As escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro iniciaram esta semana, as atividades do Programa Novo Mais Educação, que este ano vai beneficiar cerca de 11 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da sede e do interior do município.
A Escola Educandário João XXIII, no bairro Piranga, realizou a abertura do programa em clima de festa entre os alunos e toda a equipe, com animação de palhaços, brincadeiras e demonstração das atividades que serão desenvolvidas na escola durante o ano. A aluna Juliana Vitória estava animada para começar as aulas de Judô. "Gosto muito desse esporte, estava contando os dias para começar. Assim poderei treinar bastante para as competições que quero participar", contou a aluna do 3º ano.
A monitora e professora, Taiany Souza destacou a importância do programa que possibilita a inclusão de jovens em alguns esportes e modalidades artísticas. "O Novo Mais Educação oferece oportunidades, desperta nos alunos o interesse por determinada modalidade, e ainda descobre novos talentos. Nós temos alunos de karatê e judô do programa que foram campões em várias competições", evidenciou a monitora. O aluno Mateus Alan contou que devido ao programa e sua dedicação já conseguiu muitas medalhas. "Eu sou campeão baiano e brasileiro de karatê na minha categoria, isso me motiva para conseguir chegar às Olimpíadas, que é o meu sonho", ressaltou o aluno do 5º ano.
O novo formato do programa incluirá alunos com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática, além de ofertar atividades no campo das artes, cultura esporte e lazer. Este ano, as escolas de Juazeiro optaram pela carga horária de 15 horas, e terão de contemplar as duas disciplinas com quatro horas dedicadas a cada uma e oferecer outras três atividades. Essas últimas foram de livre escolha de cada unidade escolar, que estão inseridas no Sistema Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. Em Juazeiro, as unidades optaram por oficinas de iniciação musical/canto coral/banda, teatro/prática circense, dança, capoeira, judô, badminton, tênis de mesa, artesanato, desenho, futebol, futsal, atletismo e leitura.
Durante as atividades, os estudantes têm a jornada escolar ampliada em três horas diárias a mais, passando para sete horas diárias de jornada escolar, caracterizando educação em tempo integral. "O Novo Mais Educação possibilita mais inclusão social por meio de atividades que nem sempre estes jovens têm acesso nas suas comunidades. Além disso, oferece mais oportunidades de aprendizagem, criando maiores expectativas de continuidade escolar. Este ano estamos preparando vários eventos com os alunos do programa e vem muita novidade por ai", disse a superintendente de gestão da SEDUC, Renata Araújo, que juntamente com o coordenador do programa, Dennio Macedo visitaram o início das atividades em algumas escolas, esta semana.
Ascom/Juazeiro
5 comentários
11 de May / 2017 às 22h35
Será verdade q a Secretaria Municipal de Educação chorou rios de lágrimas kkkkk está com medo de sair é, já devia ter deixado o cargo pois não tem quem aguente essa bicha prepotente, nem diretor, professores secretários todos apavorados viu Paulo Bomfim, tome cuidado Lucinete está deixando todos loucos e vai pagar o pato é vc. Essa Renata quer dar uma de boa mas e super chata. Se ligue viu vai cair também. Lu seu choro só começou vai chorar mais, lembre qiantos vc já colocou pra chorar.
11 de May / 2017 às 22h46
Educação se aprende em casa. Na escola formamos cidadãos. Mas algumas vezes a alma da pessoa é ruim e isso vem de berço. Lembro de Pilão Arcado, onde um prefeito ... os cofres públicos. E hoje estão por aí... (reportagem Laranjas do Sertão, da Rede Record)
11 de May / 2017 às 23h15
... falsa! Aliás, nessa secretaria de educação, não sei quem não é!
12 de May / 2017 às 06h09
KD AS CASAS DO RESIDENCIAL DR HUMBERTO ? ELEIÇÕES CHEGANDO AGUARDEM O TROCO !
12 de May / 2017 às 10h30
Choraaassss Secretária kkkkkkkkk!