De 22 a 25 de maio, os agentes de endemias do município de Juazeiro participam de uma atualização com o tema “Controle químico vetorial para os programas de chagas e leishmaniose”. O curso é realizado por meio de uma parceria entre o Núcleo Regional de Saúde Norte (NRS-Norte) e a Secretaria de Saúde de Juazeiro.
O facilitador do curso de educação permanente é o especialista em doenças endêmicas, José Silvério, que também é coordenador geral de endemias do Ceará. Ele destaca que a atualização dos profissionais é uma ferramenta necessária para o controle das doenças. “Voltamos a ver focos residuais em espécies que já haviam sido controladas. Estamos emponderando os agentes, para que eles possam levar isso a campo e melhorar a qualidade do trabalho no controle das enfermidades”, destaca.
O evento foi articulado pela coordenadora do Núcleo de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Núbia Barbosa. Segundo ela, foi observada uma necessidade de trabalhar esse tema com os agentes. “Tivemos capacitações sobre outras endemias, mas essas estavam um pouco esquecidas. O curso está nos dando um bom aproveitamento para que a gente possa desenvolver nossas atividades com mais perfeição”, afirma.
Para o agente de endemias, Cleidison Dias, o curso está sendo de grande valia para a equipe. “Algumas coisas mudaram desde o último treinamento que participamos. Estar atualizado é importante não só para a execução do nosso trabalho, como também para que a gente transmita a informação correta para a população”, diz.
6 comentários
23 de May / 2017 às 10h16
Agora o Núcleo Norte de Saúde tem comando produtivo. Parabéns ao Núcleo e a secretaria de saúde de Juazeiro.
23 de May / 2017 às 10h25
O Núcleo Norte de Saúde articula tudo, a prefeitura fsz uma matéria se apropriando. Cuidado Pedro Alcântara!
23 de May / 2017 às 12h02
Pq não convidaram todos os agentes de endemias? Todos tem q estar atualizados.. Pq essa seleção?
23 de May / 2017 às 12h55
SOU AGENTE DE ENDEMIAS E SÓ FIQUEI SABENDO DESSA ATUALIZAÇÃO ATRAVÉS DO BLOG, GOSTARIA DE SABER DA COORDENAÇÃO POR QUE ALGUNS AGENTE FORAM EXCLUÍDOS? NO CASA A MAIORIA. POR QUE A DESCRIMINAÇÃO? JÁ QUE TODOS SOMOS AGENTES E PROVEDORES DE SAÚDE.
23 de May / 2017 às 16h10
PERGUNTAR NÃO OFENDE ISSO AI FOI ONDE EM, POR QUE TRABALHO NESSA CIDADE E SOU FUNCIONARIO DO REFERIDO SETOR E NÃO VI ISSO NEM NA LUA IMAGINE PARA OS DEMAIS SERVIDORES NA MORAL TUDO CONTINUA COMO SEMPRE DIREITO PRA UNS E PRA OUTROS NÃO POR ISSO QUE SÃO TODOS DESUNIDOS COMO SEMPRE E VAI CONTINUAR??????????????
23 de May / 2017 às 16h15
OLHA MEU POVO NA VERDADE ESSE SETOR DE TRABALHO E TANTO CHEFE QUE OS DEMAIS COLEGAS QUE ESTÃO EM CAMPO RALANDO FICAM PERDIDOS VIU E UM QUERENDO TER MAIS MORAL QUE O OUTRO ESSA E A MAIS PURA VERDADE NO PAPEL TODOS SÃO AGENTES DE EDEMIAS MAS TEM UMA MEIA DÚZIA DE COLEGAS QUE FICAM ARTICULANDO PARA DAR RASTEIRA NOS DEMAIS SÓ TEMOS A LAMENTAR E PEDIR A JESUS MAIS PAZ A TODOS FIQUEM COM DEUS........