A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu por meio de habeas corpus a imediata (concessão de liminar) suspensão do processo criminal em que ele é réu por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex - imóvel situado no Guarujá, litoral de São Paulo, que a Lava Jato diz pertencer a Lula, o que sempre foi negado por ele. A defesa alega que não dispõe de tempo suficiente para analisar o conteúdo de uma "supermídia" com 5,42 gigabytes com documentos que a Petrobras anexou aos autos - estima-se que o arquivo tenha 100 mil páginas.
O ex-presidente vai ser interrogado nesta quarta-feira, 10, pelo juiz federal Sérgio Moro. Na ação, ele é acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões em propinas da OAS que, em troca, teria fechado três contratos com a Petrobras, supostamente por ingerência de Lula.
O habeas que pede a imediata suspensão do processo criminal foi protocolado, segundo a defesa, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que tem jurisdição e competência para confirmar ou barrar medidas de Moro. Se a Corte federal acolher a liminar, o interrogatório de Lula terá de ser adiado.
A defesa quer que "seja concedido prazo razoável para a análise dos documentos, além da apresentação da íntegra da relação antes requerida e deferida pelo Juízo, com a eventual renovação dos atos processuais subsequentes que tenham sido prejudicados pela decisão ilegal"
Segundo os advogados de Lula - os criminalistas Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira -, os documentos da Petrobras foram solicitados desde 10 de outubro de 2016, mas "foram levados - em parte - ao processo somente nos dias 28 de abril e 2 de maio de 2017, por meio digital".
"A mídia apresentada perfaz 5,42 gigabytes e foi levada aos autos sem índice e de forma desorganizada. Há cerca de 5 mil documentos (técnicos, negociais e jurídicos) e são estimadas cerca de 100 mil páginas. É materialmente impossível a defesa analisar toda essa documentação até o próximo dia 10, quando haverá o interrogatório do ex-presidente e será aberto o prazo para requerimento de novas provas (Código de Processo Penal, artigo 402)", escreveram. Segundo os advogados de Lula, "sequer a impressão foi concluída a despeito da contratação de uma gráfica para essa finalidade".
"Mas o juízo da 13.ª Vara Federal de Curitiba negou prazo adicional por nós requerido e também negou a entrega do restante da documentação não apresentada, contrariando sua própria decisão anterior e o compromisso assumido pela Petrobrás em audiência de disponibilizar tudo o que havia sido solicitado", argumenta a defesa do petista.
"A negativa do juiz causa inequívoco prejuízo à defesa de Lula, pois a acusação faz referência a três contratos firmados entre a Petrobrás e a OAS e ao processo de contratação que o antecedeu, mas somente algumas peças foram anexadas à denúncia após terem sido selecionadas pelo Ministério Público Federal."
Os advogados de Lula sustentam que "a decisão fere a garantia da paridade de armas, pois, além de os documentos negados serem do conhecimento da acusação, que fez diversas requisições diretamente à Petrobrás e foi atendida, a petrolífera pediu e obteve no processo a função de assistente de acusação"
"É manifestamente incompatível com essa garantia de paridade de armas que somente a acusação e sua assistente tenham acesso a documentos relativos a contratos tratados na ação penal. Em razão disso, protocolamos hoje um habeas corpus em favor de Lula perante o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, pedindo liminarmente a suspensão do processo e, ao final, a concessão da ordem para que seja concedido prazo razoável para a análise dos documentos, além da apresentação da íntegra da relação antes requerida e deferida pelo Juízo, com a eventual renovação dos atos processuais subsequentes que tenham sido prejudicados pela decisão ilegal."
Fonte: NMB
9 comentários
08 de May / 2017 às 19h36
ta certo os advogados ? isso e verdade . esse juiz ta claro que ele que e procura uma coisa para quere coloca culpa a lula.
08 de May / 2017 às 19h51
CADE A CORAGEM ? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...ESTA SE BORRANDO DE MEDO DO MORO !...
08 de May / 2017 às 20h35
Está tremendo de medo o larápio valentão. Já se tem provas robustas para prender esse vagabundo que jogou o país no caos. Fora esse facínora, a Dilma, o Aécio, o Serra, o Alckmin, o Rui Costa, fora essa tropa. Ainda tem gente para falar bem desses nojentos!!!!
08 de May / 2017 às 22h44
Queria ver um Sérgio Moro em Pilão Arcado, botando na cadeia os laranjas que encheram a cumbuca com o sofrimento do povo. E hoje estão por aí, soltinhos da silva, se passando por honestos. ( Reportagem "Laranjas do Sertão", da Rede Record).
09 de May / 2017 às 02h17
A esposa de Moru roubou 400 milhões da Apae ?? Mataram e perseguição a Jesus e tao querendo fazer com Lula ??
09 de May / 2017 às 05h29
Legado desse moço, tirou 10 milhões da POBREZA e colocou na CADEIA, ñ cabe mais BANDIDO nos presídios do Brasil, policiais estão deixando de prender os FILHOS que esse moço ajudou a colocar Brasil a fora e depois os abandonou, " BRASIL TOMA que o filho e teu".
09 de May / 2017 às 05h48
Legado desse moço, tirou 10 milhões da POBREZA e colocou na CADEIA, ñ cabe mais BANDIDO nos presídios do Brasil, presídios super lotados e de quem, e de quemmm ( Zé, Mané, Joaquim, Pédim, Maria, Furtuoso........ ), policiais estão deixando de prender os FILHOS que esse moço ajudou a colocar Brasil a fora e depois os abandonou, " BRASIL TOMA que o filho e teu". A conta é simples, é necessários construí no minimo 28 novos presídios acima de 3000 vagas cada um pra abriga esse exercito de miseráveis. Meus parabéns LULA.
09 de May / 2017 às 05h51
Legado desse moço, tirou 10 milhões da POBREZA e colocou na CADEIA, ñ cabe mais BANDIDO nos presídios do Brasil, presídios super lotados e de quem, e de quemmm ( Zé, Mané, Joaquim, Pédim, Maria, Furtuoso........ ), policiais estão deixando de prender os FILHOS que esse moço ajudou a colocar Brasil a fora e depois os abandonou, " BRASIL TOMA que o filho e teu". A conta é simples, é necessários construí no minimo 28 novos presídios acima de 3000 vagas cada um pra abriga esse exercito de miseráveis. Meus parabéns LULA.
10 de May / 2017 às 14h00
Só acredito vendo este nove dedos no xilindró.