O deputado estadual Odacy Amorim (PT) esteve na última quinta (18), na cidade de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, e prestigiou a abertura da XII Caprishow - evento que reúne caprinovinocultores de todo o Brasil.
Na tenda cultural, instalada ao lado do pátio de eventos, o parlamentar integrou a mesa do seminário sobre o Berganês – um carneiro de grande porte, sem lã, com bom rendimento de carne, desenvolvido através do cruzamento das raças Santa Inês e Bergamácia. A raça que é uma patente do município de Dormentes está reconhecida pelo Ministério de Agricultura, e poderá ser credenciado em breve, como o ovino do Sertão pernambucano.
"Como membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nós vamos continuar a acompanhar e seremos porta voz do Berganês na Alepe e em todo o Estado, para agilizar o credenciamento da raça em todo território nacional", pontuou o parlamentar.
No segundo seminário organizado por criadores de ovinos da raça Berganês, os caprinovinocultores fundaram a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Berganês (ABCOB). Escolhido como presidente da referida Associação, Eduardo Macedo lembrou a importância do deputado Odacy Amorim, para fundação da nova Instituição.
"Quero agradecer ao deputado Odacy que promoveu uma audiência pública da Alepe aqui na cidade (Dormentes), que debateu a questão do registro do Berganês como a nova raça de Ovino em Pernambuco. Dizer que após aquela audiência deputado, nós demos sequência ao nosso projeto e hoje estamos aqui consolidando a nossa Associação, é uma a realização de um sonho, muito obrigado", agradeceu o presidente.
Em sua segunda edição, o seminário que reuniu criadores de ovinos do Berganês foi organizado pela prefeitura de Dormentes em parceria com o IF - Sertão – PE, UFRPE, Univasf, Banco do Nordeste, Banco do Brasil entre outras instituições.
Ascom Dep. Odacy Amorim
0 comentários