O Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE/Juazeiro intensificou as ações voltadas à preservação do Meio Ambiente com atividades que começaram no domingo (4) na Ilha do Rodeadouro, onde foram colocadas lixeiras em todas as barracas e feito trabalho de conscientização com barraqueiros e visitantes do principal ponto turístico do município.
O barqueiro Antônio Laurindo aprovou a iniciativa e disse que são ações como essas que minimizam os efeitos dos problemas que afetam o Rio São Francisco. “Estamos vivenciando uma das piores crises e precisamos do apoio de todos para preservar nossa ilha e nossos costumes. Nos últimos dias observamos que já houve uma melhora na coleta do lixo que passou a ser feita diariamente. Agora vamos lutar também por água potável na ilha”, enfatizou.
“Nós fazemos a nossa parte orientando, conscientizando e limpando nossas barracas. Passamos a acreditar em dias melhores, agora com a coleta mais efetiva, estas lixeiras e a presença de vocês para lutar junto com todos nós”, destacou o barraqueiro Samuel Souza.
Outro que ficou bastante agradecido foi Márcio Santos. Segundo ele, o movimento na ilha vem diminuindo gradativamente e são necessárias ações de melhorias para manter o local sempre ativo. “Daqui tiramos o sustento das nossas famílias e precisamos manter o local sempre limpo e agradável para receber os visitantes. Precisamos de iniciativas como essa para melhorar ainda mais nossa ilha”, pontuou.
Freqüentador da ilha há muito tempo o comerciário Josemar Cavalcanti elogiou a ação. “São pequenas atitudes que se transformam em grandes exemplos. De parabéns vocês e todos aqueles que, assim como eu, amam esse paraíso”, simplificou.
Nesta segunda feira (05 – Dia Mundial do Meio Ambiente) as equipes do SAAE se uniram às demais secretarias do governo e entidades para festejar a data, conscientizando a população sobre os cuidados em defesa do meio ambiente. Nos semáforos, foram distribuídas mais de 4 mil sacolas para os motoristas colocarem lixo produzido nos veículos e panfletos educativos. “Agora não vou mais jogar lixo no chão. Esta sacolinha é uma mão na roda para depositar aquilo que jogaríamos fora. No final do dia é só depositar o lixo no lugar correto”, reconheceu Antônio Evangelista.
O diretor do SAAE, Joaquim Neto, parabenizou as equipes pelo empenho e reforçou o compromisso do prefeito Paulo Bonfim e de todos que fazem a autarquia, em manter a cidade cada vez mais limpa. “Estamos empenhados e trabalhando com muita responsabilidade para que possamos corresponder às expectativas dos juazeirenses e ter uma cidade cada vez mais agradável para morar. Cuidar do meio ambiente é dever de todos. Estamos dando apenas uma pequena contribuição, mas entendemos que cabe a cada um fazer a sua parte”, reforçou.
Durante toda a semana as equipes do Setor Social e Meio Ambiente do SAAE, continuarão realizando o trabalho de conscientização com palestras educativas em escolas e associações de moradores.
Antônio Pedro/Ascom SAAE
0 comentários