Produtores rurais de Petrolina (PE) e região têm a garantia de oito mil toneladas de milho até o final deste ano. A informação foi destacada nesta quarta-feira (14), na Tribuna do Senado, pelo líder do PSB e vice-líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Conforme observou o senador, o grão – subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e vendido “em balcão” ao preço de R$ 35 (saca de 60 quilos) – representa alívio e esperança aos criadores do sertão, que enfrentam mais de seis anos de prolongada e rigorosa seca.
Na Tribuna, Fernando Bezerra também ressaltou a chegada, no dia 13, de 2,3 mil toneladas do milho subsidiado ao Polo da Conab no Porto de Petrolina. Ao registrar a presença do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki – que representou o ministro da Pasta, Blairo Maggi, na solenidade de entrega do grão aos petrolinenses – o senador também pontuou a presença do prefeito Miguel Coelho; do secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco, Nilton Mota; do prefeito de Salgueiro (PE), Clebel Cordeiro; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Francisco Paschoal (o “Chicô”). “Com mais de 30 mil filiados, o sindicato participou dessa luta de três anos para a retomada da ‘venda (de milho) em balcão’”, lembrou Bezerra Coelho.
MATADOURO – Ao fazer um balanço desta semana de trabalho, o senador registrou a recuperação do matadouro público-municipal de Petrolina graças a recursos de emenda orçamentária do deputado Fernando Filho (PSB-PE), atual ministro de Minas e Energia. “Era um reclamo”, afirmou. “O matadouro, que funcionava desde o final da década de 70, teve as atividades descontinuadas pela última gestão municipal, criando enormes dificuldades para a comercialização da carne nas feiras públicas e obrigando os mais de 180 marchantes da minha cidade de Petrolina a fazerem o abate em municípios vizinhos”, completou Fernando Bezerra. Segundo ele, as obras de recuperação, modernização e reativação do matadouro estarão concluídas em até oito meses.
TRANSPOSIÇÃO E BARRAGENS – O líder antecipou, ainda, nova audiência que ele terá com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para tratar do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. De acordo com o senador, é preciso solucionar pendências deixadas pela Construtora Mendes Júnior, responsável pelas obras deste Eixo, nas proximidades do município de Salgueiro. “Que levaram muitos pequenos empresários – fornecedores de refeição, materiais, equipamentos – a enfrentar sérias dificuldades financeiras por conta da dívida de fornecedores locais”, lamentou.
Durante o pronunciamento, o parlamentar voltou a fazer um apelo para a liberação do financiamento de R$ 600 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao estado de Pernambuco. Os recursos, já autorizados pela Secretaria do Tesouro Nacional, ligada ao Ministério da Fazenda, vão contribuir para a conclusão das quatro barragens de contenção inseridas no Sistema Integrado de Controle de Enchentes da Bacia do Una e cujas obras encontram-se em andamento: Igarapeba, Panelas 2, Gatos e Barra de Guabiraba.
Ascom/Senador Fernando Bezerra
1 comentário
16 de Jun / 2017 às 06h54
E os processo do senados? por onde andam?