O Deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez um apelo, nesta quinta-feira (22/06), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), contra a possibilidade do Governo Federal criar uma parceria público-privada (PPP) nas obras da transposição do Rio São Francisco. Descontente com esta iniciativa, o parlamentar deseja a realização de um debate com todos os agentes envolvidos no assunto, na Casa Joaquim Nabuco. Durante o pronunciamento, ele pediu o apoio de outros parlamentares, em especial, ao deputado Odacy Amorim (PT) que é coordenador da Frente Parlamentar do Rio São Francisco.
"Não é possível que uma decisão com um impacto social tão forte seja discutida nos gabinetes de Brasília com o executivo, o mercado financeiro, os empresários e o BNDES. Não aceitamos isso. É necessário ouvir os pequenos produtores rurais que passaram a vida toda sofrendo. Com a conclusão da obra, não podemos frustrar o sonho desse povo - de poder irrigar, plantar e dar sustento a criação – de viver com dignidade", ressaltou.
"Se a PPP foi instalada, os grandes empresários vão comprar todas as terras, vão fazer grandes plantios e o povo da gente vai virar empregado. Se hoje existe pobreza, amanhã vai existir miséria. E vamos ter frustrada nossa expectativa de desenvolvimento social e econômico com equilíbrio", destacou Novaes. E acrescentou: O dinheiro das obras veio do dinheiro público e não do BNDES. Portanto é o povo que tem que ser beneficiado", concluiu.
Ascom Dep. Rodrigo Novaes Foto: Rinaldo Marques
2 comentários
23 de Jun / 2017 às 15h10
Dep. Rodrigo Novaes: o percurso navegável entre Pilão Arcado a Xique Xique, está encalhando até pequenas embarcações, com muitos bancos de areia. O leito do rio está entupido e seco, por falta de água, há muito tempo que não há enchente, é uma tristeza. O pequeno criatório de caprino e ovino não existe mais nas margens do rio, foi extinto, devido expansão de uma vegetação venenosa chamada canudo, que está até afetando o criatório de bovino, com vaca parindo bezerro morto, pelo motivo de ter comido essa vegetação, ainda tem gente do Governo que diz que canudo é mata ciliar.
23 de Jun / 2017 às 15h26
Essa transposição é inviável, caso não há revitalização no São Francisco, que há muito tempo não há mais enchente pela falta de chuva na cabeceira do rio, e em seus principais afluentes, e com as grandes empresas de irrigação retirando água do rio, cotidianamente sem nenhuma regra. Tem que haver interligação da bacia do Tocantins com o São Francisco, para regularizar o rio, se é que o Governo Federal pensa em manter essa transposição, do contrário, é inviável, é uma obra que mais tarde será conhecida como elefante branco.