Não existe nenhuma festa perfeita, principalmente numa dimensão como o São João de Petrolina, que nesse ano teve como lema ser O MAIOR SÃO JOÃO DO BRASIL!
Mas é assim que se cresce: colocando como meta ser Grande. Foi assim no passado distante quando sua Catedral foi construída e a cidade não passava de três mil habitantes, e alguém, sábio e visionário, já naquela época profetizou: “aqui, ao redor desse Templo, tudo se fará grande”. Foi assim, quando um grupo de pessoas inconformadas tomou para si a responsabilidade de mudar o destino de uma simples “Passagem” para fazer daquele vilarejo uma das cidades mais pujantes, falada e admirada mundo afora... E, pelo jeito, foi assim com a festa de São João que esse ano cresceu de uma forma ascendente e superou as expectativas...
O São João de Petrolina 2017 foi diferente e arrojado! Começou inicialmente, por alguns Bairros populosos da cidade a partir do final de Maio, e teve seu ponto alto de 16 a 24 de Junho.
A solidariedade se fez presente com arrecadações para as vítimas das enchentes de uma cidade coirmã do interior de Pernambuco, trabalho social com os trabalhadores, que merece nossa positiva observação, pesquisa socioeconômica com o público, entre outras tantas atividades desenvolvidas no Pátio da animação, bem como a arquitetura e formato da área não pode ser esquecido pela forma bem pensada através das Secretarias envolvidas em prol do sucesso do evento... Sem esquecer o clima de PAZ das pessoas que “acenderam a fogueira no seu coração”, e do trabalho preventivo e tático das forças responsáveis pela mobilidade e segurança...
Mas, teve algo mais, que fez a diferença: nesse período junino visitaram a cidade simplesmente o Presidente da República em exercício, Ministros de Estado, um deles filho da terra, Prefeito, Vice-Prefeito, e Presidente da Câmara de Vereadores da Capital baiana, Presidente de estatal, Governador e Secretários de Estado, que, diga-se de passagem, estiveram inclusive no Gabinete do Prefeito, cuja foto circulou nas mídias sociais. Isso é força política? Muita...!!!
Ou seja, Petrolina que pensa grande desde menina, não só fez um Grande São João, como criou clima político e administrativo através de uma agenda de trabalho invejável durante esses dias juninos que, certamente, irá beneficiar grande parcela da população, onde dentre outros Projetos foi assinada a Ordem de Serviço para implantação do CENTRO DE REFERENCIA DE ENERGIA DE PETROLINA, cujo investimento será da ordem de 210 milhões de reais, e vai “transformar a cidade em referencia mundial na geração de energia limpa”. Teve festa? Sim... Teve retorno? Muitíssimo!!!
Voltando à alegria e à superestrutura da festa, sabemos que alguns pontos serão revistos no próximo ano, pois, como disse no início, festa é assim mesmo, tem sempre algo a ser observado, mas sei que perfeccionista e diligente como ele é, o seu jovem Prefeito, em 2018 vai fazer muito mais...
Mas, antes de finalizar quero deixar um tributo à Secretária de Turismo e toda a sua equipe de valentes e guerreiros, pela garra e dedicação em realizar um super evento em tão curto espaço de tempo... Todos de Parabéns!
O São João de Petrolina 2017 nos convenceu de que PPP tem vários significados, sendo que um deles é POVO, PARCEIROS e PODER tudo junto e misturado com um só objetivo: ser maior e melhor, a ilustração acima que o diga!
Dica de vida: “Precisamos pensar grande e sonhar ainda maior”.
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
3 comentários
03 de Jul / 2017 às 23h15
Com a leitura dessa sua crônica, chego à conclusão, caro acord@dinho, de que você não é somente “apaixonado por Juazeiro”, como afirma, mas reserva no seu íntimo, também, um notável apego por essa bela cidade de Petrolina, admirada por muitos, organizada, bem cuidada, e que se moderniza permanentemente. Não tenho dúvidas de que o São João de Petrolina deve ter representado tudo isso que você ressalta com muita propriedade, inclusive associando aos festejos um sentimento de solidariedade por outra cidade coirmã vitimada pelas enchentes, detalhe impensável em muitas outras cidades pelo Brasil!
04 de Jul / 2017 às 10h01
Belo texto ,sábias palavras,falou tudo....pena que Juazeiro desprezou o São João,tirou os festejos do calendário,dizem que fizeram um acordo com a vizinha cidade,o que acho um erro.Devíamos sim ter nosso São João,pois nossa cidade é festeira e sempre festejou as tradições juninas,então porque tirar uma festa tão bonita do calendário? vamos lutar por isso pois nem só de carnaval vive a cidade,temos que festejar também o São João, pois Juazeiro também tem tradição e creio que a população agradeceria.
04 de Jul / 2017 às 11h51
Vê-se que o autor do texto, aceitou o ladrão e golpista Temer como governo. E acha grande vantagem receber essa gente. Que registre-se, para que não se negue no futuro. Democracia e direitos é feita por fortes, que não se dobram.