Agricultores do Projeto Senador Nilo Coelho e Bebedouro, em Petrolina, interior de Pernambuco, têm buscado aumentar a qualidade de produção e para isso procuraram assistência técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nesta sexta-feira (12), uma reunião na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entre o coordenador geral de produção do MAPA, Michel Ferraz, e a diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares do município (Sintraf), teve o objetivo de confirmar a visita de técnicos à zona rural da cidade e de apresentar outras demandas.
Uma das ações solicitada à pasta é a capacitação dos produtores da agricultura orgânica, com palestras e disponibilização de profissionais da área para visitar os lotes e fazer acompanhamentos. Segundo a presidente do Sintraf, Isália Damacena, os agricultores necessitam do apoio para, além de qualificar a produção, tornarem-se mais competitivos no mercado. "Petrolina tem grande potencial econômico para a agricultura familiar. Para tanto, precisamos que nossos agricultores tenham assistência técnica adequada e que os oriente sobre a plantação, a colheita e o combate às pragas", analisa.
Durante a reunião, Ferraz adiantou que na primeira semana de junho uma equipe de técnicos da Codevasf, que está na Paraíba, deve chegar ao município para atender a demanda dos produtores de orgânicos. "Será um suporte técnico para mitigar os problemas que eles [agricultores] têm identificado na produção". E continua. "Nosso objetivo inicial é a organização dos pequenos irrigadores, partindo da integração de seus produtos para a sua comercialização".
Reivindicação antiga
As visitas "in loco" aos lotes de produção serão realizadas por técnicos ligados à Codevaf, que é a responsável pela orientação, capacitação e acompanhamento dos agricultores. A assistência técnica é uma reivindicação antiga do Sintraf. No final do ano passado, durante visita ministerial, o titular do MAPA, Blairo Maggi, comprometeu-se em atender a demanda da categoria.
"Ele [Michel Ferraz] nos ouviu e está levando nossas necessidades à Brasília, esperamos que essa reunião possa trazer melhorias para o agricultor familiar de Petrolina", afirma o secretário de políticas agrícolas do Sintraf, Natalício Luíz, que também esteve no encontro.
Ascom Sintraf
0 comentários