Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Agenor Souza participou na última semana da sétima reunião de andamento de atividades referentes à elaboração do Plano de Recursos Hídricos e da Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre que aconteceu no município de Morro do Chapéu.
O plano de ações foi apresentado e discutido pelos membros da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP), Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CTEAMS) e sociedade civil. Faz parte do plano a gestão e governança das águas, saneamento e qualidade da água, conservação ambiental, compatibilização das disponibilidades e demandas.
A plenária discutiu tanto o modelo de gestão das águas como o uso racional das atividades econômicas no Rio Salitre apresentado como um modelo de desenvolvimento territorial a favor da sustentabilidade e do respeito pelas identidades locais. A Prefeitura de Juazeiro e a de Jacobina foram as únicas presentes à reunião.
Para o secretário Agenor Souza a participação e discussão foi um compromisso firmado pelo prefeito Paulo Bomfim e o município está ativo nessas discussões. “Sabemos da importância do Rio Salitre e do Rio São Francisco para o salitreiro e também para a cultura e desenvolvimento econômico do Vale do São Francisco. Em breve a bacia do Rio Salitre terá um desenvolvimento com base no plano e nas leis do Estado da Bahia”, explicou.
Participação do Município nas discussões ambientais e de Bacia
O Poder Público Municipal concorreu em 2015 e foi eleito membro da Comissão Inter Institucional de Educação Ambiental da Bahia (CIEA-BA) que discute, propõe e delibera políticas públicas. Em 2016 foi eleito representante estadual do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre e, pela primeira vez a Prefeitura de Juazeiro foi eleita representante no Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, sinalizações que representam compromisso e envolvimento em políticas para preservação em quantidade e qualidade dos compromissos hídricos.
Ascom/ Juazeiro
0 comentários