O deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE), compareceu nesta terça-feira (13), em audiência pública proposta pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para debater sobre o funcionamento da Rede PEBA, que presta assistência à saúde nos Estados da Bahia e Pernambuco no Sertão do São Francisco.
O evento realizado no auditório do SESC em Petrolina, contou a presença do secretário da saúde de Pernambuco, Dr. José Iran Costa e também do secretário adjunto de saúde da Bahia, Cássio Garcia. A audiência que foi intermediada por promotores do Ministério Público de Pernambuco e Bahia, teve ainda a participação de representantes do colegiado de saúde de 60 municípios ligados à Rede.
A Promotora de Justiça da Cidadania – Curadoria da Saúde de Petrolina, Ana Rúbia Torres, ressaltou que o objetivo da audiência é enfrentar os desafios de implementação da Rede de Assistência Interestadual.
“O modelo como foi concebido era para funcionar, mas nós temos tido um déficit de atendimento em toda a regional da Bahia e a consequência é o Hospital de Traumas, o Dom Malan com uma superlotação e atendimento precário. Por que tanto os municípios não estão fazendo o dever de casa, que é investir na atenção básica, quanto os regionais do outro estado, não têm disponibilizado os recursos para que a atenção de média complexidade na regional de Juazeiro seja implementada”, concluiu Ana Rúbia.
O deputado Odacy Amorim, considera que esse encontro é muito importante para a população que abrange quase três milhões de habitantes entre os estados da Bahia e Pernambuco, que necessitam de atendimento na área de saúde.
“Como resultado dessa audiência conseguimos alguns compromissos, que o Governo da Bahia vai fortalecer o Hospital Regional, o aparelhamento nas urgências oftalmológicas que têm grande demanda nos dois estados, e o compromisso de novos encontros dos Colegiados de Saúde da Rede Pernambuco e Bahia, que já marcaram novas reuniões”.
O deputado Odacy Amorim é vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), ele está a frente de ações e projetos que visam melhorias no setor de saúde podendo dessa forma atender com eficiência às populações carentes.
Ascom
2 comentários
14 de Jun / 2017 às 17h57
A situação do sistema de atendimento em saúde da região do são francisco é séria e precária,o que demanda atenção especial e soluções urgentes dos governos de pe/ba e do governo federal.O fluxo de pacientes na rede peba,em algumas áreas,como ortopedia,neurologia,cirurgia vascular,está travado,dado á falta de profissionais e estrutura fisica dos serviços de saúde da região,que a despeito das necessidades crescentes,estão cada vez mais precários,pra não dizer em vias de sucateamento iminete.
15 de Jun / 2017 às 10h34
Apenas uma sugestão: mudem esse nome de PEBA para BAPE.