O prefeito de Itabuna, no sul baiano, Fernando Gomes (DEM), deve exonerar a esposa e um sobrinho caso não queira sofrer uma ação de improbidade administrativa. Essa é a posição da Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público e Moralidade Administrativa da cidade que vê nepotismo no caso. Segundo o Promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho Santana, Gomes descumpre ainda uma lei sancionada por ele mesmo [Fernando Gomes] que em 2007, que proibia a contratação de parentes para cargos na prefeitura [Lei Municipal número 2031/2007]. À época, um termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi feito entre o gestor e o então promotor Marcos Fahel. Ainda segundo o promotor, as duas pessoas nomeadas neste ano sequer tem qualificação técnica para os cargos, o que também desobedece uma recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF). “Nós ouvimos tanto o sobrinho como a esposa do prefeito e eles declararam que tem apenas o ensino médio, o que no nosso entendimento da Promotoria representa falta de qualificação para condução dos cargos”, disse o promotor ao Bahia Notícias. Segundo o promotor Inocêncio Santana, o prazo de cinco dias para o prefeito responder à notificação da Promotoria já foi encerrado. O próximo passo deve ser uma ação civil pública. “A notificação chegou às mãos do prefeito no dia 15 de maio e não houve até o momento um acolhimento por parte dele. A gente entende que não nos resta fazer senão uma ação civil pública”, afirma. O promotor pede também que os vencimentos pagos aos gestores também sejam devolvidos aos cofres da prefeitura.
BNPrefeito deve ser acionado por manter esposa e sobrinho na prefeitura
Notícias Relacionadas
Comentar Agora
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
2 comentários
25 de May / 2017 às 16h33
ISAAC EX-PREFEITO DE JUAZEIRO, MANTIA NAMORADA, IRMÃ, CUNHADOS, SOBRINHOS OS GATOS E OS CACHORROS. POR QUE A JUSTIÇA NÃO ACIONOU ELE TAMBÉM? Perguntar não ofender...
26 de May / 2017 às 13h04
Em TERRA arrasada é assim mesmo, só tem emprego pra meus filhos, esposa, amigos e prevalece a máxima, primeiro EU, segundo EU, terceiro EU, depois do primeiro sou EU, sobrou o que pra você coitado, só votar no dia da eleição. SOBRADIN, REMANSO, CASA NOVA, SANTO SÉ, JAGUARARI, CURAÇÁ se somar esses municípios todos não tem emprego se quer pra 100 pessoas uteis a não ser porta de Prefeituras, não tem se quer uma fabrica de papel higiênico de pirulito de peta de picolé de pastel e por ai vai.........é o resultado fiel do fracasso de uma família politica dominante que só enxerga o seu umbigo.