Vitimado pela perda do filho em outubro do ano passado, o Vereador Domingos Alves Viana, (Domingão da Aliança-PRTB), tem levantado a voz repetidamente sobre os riscos que oferece o banho nas águas do São Francisco, principalmente na “prainha”, próximo à estação de captação de água do SAAE.
Transformado em ponto de encontro de jovens a “prainha” é uma alternativa de banho além da Ilha do Fogo, mas o repetido número de afogamentos na área e os questionamentos na Câmara, depois de mais dois incidentes com perdas de vida nesta última semana, levou os vereadores Alex Tanuri (PSL), Presidente da Câmara; Anastácio (PC do B), Gleidson Medrado (PSD), Fabinho (PRB), Domingão(PRTB) e Jean Gomes (PT) ; a Comandante da Guarda Municipal, Josilene Lins; o Comandante da Agência Fluvial, Capitão Tenente Silvio Miranda Pinto Junior; o Diretor da CSTT – Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte, Damião Medrado; o Comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Juazeiro, Tarcísio Ribeiro do Vale e o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Agenor Souza a discutirem formas de prevenir os acidentes.
Para o Presidente Alex Tanuri é “urgente uma ação conjunta de todos os órgãos que possam eliminar riscos aos banhistas e a iniciativa da Câmara de Vereadores de realizar esta reunião e tantas quantas forem necessárias, além de buscar recursos e pessoal, vem de encontro aos apelos da população que utiliza a orla do São Francisco para lazer e banho”.
Foi apresentado pelo Corpo de Bombeiros um plano de prevenção, a disponibilidade de equipamentos e barcos da Marinha. A CSTT, a Guarda Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente se integram às ações de prevenção.
“Nosso objetivo é eliminar ou reduzir os acidentes, que resultam em mortes, principalmente de jovens, por afogamento no rio” – acentua o Vereador Gleidson Medrado – “E esta reunião definiu ações e a presença dos órgãos responsáveis pela segurança no município”.
A reunião, realizada na manhã de quinta-feira (08/06), já rende frutos neste final de semana, com a presença de segurança e orientação aos banhistas. “Queremos garantir mais segurança e tranquilidade aos banhistas” – finaliza o vereador Jean Gomes.
Manoel Leão Ascom CMJ
3 comentários
10 de Jun / 2017 às 14h56
Oque mais fico surpreso é que em um encontro desse Deixam de fora Lourival Quirino e sua equipe pois ele é que resolve a maioria dos casos de afogamentos na cidade.Infelizmente isso é política.Nunca resolvem nada esses vereadores e cidade
11 de Jun / 2017 às 18h22
discutir uma coisa ilegal só em juazeiro mesmo, não existe fiscalização nem da postura muito menos da vigilância sanitária local desorganizado, iluminação precária, não sei nem se tem autorização para funcionamento. ai esses vereadores vão discutir o que é só interditar e elaborar um projeto o que a prefeitura faz de melhor e construir um local decente e humano, mais parece que o que a população de juazeiro merece é aquilo ali.
11 de Jun / 2017 às 20h21
Pois é. Esse é o governo com aparelhagem das políticas em pró de coitados que não sabem do papel que desempenha na sociedade, e isso por puro messianismo e ego de pobres misturados com politica de ascenção familiar e de cargos não efetivos. Assim como acontece no STF e Partidos com líderes corruptos, esses daí tb não sabe quem é o Sr. Quirino. Mas o povo sabe. E eles são daqueles politicos locais que se dizem apoiar somente situações de governo. Não tecem idéias de como o meio antrópico pode ser de grande valhia, assim como o voto consciente e não de cabresto.