Paulo Afonso sedia debates com povos e comunidades tradicionais

O município de Paulo Afonso, no Território de Identidade Itaparica, sediará nas próximas quinta (8) e sexta (9) a 19ª Reunião da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), instância vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi). O evento, que acontece no Hotel Belvedere, centro da cidade, é uma estratégia de interiorização dos debates e políticas públicas que envolvem os segmentos tradicionais da Bahia, diálogo com as populações locais e construção de ações conjuntas entre Governo do Estado e a sociedade civil.  

O evento será aberto nesta quinta (8), às 9 horas, pela secretária da Sepromi, Fabya Reis, que preside CESPCT. Estão previstos relatos de experiências, além de visitas a comunidades indígenas, de terreiros, de fundo e fecho de pasto, de municípios como Paulo Afonso, Abaré e Glória. Na pauta haverá, ainda, exposição das ações governamentais, rodas de diálogo e explanações sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e o contexto dos segmentos tradicionais no semiárido baiano.

Parceiros na região - Na articulação do encontro, no conjunto dos parceiros regionais, estão a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), estruturas vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); Núcleo de Estudos em Povos e Comunidades Tradicionais e Ações Socioambientais (Nectas) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Instituto Acção; e ONG Agendha (Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia).

Saiba mais sobre a CESPCT - A Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) é uma instância colegiada, de caráter deliberativo, com a finalidade de coordenar a elaboração e implementação da Política e do Plano Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia. O grupo é formado por 18 representantes da sociedade civil, dos seguintes segmentos: indígenas, ciganos, terreiros, marisqueiras e pescadores, fundos e fechos de pasto, geraizeiros, quilombolas e extrativistas, sendo composto também pelo poder público, em igual número.

Serviço:
O quê: 19ª Reunião da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT).

Quando: Quinta e sexta - 8 e 9 de junho de 2017 (Abertura será na quinta, às 9h).

Onde: Hotel Belvedere – Av. Apolônio Sales, 457, centro – Paulo Afonso/BA.

Ascom SEPROMI