Um empresário que mora no Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, adquiriu uma pedra rara gigante extraída no norte da Bahia. A canga de esmeraldas, conjunto de pedras brutas unidas, chama a atenção por possuir 60 cm de altura e pesa 137 kg. O minério agora pertence ao pernambucano e a um outro investidor de Curaçá, na Bahia. A pedra foi avaliada em aproximadamente R$500 milhões.
A pedra foi encontrada na Mina Caraíba, em Pindobaçu. Na região, essa é a terceira pedra desse porte. A segunda esmeralda foi localizada com 360 Kg, conhecida como “Esmeralda Bahia”, avaliada em 300 milhões de dólares. Enquanto que a primeira tinha 380 kg e foi avaliada em cerca de R$ 1 bilhão.
Ao G1, o empresário de Petrolina e um dos donos da esmeralda, que preferiu não se identificar, explicou que atua no setor de mineração e disponibiliza patrocínio financeiro aos mineradores e garimpeiros da região. Por esse motivo, ele teve preferência na aquisição do minério.
O empresário disse ainda que adquiriu a peça devido a sua raridade e o destino da esmeralda gigante será, a princípio, a comercialização no mercado externo. “ A esmeralda chama à atenção por se tratar de uma peça rara, uma das únicas do mundo com peso e tamanho semelhantes. Ela é uma verdadeira obra de arte esculpida pela natureza e com certeza será desejada por colecionadores, museus e universidades”, relatou.
Segundo o advogado dos donos do minério, José Cícero de Melo, já foram providenciados o certificado de origem e a nota fiscal de compra, assim como todos os trâmites junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Fisco, processo para demonstrar a regularidade e legalidade das transações.
Fonte G1 Petrolina (Foto: advogado José Cícero/ Arquivo pessoal.
7 comentários
11 de Jul / 2017 às 08h47
De novo, ta virando piada, todo dia encontram uma canga de esmeralda, fiquei sabendo que a anterior, e uma fralde, so pra atrair garimpeiros pra regiao, que se encontra sem exploracão, devido as ametistas de Sento-Se, por isso criaram era fantasia, a segunda nao valia, nem 100mil reais. POSSO ACREDITAR NESSA PIADA????
11 de Jul / 2017 às 08h50
FIQUEM ESPERTOS, MEU POVO ISSSO E FRALDE, PRA ESPECULACAO, E VENDA DE LOTES, NAS AREAS DE MINERIO, PENSEM NISSO, SO O QUE TEM NESSE PAIS É PICARETA, QUERENDO DE APOSSAR DO Q E SEU. ABRAM OS OLHOS, PRA COISAS, FACEIS DEMAIS, ISSO NAO EXISTE......
11 de Jul / 2017 às 09h12
Vou lhes contar uma ÍSTÓRIA de caçador: Era uma vez um LIBANÊS que achou uma pedra preciosa que vale milhões de reais e vendeu a amigos pra deleite deles, vou repetir, um LIBANÊS ( menino bom ) achou uma pedra preciosa e vendeu BARATO a amigos só por generosidade de um LIBANÊS, se é que existe Libanês generoso, guardem esse nome "LIBANÊS" generoso nasceu morto.
11 de Jul / 2017 às 09h44
oxe, então o tal empresário teve 500 MILHÕES pra dar na dita cuja?!?!?!? eitaaaaaa
11 de Jul / 2017 às 09h57
Kkkkk, claro, obvio que teria que vir para Petrolina. Kkkkk
11 de Jul / 2017 às 12h45
Eu? Comprar pedra cheia de lodo? Quero não...kkkkkkkkkkkkkkkj
12 de Jul / 2017 às 13h46
Um canga, e as esmeraldas incrustadas na canga. Pelo que se pode notar pela foto, as velas de esmeraldas incrustadas na canga não são de boa qualidade. Talvez não tenha valor nenhum. Já que se fossem de boa qualidade, eles já tinha desmontado essa canga há muito tempo.