HU-Univasf participa do II Mutirão Nacional da Ebserh

O II Mutirão da Rede Ebserh acontecerá na próxima quarta-feira (31), a expectativa é que o evento realize mais de 8 mil procedimentos nos 39 hospitais universitários federais filiados à estatal, nas cinco regiões do Brasil. Durante o primeiro mutirão, ocorrido em 2016, o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) executou 21 cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade.

Este ano, além das cirurgias, o hospital oferecerá uma série de serviços como: aferição de pressão arterial e índices glicêmicos, educação nutricional, com foco na diabetes e hipertensão, cálculo de IMC, orientações sobre benefícios sociais e previdenciários dos usuários do SUS, entre outros.

O HU-Univasf conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina e de outros órgãos públicos na realização da ação.

As atividades acontecerão das 08h às 12h, na praça do Bambuzinho, no centro da cidade. Cerca de 50 voluntários, entre profissionais do hospital e estudantes da Univasf, UPE e FASJ, estão envolvidos no projeto

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Ascom