A data de São João é um dos feriados que carece de Decreto Municipal. Como este ano de 2017, os feriados estabelecidos pelo Executivo Juazeirense foram para o Carnaval Antecipado, Sexta-Feira Santa, Aniversário da Cidade 15 de Julho e Festa da Padroeira da Cidade Nossa Senhora das Grotas em 08 de setembro, a Secretária do Sindilojas Regina Martins informou em e-mail ao Blog Geraldo José que conforme Convenção Coletiva 2017, dia 24 de junho (sábado), o comércio funcionará normalmente.
Conheça um pouco mais as comemorações do São João
O Dia de São João é comemorado em 24 de junho, data de nascimento de São João Batista. João Batista era um profeta, primo de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, João foi enviado por Deus para preparar o mundo para a chegada de Cristo. Quando sua mãe Isabel engravidou, ela e o marido Zacarias já haviam passado muito da idade de ter filhos.
Por causa do voto que fizera na adolescência de passar a vida a serviço de Deus, João não podia cortar o cabelo nem consumir bebida alcoólica. Vivia em uma gruta no deserto, vestia-se com peles de animais e se alimentava de plantas e frutas – os “gafanhotos” de que a Bíblia fala na verdade são árvores que produzem um fruto adocicado, também chamadas de figueiras-do Egito.
Ficou conhecido por dedicar sua vida a pregar a vinda do Messias, que estabeleceria na terra o Reino dos Céus, e batizar os judeus como forma de penitência e preparação. Ele dizia que batizava com água, mas logo viria Aquele que iria batizar com fogo e com o Espírito Santo.
Antes de iniciar sua vida pública, Jesus foi ao rio Jordão para ser batizado por João Batista. João disse que não era digno de batizar o Filho de Deus, mas Jesus o convenceu a fazê-lo.
Foi preso no ano 26, por ordem do Rei Herodes Antipas, acusado de liderar uma revolta popular, e decapitado a pedido da sobrinha do rei, Salomé. O motivo: João acusara a mãe da moça de adultério.
Festas juninas
As festas juninas surgiram na Idade Média para homenagear três santos populares lembrados durante o mês de junho: São João (dia 24), Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29). São importantes no Norte da Europa, em Portugal, Espanha, França, Ucrânia, Polônia, partes do Reino Unido, Austrália e outros países de tradição cristã.
Trazidas ao Brasil pelos colonizadores portugueses, tornaram-se parte do folclore nacional, especialmente no Nordeste, onde surgiram os costumes da roupa caipira e das comidas feitas com milho. As festas também são muito populares no interior de São Paulo, com pequenas adaptações culturais, como a animação por músicos sertanejos no lugar do forró nordestino.
Símbolos das festas juninas
Fogueira: é uma “cristianização” do costume pagão de acender uma fogueira no dia 25 de junho, em celebração ao Solstício de Verão.
Balões e fogos: tradição em Portugal, servem para “despertar” São João Batista. Os portugueses amarram papéis com pedidos nos balões, proibidos no Brasil devido ao alto risco de incêndio.
Mastro de São João: também vem de uma festa pagã onde se levantava o chamado “mastro de maio”. Hoje carrega uma bandeira com a imagem do santo e é carregado de simbolismo cristão.
Quadrilha: era uma dança de salão francesa, trazida ao Brasil pelos nobres do século XIX – que copiavam tudo o que fosse moda em Paris. Aqui, fundiu-se a ritmos locais e caiu no gosto da população rural.
Da redação Foto de arquivo do Blog
8 comentários
21 de Jun / 2017 às 21h15
nao sei pra que abri quem vai compra alguma coisa dia 24?o povo vai curti o sao joao a vespera dia 23 e indo para o dia 24 . nem uma cidade vai abri o comercio so juazeiro .
21 de Jun / 2017 às 22h53
Que palhaçada! Será igualzinho ao feriado de Corpus Christi, ao chegar no centro da cidade não havia NADA aberto.
22 de Jun / 2017 às 06h46
CDL sem comando na cidade.
22 de Jun / 2017 às 07h58
Olhem: Os fantasmas estão aparecendo; O grande Anísio Burgos - que nós sabemos quem é - ressurgiu. O lagarto da política, que queria vender o PMDB em Pilão Arcado também foi solto. Será que está usando a tornozeleira?
22 de Jun / 2017 às 09h58
A CDL funciona os sábados??? ah não é... e nos feriados??? muito menos. Funcionou dia 19/06, não, e vai funcionar dia 24/06??? também não. Agora querem fazer que nem no dia de Corpus Christi, forçar o comércio a abrir pra nada. A grande maioria das lojas não funcionou, graças ao bom senso dos empresários e espero que façam o mesmo com o dia 24. Mais uma vez digo, não pago taxa sindical de comércio nenhuma e aconselho a todos que pagam irem lá no sindicato e pedir o cancelamento também.
22 de Jun / 2017 às 10h35
gente cade os feriados?? o que esses sindicatos estão querendo fazer? acabar com os feriados? não respeitam um Corpus Christi não respeitam o São João que e tradição no nordeste.não respeitam o povo funcionario tbm e gente e tem familia sera que nós seres humunos não podemos passar um feriado com nossos familiares? duvido os sindicatos estarema bertos.. daqui a pouco vamos abrir no 7 e 8 de setembro e ate no natal... Melhorem vcs esta lhe dando com gente não com animais.
22 de Jun / 2017 às 17h55
é uma palhaçada mesmo, na quinta-feira , 15 de junho dia de Corpus Christi foi a mesma palhaçada, ai agente que precisa deixar o filho na creche pra trabalhar adivinha não funciona a creche pq era feriado, quem se lasca é o funcionário que trabalha no comercio que não vai ter feriado nem um no São João.
22 de Jun / 2017 às 18h02
irei no sindicato pedir o cancelamento de meu pagamento ao sindicato, pois se o sindicato que me lascar que seja vou parar de pagar, duvido que eles vá trabalhar no dia 24/06 e duvido que tenham trabalhado dia 15/06 tão achando que agente é palhaço.