Gestores e coordenadores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram nessa terça-feira (23), da formação sobre ‘Gênero e Sexualidade na Escola’. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) e faz parte da programação da IV Edição do ‘Maio da Diversidade’, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDIS).
O Profº Emmanuel Victor Hugor, diretor do IFBA Juazeiro falou sobre a importância do educador repensar o seu papel enquanto agente de Educação. “O mais importante é derrubar barreiras, rever a nossa postura e entender que diversidade existe, e a escola é o lugar em que todos devem trabalhar juntos, sem excluir, ninguém é igual a ninguém, e todos têm o direito a educação de qualidade, é isso que temos que garantir. Não dá mais para fazermos uma Educação que traga consigo preconceitos na sua raiz”, ressaltou.
“Nós precisamos nos preparar mais para atender todos os alunos. A escola pode ajudar muito, inclusive junto às famílias, para que essas crianças e adolescentes sejam tratadas com respeito e dignidade, sem distinção”, avaliou a gestora da Escola de Tempo Integral, Ileane Imoto.
O professor e ator, Marcos Velasch afirmou que esse é um marco na Educação de Juazeiro. “Os temas diversidade e gênero sempre estiveram distante do debate em sala de aula, mas fiquei feliz quando a secretária afirmou que a Educação está aberta para esta discussão. Sabemos que é preciso preparar mais os professores, estabelecer um diálogo com as famílias e a comunidade. Acredito que estamos caminhando para uma sociedade mais tolerante, mais aberta para uma Educação mais inclusiva”, afirmou o professor.
A secretária da SEDUC, Lucinete Alves agradeceu e parabenizou o professor Emanuel e a equipe da Diversidade/SEDIS. “A formação teve como objetivo capacitar os nossos gestores e vamos ampliar essa formação também para nossos professores, para que sejam capazes de compreender os temas e lidar com a diversidade em sala de aula”, ressaltou Lucinete.
O presidente da Associação Sertão LGBT, Eduardo Rocha e Mycaella Bezerra, primeira aluna trans da Univasf e hoje servidora municipal, falaram um pouco sobre o preconceito que já enfrentaram, e também orientaram os educadores sobre a melhor maneira de agir quando eles perceberem que tem alunos trans nas suas escolas.
“Hoje a nossa ação do ‘Maio da Diversidade’ foi significativa, estamos em um momento diferente na Educação de Juazeiro”, disse a diretora de Diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues.
Também estavam presentes na formação, as superintendentes de Juventude, Poliane Amorim e a Pedagógica, Denise Farias, o presidente do Conselho de Direitos Humanos, Willams Soares, equipes da SEDUC e SEDIS.
Ascom/Juazeiro
0 comentários