Os quintais das famílias que moram nas Vilas Produtivas Rurais do Projeto São Francisco, aos poucos, estão mudando a paisagem local. Desde as últimas chuvas na região, os moradores de seis vilas, localizadas entre o Ceará e a Paraíba, já conseguem colher uma diversidade de frutas, verduras, legumes e hortaliças. É o caso do agricultor Francisco José, morador da Vila Cacaré, na Paraíba, que comemora a primeira colheita de feijão para a família. "Eu tô muito contente né, porque ninguém tinha essas terras pra plantar assim, e agora eu tenho esse terreno, tirei feijão pro ano. Tô muito feliz!”
200 famílias vivem nas vilas produtivas de São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba, e Penaforte, no Ceará, e plantam arroz, milho, amendoim, abóbora, banana e feijão. Além do próprio consumo, o plantio aquece a economia local. A dona de casa Cícera Gonçalves de Souza, também da Vila Cacaré, está feliz por colher as primeiras espigas de milho. Cícera Gonçalves de Souza, dona de casa, expressou “Só alegria, mais nada, porque agradeço muito porque a vida hoje mudou 100%, graças a Deus”.
Os moradores dos conjuntos habitacionais contam ainda com capacitações promovidas pelas equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional em temas como agroecologia, sustentabilidade e utilização de agrotóxicos. O Projeto São Francisco construiu 18 Vilas Produtivas Rurais ao longo dos canais do empreendimento, que reassentam mais de 800 famílias que moravam na faixa de implantação da obra em Pernambuco, Ceará e Paraíba. Cada propriedade conta com 5 hectares para produção, rede de água, esgoto e energia elétrica, além de posto de saúde, escola, espaço de lazer e comércio.
Fonte: MI
0 comentários