Empretec capacita empresários e potenciais empreendedores em Juazeiro

Diógenes Dias abriu um restaurante há um mês em Juazeiro e, mesmo com experiência no ramo de alimentação, o empresário sentiu a necessidade de buscar mais informações sobre gestão empresarial. Durante o Empretec, ele aprendeu que planejamento é o ponto crucial para o sucesso do negócio. A capacitação ocorreu entre os dias 5 e 10 de junho, no Rapport Hotel, em Juazeiro.

"Nós vemos muitos casos de empresas que se lançam no mercado e, após algum tempo, fecham as portas. Um dos grandes aprendizados do Empretec foi justamente destacar a importância do planejamento, como traçar metas e trabalhar para alcançar os objetivos. Uma empresa que começa de forma planejada tem mais chances de consolidar", afirmou.

O seminário Empretec foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é ministrado no Brasil pelo Sebrae. A capacitação estimula mudanças de comportamento e, sobretudo, a autoconfiança dos empreendedores. Durante 60 horas, os participantes são desafiados em vivências práticas, tendo como base características comportamentais, como persistência, persuasão, estabelecimento de metas, busca de oportunidades, riscos calculados. Em Juazeiro, o Empretec é ministrado há 20 anos e já contribuiu para a formação de mais de 500 empreendedores.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, a ferramenta possibilita crescimento pessoal e profissional, além de ampliar conceitos. "O Empretec fomenta características do comportamento empreendedor e provoca reflexões nos empresários, que, na maioria dos casos, são convertidas em mudanças nos processos de trabalho e melhoria de resultados na empresa. Após a capacitação, os empresários mudam totalmente a visão do que é empreender", destacou.

A participante Melissa Matos, proprietária de uma confeitaria em Juazeiro há dois anos. Ela destaca que o seminário é desafiante. "Em seis dias, o Empretec exigiu muita concentração, tomada de decisões, como enfrentar limitações e aprender a identificar novas oportunidades, evitar erros comuns e realizar negócios com mais planejamento e chances de sucesso. Saí com uma visão diferente do meu negócio e também de mercado", frisou.

Ascom/Sebrae-BA