A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realiza solenidade de lançamento do projeto de Pesquisa & Desenvolvimento “Planta Fotovoltaica de Petrolina”, com investimentos de R$ 54,3 milhões. O evento acontece no Senai de Petrolina, a partir das 9h, do próximo dia 21 (quarta-feira), com a presença do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, autoridades, pesquisadores e parceiros nessa iniciativa.
O objetivo é iniciar a construção de uma planta fotovoltaica para geração de energia elétrica com 3MW, sendo uma de 2,5MW, denominada de Planta Básica, e outra de 0,5MW, chamada de Tecnológica, onde serão realizadas pesquisas, tendo em vista Petrolina ser uma das cidades com maior potencial para aproveitamento da energia solar no País.
“Estamos iniciando projeto para construir uma usina fotovoltaica centralizada de alto rendimento e nosso objetivo vai além, Petrolina terá um Centro de Referência em Energia Solar, voltado ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, que estamos denominando de Cresp, esse é o propósito final do projeto”, afirma o presidente da Chesf, Sinval Gama.
O Cresp compreenderá a instalação de três estruturas de Pesquisa & Desenvolvimento, a primeira com ordem de serviço a ser assinada no próximo dia 21. A segunda planta com tecnologia heliotérmica de calha parabólica e uma terceira planta com tecnologia heliotérmica de torre central. As três etapas do projeto somam investimentos de mais de R$ 150 milhões.
Ascom Chesf Imagem de arquivo
2 comentários
18 de Jun / 2017 às 01h01
Parabéns Petrolina.o povo de Petrolina merece pois o gestor e da cidade.pernambucano .Juazeiro acreditou numa mentira e votou por pirraça numa fantasia,um forasteiro sem nenhum compromisso com Juazeiro.Juazeiro tem que ficar e na lama.nos que não votamos nestas farsas temos que amargar o atraso da cidade
18 de Jun / 2017 às 06h46
Essa é e sempre será a diferença dos políticos de Petrolina e de os de Juazeiro