O texto postado neste Blog intitulado “ANTÔNIO, JOÃO E PEDRO AGORA SÃO LUAN, GUSTAVO E SAFADÃO” de autoria do jornalista e historiador Gervásio Lima, motivou o comentário do professor Sandro Batista, admirador do “forró pé de serra” e da obra de Luiz Gonzaga em uma mensagem a um amigo também apreciador da cultura popular nordestina. Diz o professor: “Toda festa popular tem sua tradição. Imagine tocar Rock no Carnaval ou axé num festival de Rock? Agora mesmo vai rolar Vila Mix em Goiânia. Sabe quantos forrozeiros têm na programação? Nenhum. Cantor de axé? Também nenhum. Só tem sertanejo universitário e sofrência ou chifrência, como queiram. A única região que aceita toda e qualquer interferência em sua cultura é o Nordeste. No caso de Petrolina, o vídeo institucional da prefeitura enganou o povo, pois colocaram um trio pé de serra tradicional na propaganda, enquanto que a realidade da grade de atrações foi bem outra. O mesmo ocorreu em Caruaru e Campina Grande. As três disputam que faz o melhor festival sertanejo. Se eu fosse ao Capim hoje, caso encontrasse com o prefeito iria falar tudo isso pra ele. Mas como o dinheiro fala mais alto e contratar cantores juninos tradicionais não rende dividendos na PRODUTORA que intermedeia os shows, aí não interessa” declarou o professor. E acrescentou “É para mostrar a minha indignação com a morte lenta e anunciada do nosso São João tradicional” concluiu.
TEXTO DO BLOG MOTIVA PROFESSOR A SE MANIFESTAR: DEVOLVAM MEU SÃO JOÃO!
Notícias Relacionadas
Tiroteio em Sobradinho deixa ao menos dois mortos
22 de Nov / 2024
Consórcio da Saúde de Juazeiro elege novo Presidente
22 de Nov / 2024
Comentar Agora
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
3 comentários
02 de Jul / 2017 às 20h13
uai, caro comentarista, mas não é o que povo quer e gosta?!? veja se não LOTOU o parque de eventos com as atrações mencionadas....ai se o prefeito bota artista genuino e pé de serra no lugar dos artistas da globo e o povo reclama ou não vota mais!
03 de Jul / 2017 às 08h40
Caro professor, o senhor chegou a ver a programação do VILA MIX? Acompanhei o festival pela TV e vi nomes como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Aviões do Forró, Alok (DJ), Demi Lovato e Maluma (atrações internacionais), nenhuma destas atrações são sertanejo universitário e estavam lá. Estamos num novo momento, ou muda ou fica para trás....são necessários vários gêneros para que um evento se torne grandioso, os exemplos estão aí. Porém, acho justo que nos festejos juninos, existam palcos a parte, dentro das grandes festas, com o tradicional forró.
03 de Jul / 2017 às 11h20
Penso que as cidades que ousarem a manter e preservar o São João tradicional com Forró Pé de Serra, terão foco e serão bem frequentadas sim! Fica aí a opção pelo "São João do Paraguai" ou pelo Legítimo. Passa a ser uma decisão pessoal e inteligente, uma vez que se trata de uma FESTA centenária, cultural e legitimamente NORDESTINA com muito orgulho. "Quero meu São João de volta"!