Amigo Geraldo soube que o Prefeito da nossa cidade em entrevista ao seu programa nesta quinta-feira (06), respondeu que o problema das muriçocas de Juazeiro se deve aos esgotos a céu aberto e à Empresa Agrovale com seu cultivo de cana. Gostaria de contestar esta versão da seguinte forma. Primeiro, desde pequeno que eu ouvia minha mãe relatando que quando vínhamos a Juazeiro a preocupação dela era com as muriçocas e o calor. Já se vão mais ou menos 55 anos, ou seja, naquela época já havia muriçocas e não o cultivo da cana. Segundo, de acordo com depoimento aí no seu programa do Professor Doutor em Entomologia da UNEB, Osmã Teles, as muriçocas da cana são de outra espécie, portanto, não são as mesmas que tanto perturbam a população juazeirense e seus visitantes. Terceiro, outra prova é que nos Residenciais Juazeiro I, II, e III, que estão vizinhos a área da Agrovale, não existe, segundo relatos de alguns moradores, nem sinal de muriçocas. As nossas são geradas nos esgotos e levadas pela predominância dos ventos de leste para áreas distantes.
Gostaria de contestar também, encaminhamentos que as pessoas no desespero causado por tantos mosquitos sugerem como solução: Primeiro a cobertura dos canais. Estes rios de esgotos não podem ser cobertos, pois alí são riachos que dão vazão a água da chuva e se houver fechamento acontecerá o que sempre vemos na Rua Oscar Ribeiro junto ao Estádio, que não suporta o volume de água e transborda causando inundação naquela área. Segundo, que não peçam carro fumacê, pois aquilo é veneno químico, que não mata muriçoca nenhuma e entra nos nossos pulmões podendo causar algum mal agora ou no futuro, e sendo assim, estão jogando dinheiro fora.
A solução está na canalização dos dejetos para a lagoa de tratamento no Bairro Tabuleiro, e enquanto isto não acontece, deverão ser feitas limpezas com mais freqüência destes canais e uso de cal virgem na água ou mesmo inseticidas biológicos já existentes no mercado.
Um Prefeito precisa entender de tudo um pouco e a impressão que tenho é de que o nosso Prefeito não está Tecnicamente Capacitado para dirigir nossa cidade. Tenho dito que Juazeiro caiu num buraco e lá ficará por 4 anos devido à conjuntura política, e também por não ter escolhido alguém como Prefeito com perfil de Urbanista. Nesta cidade de muitas propagandas, de calçamentos esburacados e quebra molas fora da Norma técnica, as obras são pequenas, andam devagar quase parando, mal feitas e sem nenhum zelo. Aliado a isso, não temos um Plano Diretor de crescimento a exemplo da nossa vizinha cidade que o tem e vigora desde 1957, além do "espírito do crescimento" dos filhos da terra.
Manoel Delmir Pereira dos Santos
18 comentários
08 de Jul / 2017 às 01h44
Qualé? Eu sei que vocês me adoram. Sou patrimônio histórico imaterial de Juazeiro.
08 de Jul / 2017 às 05h32
POIS É,DOIS GRANDES PROBLEMAS DE JUAZEIRO,AS MURIÇOCAS E AS VIAS PARA PEDESTRES,OU,AS NOSSAS CALÇADAS. FALO SOBRE AS MURIÇOCAS,CONCORDO COM DELMIR,COBRIR OS CANAIS,ALEM DE NÃO RESOLVER O PROBLEMA DAS MURIÇOCAS,AGRAVARÁ OS ALAGAMENTOS.VALE RESSALTAR,QUE INFELIZMENTE SOMOS ATACADOS POR VARIAS ESPECIES DE MURIÇOCAS O QUE POR CERTO EXIGIRA PESQUISAS PARA SE SABER QUAL E A MELHOR FORMA PARA COMBATE-LAS TENDO EM VISTA TEREM CRIADO RESISTÊNCIA AOS VENENOS QUIMICOS,O PROBLEMA NÃO ADMITE SOLUÇÕES PALIATIVAS,MAS,DEFINITIVAS, POIS A SITUAÇÃO É GRAVE, A RESPONSABILIDADE PELA SOLUÇÃO É NOSSOS GESTORES.
08 de Jul / 2017 às 05h59
È inadmissível que tenhamos de continuar à fazer denúncias sobre tudo que ocorre de ruim nesta cidade. Por onde diabos anda o fumacê, Prefeito?
08 de Jul / 2017 às 07h18
Piranga clama providências! Ninguém aguenta mais tanto descaso da Prefeitura, seja com a conclusão do canal aos fundos, onde essa praga se hospeda, ou com o fumacê à título de paliativo. Ninguém tolera mais tanto descaso, Prefeito, com a tempestade de muriçocas nesta cidade...
08 de Jul / 2017 às 07h45
O NOME QUE SE DÁ A TANTA MURIÇOCA QUE INFERNIZA A NOITE DO JUAZEIRENSE É F A L T A D E C O M P R O M I S S O COM O BEM ESTAR SOCIAL. VERGONHA POR SE TRATAR SOBRETUDO DE UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO COMO ESTA!...
08 de Jul / 2017 às 10h05
Kkkk. Minha pobra juazeirinho, vive a sombra de Petrolina.
08 de Jul / 2017 às 10h48
Acontece que, onde os "poderosos" moram, me refiro ao prefeito, seu assessores e secretariado, não há esse tipo de problema, pois vivem nos condomínios e residenciais de altíssimo luxo daqui da região... então por que eles deveriam se preocupar? Esperemos até o ano que vem para sermos atendidos pois é ano de eleição.
08 de Jul / 2017 às 11h05
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
08 de Jul / 2017 às 11h06
claro, quem governa e legisla na cidade tem casa de andar ou com ar condicionado ou mora longe dos focos, tão nem ai pra quem sofre com as malditas!
08 de Jul / 2017 às 15h21
Manoel você falou tudo.infelizmente não temos uma administração a altura ao porte de juazeiro.os juazeirenses por conta de alguns cargos ou sabe se la o que resolveram apostar na mesma administração dos últimos oito anos e deu no que deu.qualquer calçamento de rua ou pintura de meio fio e considerado uma obra e tome lhe foguetes.o saae hj arrecada muito dinheiro e as ruas todas tem esgoto a céu aberto.não sabemos pra quem apelar.acho que dó uma posição radical nao deixando os juazeirenses votarem pous dó votam errado!
08 de Jul / 2017 às 17h58
É muita cara de pau do garçom (prefeito) em convidar o governador pra pernoitar na capital mundial das muriçocas. E chocante o descaso e falta de compromisso dos nossos vereadores que só se preocupam em sair bem nos holofotes. O povo não suporta mais tanto descaso.
08 de Jul / 2017 às 18h00
É muita cara de pau do garçom (prefeito) em convidar o governador pra pernoitar na capital mundial das muriçocas. E chocante o descaso e falta de compromisso dos nossos vereadores que só se preocupam em sair bem nos holofotes. O povo não suporta mais tanto descaso. BELÍSSIMA MATÉRIA DO SR. MANOEL DELMIR
08 de Jul / 2017 às 21h26
Nada me tira da cabeça que a tal da moscamed tem algo a ver com isso, pois creio que nossa cidade serviu de cobaia para alguns experimentos e agora escapou do controle.
09 de Jul / 2017 às 07h04
Responda às vítimas dessas pragas tão bem cultivadas e proliferadas por cada gestor desta cidade à-toa, Prefeito!... Tenho 81 anos de idade e asseguro que nunca eu ví uma tempestade tão volumosa e duradoura de muriçocas nesta cidade. E o pior, em meio a ausência do município. FALTA AÇÃO SOCIAL, PREFEITO!
09 de Jul / 2017 às 09h05
Se falta competencia mínima para erradicar as muriçocas que a meses vem roubando as noites de quem habita nesta cidade, ficamos imaginando que solução o gestor terá para coibir àqueles que continuam violando a Lei do Silêncio; para dezenas de animais que vemos frequentemente soltos pela periferia e centro da cidade; para quem joga lixo e entulhos nas ruas; e enfim proporcionar um bem estar mais dígno á população!?
09 de Jul / 2017 às 09h19
JuazeIro (FOCO DE MURIÇOCAS)... Cadê o FUMACÊ, Prefeito Paulo Bonfim? Ou será que a Prefeitura tem algum convênio com as inseticidas? Ninguém merece isto!!!...
09 de Jul / 2017 às 18h24
Esse cara não respeita ninhuem. Sempre foi um demagogo. PC do B idem: uma marionete. Cadé a tal muriçoca transgenica da moscamed? Cadé o gogó que nunca comentou nada mais? Cade o Tiano do curral e o irpaa agroecologico da exportação? Todos caladinhos. Uma pena.
12 de Jul / 2017 às 11h37
Parabéns meu caro Manoel Delmir pelo excelente texto. Como sempre muito contundente e realista nas suas afirmações.