"Eu não quero ir a uma festa (de São João) que não tenha forró", avisou Elba Ramalho. A cantora paraibana reclamou da presença excessiva de sertanejos nas agendas das festas juninas, antes de subir ao palco da noite de abertura do calendário oficial de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
"Não tenho nada contra os sertanejos. No céu cabem para todos as estrelas, ninguém atropela ninguém. Porém, eu não canto na Festa de Barreiros, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é dos sertanejos, e eles têm bem esta coisa: essa área é nossa", opinou a cantora.
"Falei com a Paraíba, reivindiquei, porque o São João de lá está muito mais comprometido que o São João daqui", completou a artista, que neste ano foi homenageada no desfile da escola de samba Tom Maior, em São Paulo. "Não ter o Biliu de Campina, não ter Alcymar Monteiro, eu reclamei bastante, cara, não ter os trios (de forró pé-de-serra). Quando chega o São João, se você não tem forró... ", finalizou.
O forrozeiro Flávio José foi outro que incorporou as críticas ao São João recheado de sertanejos em áudio distribuído nos grupos de whatsapp e colocou a festa do vizinho município de Jaguarari como referência negativa em relação a tradição forró autêntico. Flávio José pediu mais respeito á cultura popular nordestina.
Da redação
2 comentários
06 de Jun / 2017 às 14h52
Concordo com os artistas, não vejo nenhum forrozeiro nos eventos do Villa Mix, festas de peões, eventos no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. O São João, festa tradicional nordestina deveria ter no mínimo, 80% dos artistas cantores ou bandas de forró. Hoje o que vemos é um festival sertanejo em pleno São João, ninguém dança mais forró, ficam só se esguelando em frente ao palco.
07 de Jun / 2017 às 13h59
Parabéns Elba! Vc está certíssima.