Quem mora nas cidades de Juazeiro, na Bahia ou em Petrolina, no Pernambuco e está acostumado com os termômetros acima dos 30° C, é bom se preparar e tirar aquele agasalho e o edredom que estão bem guardados no guarda-roupa. É que com a chegada do inverno, a situação mudou na região. Com as temperaturas mais baixas, as manhãs e noites estão mais frias. Petrolina, por exemplo, registrou o dia mais frio do ano.
Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (LabMet - Univasf), nesta terça-feira (3), a cidade de Petrolina chegou a registrar 18° C durante a madrugada. Na zona rural os termômetros baixaram mais ainda, ficando em torno dos 16° C. Para a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), foi o dia mais frio do ano na cidade pernambucana.
O meteorologista Mário de Miranda afirmou, em entrevista a TV Grande Rio, que a depender da intensidade do vento, a sensação pode ser ainda menor. “A sensação de calor é muito menor. Por exemplo, se a temperatura deu 18° C nessa madrugada na cidade e cerca de 16° na área do campo, essa temperatura pode ter chegado a 15° C na cidade e 13° C no campo, em função desse impacto que o vento causa no abaixamento da temperatura”.
Ainda segundo a Apac, os dias devem continuar assim até o inicio de agosto. O site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) informa que nos próximos dias, para ambas as cidades, os termômetros devem oscilar entre 19° e 29° C. Para esse tempo frio, o Portal Zap indica: esteja bem agasalhado à noite e pelas manhãs, prinicipalmente, e invista em vitamina C para evitar gripe e refriado.
Portal Zap
2 comentários
05 de Jul / 2017 às 12h59
Tomara que o frio congele a língua de um traste que se diz legítima.
05 de Jul / 2017 às 18h56
Lagarto não toma banho no frio. Farol de Notícias - Gilberto Carvalho Moura— 27 de julho de 2015 "Vai trabalhar parasita!". Kkkkk