos autos suficiente sim.
05 de Aug / 2017 às 15h07
Aí o pessoal da passagem do JUAZEIRO(Petrolina)vão ficar pra morrer de inveja.Discasca essa Cicin.
25 de Sep / 2017 às 17h54
Os bairristas do município mais próximo de Juazeiro vão querer se suicidar pulando da ponte, kkk. Só explicando para os ignorantes de plantão que metrópole e região metropolitana são coisas distintas. Além da região metropolitana de Salvador e da região metropolitana de Feira de Santana(que já existem) a Bahia terá a região metropolitana do Sul baiano, com sede em Itabuna e a região metropolitana de Juazeiro, com sede em Juazeiro, assim essas cidades ganharão mais investimentos.