No último sábado 29/07, aconteceu em Salvador o Congresso estadual da UBM-União Brasileira de Mulheres, como preparação para o congresso nacional, que acontecerá também em Salvador nos dias 04, 05 e 06 de agosto, tendo como tema “Em defesa da democracia! Nenhum direito a menos!” com as presenças de Jandira Feghali (Dep.Federal PCdoB-RJ), Alice Portugal (Dep.Federal PCdoB-BA), Luciana Santos (Dep.Federal PCdoB-PE e Presidenta nacional do PCdoB), Jô Morais (Dep.Federal PCdoB-MG), Julieta Palmeira (Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, PCdoB-BA), Olívia Santana, secretária estadual da SETRE-BA, PCdoB-BA), entre outros nomes que comporão a mesa de debates.
Teremos também o lançamento do Livro da escritora e UBMista Socorro Lacerda PCdoB-PE: "Vira-vira, Violeta!", Socorro é da nossa vizinha cidade Petrolina, atualmente está na secretaria de cultura do Estado de Pernambuco. No congresso estadual, Juazeiro teve sua representação com uma delegação de 15 Mulheres, numa composição de Comunistas, Sindicalistas, Mulheres de Associações, seguimento LGBT e Juventude, levando à capital baiana sua garra e determinação em defesa dos direitos das Mulheres. Destas, Juazeiro saiu com quatro representações como delegadas e dirigentes estaduais da UBM, são elas: Luiza Duarte, Luana Rodrigues, Mycaela Bezerra e Quitéria Lima.
Também tivemos como delegada D.Dalva, representando o seguimento de Mulheres do STR-Sindicato das/dos Trabalhadoras/es Rurais de Juazeiro. O PCdoB, à frente desta composição, entendeu que as Mulheres dos mais variados segmentos deveriam estar nesse momento de construção, reforçando e pautando as questões referentes às lutas das Mulheres, neste sentido, a direção municipal do PCdoB viabilizou a presença dessa representativa delegação feminina ao congresso estadual, pois compreende ser, esta, frente de luta muito importante para fazer avançar rumo à uma sociedade mais justa e igualitária.
O PCdoB realizará seu 14° congresso neste ano de 2017 e a partir de setembro inicia-se a etapa municipal em Juazeiro. Nessa construção, o debate sobre fortalecer as lutas das Mulheres está intimamente ligado ao fortalecimento direto do partido e suas bandeiras progressistas na construção de alternativas para toda a sociedade.
Queila Patricia, militante do PCdoB-Juazeiro e Membro da UBM
0 comentários