Roberto Malvezzi (Gogó)
Tem uma série de golpes contra o povo, promovidos pelo Golpe de 2016, que a sociedade não vê claramente, mas que já impactam a vida das populações mais vulneráveis.
Os cortes na saúde já chegaram dentro dos hospitais. Com uma pessoa da família enferma, pudemos ver que faltava até gaze para fazer os curativos. Os profissionais pediam que as famílias comprassem os materiais necessários para os cuidados devidos.
Médicos de um hospital público nos diziam "in off" que não receberiam mais pacientes, já que não tinham condições sequer de atender os que já estavam sendo atendidos.
Houve corte nos programas fundamentais de "convivência com o Semiárido" aqui no sertão. Estão sendo complementadas construções de cisternas para beber e produzir apenas com o resto das verbas advindas dos governos anteriores. Uma vez encerrados esses contratos, não há perspectiva alguma de renovação. É bom lembrar que o que mudou a cara do sertão não foram as grandes obras, como a Transposição, mas a malha de pequenas obras hídricas que atendem as famílias onde elas moram. Numa seca de sete anos, esse é o presente do atual desgoverno.
O aumento de 20% na violência brasileira tem a ver com a lei do mais forte, do salve-se quem puder, da violência como parteira histórica dessa sociedade desigual, injusta e excludente que é o Brasil. Sem nenhuma novidade no ar, a maioria dos assassinados são jovens, negros e pobres.
A redução do poder dos salários – voltamos aos níveis de 2012 -, o desemprego de 14 milhões de brasileiros e a redução drástica nos investimentos públicos paralisaram não só a economia, mas o sonho de uma vida mais digna para milhões e milhões de brasileiros.
No campo o Golpe aumentou a violência, permitiu mudanças na legislação ambiental, trabalhista e na venda de terras brasileiras aos estrangeiros, parecendo ter aberto as portas dos infernos contra posseiros, quilombolas e indígenas. Primeiro se matava de um a um, agora cada chacina mata dez em média.
O que está em jogo no Brasil não é PSDB x PT, nem Dilma x Temer, nem outro clichê jornalístico que permeia o facebook ou outras redes sociais, mas 1% dos ricaços brasileiros contra 99% do povo. Essas reformas visíveis e invisíveis nos levam a uma sociedade primitiva e cada vez mais cruel. O que está em jogo é se queremos ser uma país civilizado ou se nos tornamos definitivamente o inferno de Dante.
10 comentários
08 de Jun / 2017 às 00h39
Essa dicotomia social comunista de ricos X pobres não engana mais ninguém. Quem "sustenta" ricos e pobres é a classe média, formada por pessoas que realmente trabalham, pagam impostos e geram renda. Os piolhos bolivarianos, do fórum de São Paulo, que são vocês, precisam da pobreza para sobreviver, para "fazer a cabeça" deles e controlar a todos. Se falta dinheiro, vão buscar com os corruPTos de Brasília, principalmente do PT, que fizeram obras milionárias em países comunistas, roubaram muito e deixaram o país desse jeito.
08 de Jun / 2017 às 03h25
PT, PMDB SE ALINHARAM NA CORRUPCÃO. ELES SABIAM E NÓS AGORA ESTAMOS SABENDO. MENOS ESTE AUTOR INDISCRENTE DO TEXTO. UM GRINGO QURENDO SER SAMARITANO DE ENGODO. O IRPAA DEVERIA SOLICITAR RECURSOS DO SEU PAIS QUE RECEBER DERIVADOS DO UMBÚ DOS CURRAIS DE UAUÁ. ENCARE A REALIDADE E NÃO SE ACOVARDE NA IGREJA. LULA, TEMER E AÉCIO SÃO MALES QUE DEVEM DEIXAR A VIDA PUBLICA. O QUE DIZ DO PT ALIADO A ISAAC. NADA PORQUE TEM RABOS PRESOS. PIOR PREFEITO DA CIDADE QUE INDICOU UM GARÇOM ALMOFADINHA E GRINGO DO IPIAÚ. QUE CALOU A BOCA DE TODOS INCLUSIVE OS VEREADORES. ELES AGORA DIZEMTB Q NÃO TEM R$
08 de Jun / 2017 às 03h28
100 % verdade. Cunha recebendo 500 mil de Mxeu Temerario Traidor por semana para ficar calado na prisão de Moru???? E o povo passando necessidade??? O blog e o Facebook mostra a verdade. A TV manipulação porque ta mamando alto ??? Quim e Maria do S da Ilegalidade e Gatinho Angora mamando em Brasília ???Obrigado ao blog pelo esclarecimento e a verdade aqui
08 de Jun / 2017 às 03h34
Todas pesquisas Lula ganha. Mas a elite que anda de helicóptero não quer deixar o povo escolher ??? Elite malvada mamando e desviando para o estrangeiro ?? Quim vc vai ver que Deus e Lula e o blog Geraldo Jose sao maiores que Satanás e a TV Globosta
08 de Jun / 2017 às 04h10
Coxas, babacas, os meigos e esclarecidos petralhas cansaram de alertá-los que se tratava de um trio de criminosos, mas vocês - imbecilmente, diga-se de passagem - não deram ouvidos, preferiram escutar à Globo, ao que o Bonner manipulava, não é mesmo? Olham no que deu, o ladrão Cunha no xilindró, os picaretas Temer e Aécio prestes a lhe fazer companhia e vocês, envergonhados e desempregados, ou seja, fodidos e mal pagos, né, trouxinhas?
08 de Jun / 2017 às 04h17
Brasília ta agora cheia de Ladrão. Gatinho Angora e o Careca contando dos pobres e dando para os bilionário dos EUA. Ainda tem trouxa que aceita. Volta Lula. Amo PT. Amo os trabalhadores. Amo os assalariados. Amo Luz para Todos. Amo Samu. Amo escolas. Amo a verdade. Amo blog. Amo Luiz Inácio. Amo 13. Amo farmácia dos pobres que o traira Michu Temi fechou.
08 de Jun / 2017 às 06h49
A civilização do Brasil não passa pelo comunismo, transformando o Estado Burguês em um Estado Operário. Ela começa na família, passa pela Justiça, para por corruptos na cadeia, e segue pela eleição de um presidente desatrelado de "sindicatos". Um governo Republicano.
08 de Jun / 2017 às 09h13
Meu amigo o Golpe foi dado em outubro de 2014, na eleição de Dilma, onde foi eleita na base da Mentira e da Propina. Outra coisa a Saúde falta financiamento de a muito tempo, ou quando o Lula era Presidente isso era diferente, e dos Catorze milhões de desempregados, os mais de treze foram da Dilma e a recessão é do Governo Dilma, quanto a violência é de total responsabilidade na Bahia do PT.
08 de Jun / 2017 às 09h41
Esperamos que esse pesadelo que estamos vivenciando possa ser passageiro. A justiça tem que prevalecer e a lei tem que punir com severidade e rigor os que aproveitam a confiança do povo para priorizar interesses individuais. A mesma lei que coloca marginais na cadeia tem que valer para aqueles políticos que desviam milhões do dinheiro público, pois é assim que temos que considerá-los; como marginais independentemente de quem seja o político. No entanto, as reformas têm que acontecer para o bem da nação, desde que não venha a reprimir direitos individuais e coletivos.
08 de Jun / 2017 às 18h36
Caro leitor, Importante considerar que toda essa dificuldade, nunca vista na história do país, com um sofrimento da população sem precedente é originário de uma política irresponsável do consumo pelo consumo, favorecendo aos grandes grupos empresariais em detrimento do povo que acreditou numa passagem de patamar social(classe média), puríssima ilusão, vendida pelos Petralhas. As reformas são necessárias e imperiosas para que possamos sair desse momento difícil. Dificuldade em saúde e investimento é uma realidade a anos. Avante Brasil com reformas incluindo a política.