As atividades serão realizadas nos municípios baianos de Juazeiro e Jeremoabo.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou, por meio da Gestão Ambiental da BR-235/BA, a programação do Movimento Maio Amarelo 2017. As atividades serão voltadas para a população que fica às margens da rodovia - que corta o norte do estado e está em fase de implantação e pavimentação. O objetivo é conscientizar a sociedade em relação ao número elevado de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito com a promoção de ações educativas, em busca da prevenção dos acidentes e redução de vítimas.
As atividades serão voltadas para a comunidade escolar, trabalhadores do empreendimento e motoristas. No município de Juazeiro, as atividades estão concentradas entre os dias 09 e 12 de maio. Já em Jeremoabo, as ações serão realizadas durante todo o mês. A programação oferece palestras em escolas, distribuição de informativos em postos de gasolina, Diálogo de Segurança e Saúde (DSS) com operários e motoristas de transporte escolar, além de eventos públicos nas comunidades que margeiam a rodovia.
“Para levar a mensagem do Maio Amarelo à população, iremos utilizar vídeos, brindes e ações educativas diferentes, a exemplo do cinema público. Todas as atividades com o intuito de mostrar a importância da consciência no trânsito. Queremos atingir desde crianças, que são quem vai determinar o futuro do nosso trânsito, quanto já motoristas mais experientes, que podem melhorar nossa realidade de forma mais instantânea”, explica Kirk Moreno, coordenador do Programa de Comunicação Social da BR-235/BA.
Movimento Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.
A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.
Os acidentes de trânsito no Brasil foram responsáveis em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis) por cerca de 43 mil mortes. Vale lembrar também que, em decorrência deles, um contingente extremamente superior passa a conviver com sequelas e invalidez permanente, por exemplo. Além disso, os custos com os acidentes de trânsito representam montante de R$ 56 bilhões que poderiam ser voltados a ações sociais.
Neste ano de 2017, o Maio Amarelo tem como tema “Minha escolha faz a diferença”, que visa alertar que no trânsito todos têm de estar muito atentos para a escolha certa, já que dados apontam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (imperícia, imprudência, entre outros).
Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA
0 comentários