Uma redução ainda maior na vazão do rio São Francisco, que a partir do dia 30, deste mês de Julho deve chegar aos 550m³/s deve provocar muitos embaraços para a navegabilidade em Juazeiro e Petrolina, onde o transporte fluvial é muito usado. Em reunião realizada na última sexta-feira, entre representantes da Prefeitura de Petrolina e a Associação das Barquinhas, discutiu ações que devem ser implementadas para garantir a continuidade do transporte fluvial entre Juazeiro e Petrolina. Entre as ações está a remoção de areia e cascalho na margem petrolinense, dando maior profundidade para evitar os encalhes, que já estão acontecendo, com a vazão de 600m³/s atual.
Durante o final de semana as partes estão realizando estudos de viabilidade e uma nova reunião está marcada para esta segunda-feira (24). Na questão do turismo os impactos também devem ser grandes e algumas rotas correm riscos de serem interrompidas, a exemplo da travessias entre Juazeiro, Petrolina e a ilha do Rodeadouro, por exemplo. Nessa rota, bancos de areia e pedras já atrapalham a boa navegabilidade com os 600m³/s de hoje e devem complicar mais ainda a partir do dia 30, quando haverá nova redução.
Os passeios rotineiros, feito por grandes barcos no bi-polo Juazeiro e Petrolina, a exemplo do roteiro enoturistico Vapor do Vinho, já sofrem as consequências da vazão baixa e devem sofrer impactos ainda maiores com a nova redução. A baixa tem provocado muita apreensão também no setor agrícola e industrial, que vive dias de tensão com as medidas de contenção impostas pela ANA, para uso da água.Enquanto isso, o governo federal continua vendendo a transposição como a redenção do nordeste. A água, que já falta aqui, é promessa dada como certa nos estados receptores.
Da redação Blog Geraldo José/ Foto: Arquivo Youtube
6 comentários
23 de Jul / 2017 às 11h07
O FIM DE UM COXINHA; VOTOU EM UM TRAFICANTE E EM, UM PICOLÉ DE CHUCHU, VESTIU A CAMISA AMARELA DOS BANDIDOS DA CBF, APLAUDIU O PATO DOS LADROES DA FIESP, VIVIA OFENDENDO A PRE. DILMA AO DESFILAR SEU ÓDIO E SUA FALTA DE CARATER, AJUDOU A COLOCAR NO PODER UM ANTRO DE BANDIDOS E LADROES. AGORA NAO CONSEGUE MAIS SE PLHAR NO ESPELHO. E PRA PIORAR, ALEM DE NAO TER MAIS GRANA PRA BOTAR GASOLINA NO CARRO , PERDEU TODOS OS DIREITOS TRABALHISTAS E EM B REVE PERDERÁ O EMPREGO.. PÁRABENS IDIÓTA VCE MEWRECXE.
23 de Jul / 2017 às 12h19
Parece que estão esperando o rio morrer, para depois tentar ressuscita-lo.Porque não é feita a interligação com o Tocantins, porque transpor o que não tem?. Vivemos num verdadeiro hospício. Antonio Moog Souza
23 de Jul / 2017 às 14h18
Brs ignorantes com seus respectivos presidentes ignorantes, " AMBOS se reconhecem". Colocaram dois ignorante nesses útímos 16 anos, ambos com baixíssima formação profissional e com péssima formação escolar, essa soma em qualquer LUGAR do mundo da o desastre que ta dando, só os Brs. que descobriram mundo afora que GENTE do tipo de LULA e DILMA é capaz de revolucionar uma nação dessa. Essa situação que não começou agora só vai piora daqui pra frente, pois qdo ñ se tem planejamento de longo prazo da a merda que ta dando, perguntem a população de ISRAEL se eles estão passando por isso e la o cli
23 de Jul / 2017 às 14h50
O desempenho dos GENERAIS foi melhor do que desses delinguentes e medíocres conf 3 procur FEDERAIS, nos Govs militar construíram de Sobradinho a Itaipu, Incra, Projeto Rondon, Embrapa, Eletrobrás CHESF, BNEDS, IPEA, Ponte Rio Niterói, ITA dentre outras dezenas de universidades Federais, aqui pra o Norte do NE veio vários projetos de IRRIGAÇÃO já nos sistema de reforma agraria moderno sendo estes auto sustentável, tais como Curaçá, Mandacaru, Bebedouro, Maniçoba, S Nilo Coelho,Tourão. Obs. O mais grave disso, nenhum GENERAL morreu RICO seus familiares estão ai vivos pra provar minhas palavras.
23 de Jul / 2017 às 16h47
Eles querem se passar por desentendidos. Ainda querendo botar culpa no melhor governo que esse país já viu. Não aceitaram a derrota do candidato deles, Aécio Neves, e impuseram um golpe de Estado ao país. Agora, vem falar que a culpa é de Lula ou Dilma. Falam em votar em Bolsonaro ou a volta da ditadura militar. Se vocês respeitassem a democracia e não dessem o golpe de Estado, o Brasil estava passando por dificuldades, mas com lava a jato funcionando, corruptos sendo preso e dentro da legalidade. Mas agora, os corruptos tomarão conta da nação. Vocês estragaram o país.
23 de Jul / 2017 às 23h58
‘querendo botar culpa no melhor governo que esse país já viu’’. Se fala do Lula, é um PTista abestado. Veja o ‘carrinho’ de 3 milhões do pobrezito filho dele, Lulinha. Aliás, de aposentadoria e benesses, Lula leva dos brasileiros uns 60 mil reais mês. E abestados ficam querendo ele de novo. Deixem de ser otáriestas (otários e bestas)!