“Foto de 1996. Meninos de rua tentando se aquecer nos respiradores de saída de ar quente do metrô de São Paulo”.
Quando vi essa imagem acima descrita tomei um sustão. Depois que li do que se tratava fiquei ainda mais chocado, mas essa é a mais pura realidade de quem vive à margem da sociedade, da vida e de tudo... Feliz é você que está lendo esse texto porque milhões estão procurando um pedaço de papel e um lápis para aprender a escrever e não encontram... Feliz somos nós que estamos do lado de cá, tendo, ainda que seja pouco, um bocado para nos alimentar, além de cobertores adequados à intensidade do frio!
Difícil entender as regras que a vida nos impõe, onde temos que passar por poucas e boas. Onde temos que assistir, impotentes, aos saqueadores dos trocados ganhos com o nosso suor, ou ainda, temos que passar por certas e incertas, muitas vezes sofrendo e comendo o pão seco e amassado, do dia anterior...
Essa é a vida de quem escolheu trilhar cegamente nos caminhos da honestidade e da verdade, assim tem sido a vida de quem faz a opção pelo caminho reto sem dá margem a ninguém apresentar absolutamente nada desabonador contra si... Ainda que seja um sofredor, consegue dormir o sono reparador dos justos!
Mas, se a vida é um aprendizado, não deixe passar as oportunidades de aprender. Aprender com os erros, aprender com os bons exemplos, aprender com quem tem algo de bom para nos ensinar. Elimine o mau-caratismo, dê lugar apenas àquilo que nos conduz para o alto e para cima... Nunca troque os bons conselhos pela ganância que aí vemos instalada, nunca se açode em meter a mão naquilo que não lhe pertence, nunca se deixe virar um sem-vergonha ou viver envergonhado como esses que estão aí em todas as páginas dos jornais daqui e do mundo inteiro...
Falar em vergonha, nesse quesito, precisa-se muito aprender, porque o país se tornou o centro de referencia da corrupção e malversação de tudo, parece até que aquele ex-jogador de futebol jogou uma praga ao fazer aquele comercial sugerindo levar “vantagem em tudo...” E, justiça seja feita, pelo seu caráter não combinou nem um pouco com aquela frase que depois o mesmo veio a se arrepender... Ou seja, ele aprendeu! Inclusive o Grande Cronista Agenor disso aqui já falou.
Mas, muitos tem feito a opção pelo mundo das facilidades vantajosas com o dinheiro público, sem dó nem piedade e sem qualquer escrúpulo, seja à luz do dia ou nas madrugadas da vida, em alguns casos sem mesmo respeitar até sua própria casa, palácio, ou pizzaria...
Voltando à chocante imagem desse texto, a gente pode entender melhor agora os Doutores da Lei, quando dizem que “a corrupção é perversa, pois tira recursos da saúde, da educação, e de outras tantas áreas essenciais e necessárias como ações de governo...” A cena que se vê é dolorosa por qualquer ângulo que seja analisada: HUMANO, DECÊNCIA, RESPEITO... Mas, como esperar algo tão significante da maioria desses que aí estão, que só sabem, todos os dias assaltar a Nação...!!! Ih, ainda deu até rima...
Dica de vida: “Se você não vê o seu valor, acabará sempre com alguém que também não vê.” Verdade!
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
3 comentários
19 de Jun / 2017 às 16h59
O CANDIDATO GANGSTER GLOBAL TRAFICANTE VAI SER PRESO E O IMPEACHEMENT QUE ELE, O PSDB E A GLOBOsta TRAMARAM VAI SER ANULADO. Acordadinho quem mandou tirar os corbertores foi o prefeito riquíssimo. Alias vocês coxinhas amigos de Aesiu ainda votaria nele de novo?? Todos traficantes e ladrões de Dilma tao indo presos?
19 de Jun / 2017 às 17h49
A foto é bem emblemática das dificuldades porque passa esse segmento social alijado das benesses do desenvolvimento da sociedade, e muito mais triste quando nele vemos as crianças abandonadas ao seu próprio destino...! Enquanto isso, bilhões são desviados no flagelo da propina, que enriquece a uns poucos e empobrece a tantos milhões que vivem na pobreza absoluta! Belo texto, Acord@dinho!
20 de Jun / 2017 às 09h07
A sensibilidade do cronista nos mostra um reflexo das consequência do desvio de verbas e da falta de interesse dos políticos pelas classes desfavorecidas. Enquanto moradores de rua se amontoam nas grandes cidades, aumentam as verbas para despesas de gabinete, assessores (do que????) e gastos públicos que não entendemos para que, como os aplicados em festas e viagens. Acord@dinho, faltam ao homens públicos (em letra minúscula) a obediência os preceitos definidos pelas três palavras básicas (em letras maiúsculas) que você listou. FOZ DO IGUAÇU.