O rastreamento do câncer de mama começa amanhã (11) em Casa Nova

Cerca de 2.100 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, do município de Casa Nova estão aptas a realizar mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama. Para isto, no período de 11 a 26 de julho, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estará presente no município, com a ação itinerante do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama.

Para serem atendidas, as candidatas à realização do exame devem levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e o comprovante de residência.  O exame é realizado em uma unidade móvel, que estará estacionada na Avenida da Agrotécnica (Praça Gilson Viana). O atendimento será feito das 7 às 18h.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Ascom