A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) vai aplicar nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro – SAEJ, em todas as escolas do município que trabalham com turmas de 1º a 9º ano. Cerca de 23 mil alunos, de 97 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino irão responder questões de Língua Portuguesa e Matemática.
De acordo com a secretária da SEDUC, Lucinete Alves, os resultados obtidos com a aplicação desse instrumento, agregam importantes informações para a elaboração e aprimoramento de políticas públicas, além de fornecer para as escolas um diagnóstico do desenvolvimento das habilidades dos alunos. "Este sistema, implantado pela SEDUC em 2009, oferece dados para uma análise ampla e precisa da Rede e fornece as informações necessárias para as intervenções e melhorias na qualidade do ensino, e também norteia a formação do professor e a criação de programas pedagógicos", ressaltou Lucinete.
Nesta terça-feira (09), a superintendência pedagógica da SEDUC, realizou uma formação para os profissionais que irão trabalhar na aplicação das provas. "Orientamos os coordenadores sobre o manual de aplicação, e anteriormente, solicitamos aos professores que mobilizassem os alunos, explicando o objetivo e a importância da participação de todos nessa avaliação, para que o resultado seja mais eficaz", disse a superintendente pedagógica, Denise Farias, que também destacou a importância do trabalho que está sendo realizado pelos gestores, coordenadores e professores para que o ambiente escolar seja preparado adequadamente, assegurando a tranquilidade dos alunos no momento da prova.
Na avaliação são mensuradas – além dos diagnósticos de escrita e produção de texto – a capacidade de interpretação do aluno, a evolução na aprendizagem dos descritores (conteúdos) e a habilidade dos estudantes ao estabelecer relações lógico-discursivas. Assim, além de retratar o desempenho do aluno ao longo da sua escolaridade e os eventuais pontos vulneráveis do sistema de ensino, o SAEJ busca, também, envolver docentes, gestores, coordenadores e pais ou responsáveis, através da divulgação do Boletim Pedagógico, onde cada escola encontra um retrato fiel do desempenho de seus alunos, e do Boletim Aluno, que mostra o desempenho individual de cada aluno em Língua Portuguesa e Matemática.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
0 comentários