A professora municipal Quércia de Oliveira Cruz, lotada na comunidade de Angico, zona rural, enviou correspondência ao blog Geraldo José criticando fortemente a gestão da educação em Juazeiro, que de maneira desrespeitosa não atende os seus direitos. Confira:
Carta Pública à Sra. Secretária de Educação do Município de Juazeiro-BA
Senhora Secretária,
Sou servidora pública municipal, professora concursada, vinculada à Secretaria de Educação-SEDUC e lotada no interior, Angico, desde fevereiro de 2013. No dia 14 de fevereiro do corrente ano, mesmo dia no qual, em jornada pedagógica, a senhora prometia que o diálogo seria a tônica de sua gestão, dei entrada, no RH da SEDUC e através dos mecanismos exigidos pela administração, a uma solicitação de direitos.
Desde então, já contabilizamos mais de 5 meses, tenho, das mais diversas formas, tentado tomar ciência da decisão proferida. Assim, num primeiro momento, estabeleci contato direto com o setor para o qual minha solicitação havia sido encaminhada. Ao funcionalismo público se exige, entre outros, eficiência, eficácia, urbanidade e publicidade. Estas, contudo, não foram as características que encontrei na minha empreitada! Fui desrespeitada e desdenhada publicamente pelo funcionário que deveria dar andamento ao meu processo nesta repartição. Limitei-me, assim, a consultas no balcão, que sempre resultaram em respostas lacônicas.
A senhora, com um pequeno esforço, pode imaginar o quão desgastante é, para alguém que trabalha no interior do nosso município, que sai de casa às 6 horas da manhã e só retorna às 18:30h, retirar seu único dia de folga na semana para, inutilmente, buscar uma simples resposta.
É, Kafka já havia anunciado a inacessibilidade do Estado e suas instâncias. “Não é da nossa incumbência darmos-lhe explicações. Volte para o seu quarto e aguarde. O processo já está a correr, o senhor será informado de tudo na devida altura”.
Diante do desgaste e das frequentes crises de ansiedade que me acometem quando me imagino, mais uma vez, percorrendo as instâncias burocráticas da instituição a qual a senhora está à frente, instituí uma advogada para me representar. Pensei, pois, que os instrumentos que a ciência da advocacia ofertam, fossem suficientes para o acesso a uma, repito, simples resposta.
Enganei-me. Mesmo aparentando já haver um parecer, minha advogada não consegue ser atendida pelos funcionários da SEDUC. Há trabalho interno, há trabalho externo, há pingue e pongue sobre o local no qual a informação pode ser obtida e, aparentemente, como me disse o funcionário desta instituição há alguns meses, há uma porção de coisas “mais importantes” do que a minha solicitação para se dar andamento.
Desta forma, venho a público e, com a ajuda da imprensa, solicitar uma simples resposta e acesso a todos documentos.
Respeitosamente,
Quércia de Oliveira Cruz
Juazeiro-BA, 28 de julho de 2017.
Nota da SEDUC
A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) informa que está apurando os acontecimentos relatados na carta da professora municipal, Quércia de Oliveira Cruz, lotada na comunidade de Angico, e que tomará as devidas providências para que o caso seja resolvido o mais breve possível.
A SEDUC solicita que a funcionária compareça a secretaria na próxima segunda-feira (31), às 9h, para resolver a situação, e pede desculpa pelo ocorrido, pois essa conduta não traduz as diretrizes da secretaria, que tem como princípios, o respeito, a urbanidade e eficiência na política de atendimento.
A secretaria reitera que educação é prioridade dessa gestão e prega a política educacional corrente desde 2009, sendo esta escola um símbolo do compromisso, pois antes da reforma, ampliação e climatização funcionava em condições inadequadas.
Ascom Seduc
16 comentários
28 de Jul / 2017 às 14h42
PARABÉNS PROFESSORA! O seu grito é o grito de muitos juazeirenses insatisfeitos com esse "Império Comunista" q assumiu sem votos o município desde o senhor "ex-prefeito de 3° mandato". A senhora colocou honra no q disse e elucidar de vez o quão é notória o descaso desse desgoverno, q por passagem, nem é comunista, mas um Império Stalin/cubano, onde todos os cantos desde a prefeitura aos Conselhos Municipais são aparelhados! É por isso q quase ninguém participa de reuniões ou passeatas de comemorações! O povo ñ gosta deles! Parabéns e vitória do povo juazeirenses!
28 de Jul / 2017 às 15h11
CARA COLEGA DE TRABALHO DO MUNICIPIO VENHO AQUI TI DESEJAR MUITA BOA SORTE NESSA BATALHA POIS OS TRABALHADORES DA AREA DA SAÚDE ESTÃO NESSE SOFRIMENTO A MUITO TEMPO E FREQUENTE ESSE SOFRIMENTO NÃO SÓ PARA TER ALGUM DIREITO COMO PARA CONSEGUIR UMA SIMPLES FERIAS OU ALGUM GANHO REAL SÓ TEMOS A LAMENTAR ESSES FATOS TRISTE QUE AFINAL SÃO DIREITO DOS TRABALHADORES EM FIM QUE TODOS SAIBAM ESCOLHER BEM OS NOSSOS POLITICOS DE HOJE MUITA BOA SORTE E QUE JESUS TI ABENÇOE..........
28 de Jul / 2017 às 15h20
#2020PRECISASERDIFERENTE deixa de piada coxinha perdedor reprimido. Juazeiro cresceu nesses tempos diferentemente das desgraças que foram os governos de joseph e mizaé. Concordo com a professora. essa secretaria trata mal. jajá , o assessor vai te passar a perna. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
28 de Jul / 2017 às 15h26
Não é só no RH da Seduc esse tratamento desumano e cheio piadas também estar na no RH da saúde. Infelizmente todos ali contratados ficam querendo pisar nos concursados. E digo com certeza 90% não entende de nada ao qual foi indicado. É tantos diretores pra nada.
28 de Jul / 2017 às 16h24
Geraldo: É a pura verdade o que diz esta professora. Esta nova secretária, nem falar sabe, parece que tem duas línguas. O secretário anterior "Clésio" deixou saudades. Não fazia nada, não sabia de nada, mas deixava os outras trabalhar.
28 de Jul / 2017 às 16h39
Toda Gestão incompetente utiliza a arrogância pra desviar sua capacidade, não sei se o caso, mas a verdade é que falta sensibilidade e humanismos nas maiorias da Secretárias do nosso Município e Estado
28 de Jul / 2017 às 19h01
Na secretaria de educação tem um cara que antes era diretor, que é um verdadeiro... como ser humano, pois trata muito mau as pessoas e gosta de humilhar o próximo, mas para o bem do servidor ele saiu da função.
28 de Jul / 2017 às 19h10
Disse tudo professora, quanto tempo vamos ter que aguentar essa Secretaria com essa turma: A Secretária enfeitadinha é uma pra nada só no gabinete com outra secretária super antipática do lado; não fala com ninguém parece que está com o REI na barriga, quando passa por um já é com o cel no ouvido (parece que é pra ninguém dirigir a palavra a ela, telefone no ouvido de mentira) pode acreditar. As outras e Cia só incompetência. Cuidado viu PB. COMEÇOU VEM MAIS PODE AGUARDAR! TOME LOGO PROVIDÊNCIA É MANDE LUCINETE PARA PETROLINA. É LÁ O LUGAR DELA.
28 de Jul / 2017 às 19h15
Parece que é outra gestão, éramos mais bem tratados na gestão de Isaac. Mudaram os profissionais, criaram a secretária de gestão de pessoas. Mas o intuito parasse que é sacrificar e maltratar os servidores. Cadê Cícero Salles do Sinserp, cadê Telma do sintrab, e cadê Gilmar da aplb. Será que todos estiverem seu papel como sindicato???
28 de Jul / 2017 às 19h37
SEU LUNGA, UM PERDEDOR FRACASSADO É VC. RESPEITE A OPINIÃO DOS OUTROS E RESPEITE OS MAIS DE 60 MIL VOTOS Q A POPULAÇÃO DISSERAM PARA VCS! COLOQUE-SE NO SEU LUGAR.
28 de Jul / 2017 às 19h38
Não é só o setor pessoal não, começa da secretária mal educada, prepotente, arrogante. Na verdade o setor cumpre ordens da secretária e de D. ... elas são quem mandam. Nessa SEDUC o sofrimento é grande. 2018 COM QUE CARA!
28 de Jul / 2017 às 20h17
Kkkkkkkkkkkk não é de hoje que previ isso.Essa mulher chata demais, ela soa falsidade não é a toa que entre os professores ela é chamada de FALSIANE! KKKKKK
28 de Jul / 2017 às 20h22
Será que Paulo Bomfim está cego, ou está doido. Porque se ele convocar uma reunião com diretores e professores (sem a secretária ) ele vai ficar horrorizado do que vai ouvir. É eu tô doidinha para que isso aconteça. Caia fora LUCINETE seu tempo já deu....
28 de Jul / 2017 às 20h49
Seu Lunga... Adorei o seu comentário! Aplausos...
29 de Jul / 2017 às 05h15
Tem mimimi nessa história... A Professora Lucinete sempre foi uma servidora competente nos cargos que ocupou. Se alguém destratou Quércia vai responder pelos seus atos. Não é perfil da secretária proteger quem destrata servidor. Ademais, as viúvas de joseph e mizaé, ficam buscando uma futrica para arranhar o melhor serviço da Prefeitura.
29 de Jul / 2017 às 16h43
Precisamos rever realmente as vontades políticas Clésio o ex secretário não fazia nada mais também nao atrapalhava Mais esta secretaria e tudo que os professores nao precisam começando pelo desprezo aos servidores onde uma equipe e direcionada a maltratar. Super Salários estamos pagando para sermos castigados Aplb se posicione por favor