A Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Dom Malan/IMIP promoveu, neste último final de semana (05 e 06), um curso de "Desenvolvimento Docente em Preceptoria", com o mestre em educação na área de saúde, Rafael Batista Oliveira. O evento foi aberto a todos os profissionais da unidade maternoinfantil que trabalham com os Programas de Residência Médica e de Enfermagem, e estágios acadêmicos. Teve como objetivo principal promover a reflexão acerca da dinâmica do ensino/aprendizagem e apresentar as técnicas de Metodologia Ativa.
Com uma carga horária de 15h, o curso abordou o processo de aprendizagem; aprendizagem em ambientes clínicos; papel do docente e competências do preceptor; aprendizagem baseada em problemas e feedback em ambientes clínicos e tutoriais. "Com esse programa esperamos contribuir para o desenvolvimento das competências pedagógicas dos preceptores, de modo a facilitar a aprendizagem e a avaliação de desempenho dos estudantes", esclarece Rafael.
De acordo com o ministrante, o programa do curso foi montado a partir da necessidade de formar profissionais cada vez mais críticos, humanistas, reflexivos e éticos, levando em consideração as necessidades específicas do HDM/IMIP. "Quando recebemos o convite para ministrar um curso, procuramos adaptar os nossos programas ao que está sendo pedido, como foi feito aqui no Dom Malan, que é um hospital/escola de referência", ressalta o mestre.
Para a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, realizar esse curso no Hospital Dom Malan tem uma valor especial, pois o Professor Rafael Oliveira, é uma referência em Educação para os profissionais da área de saúde.
"Desenvolvemos atividades de ensino desde 2010, e durante esses anos temos buscado trazer informação e tecnologia para apoiar os profissionais envolvidos nessas ações, que são os preceptores", pontua Angélica. Preceptor é o profissional responsável, na área de saúde, por conduzir e supervisionar, por meio de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos estudantes durante suas atividades acadêmicas nos diversos cenários de prática durante a sua formação.
Angélica ressalta ainda que o resultado do curso foi o melhor possível e que os conhecimentos adquiridos vão possibilitar o desenvolvimento e a implementação de novas estratégias educacionais efetivas para a formação dos novos profissionais que frequentam o serviço durante a realização dos seus estágios.
"O principal é entender como o ser humano aprende, pois essa é a base fundamental para se desenvolver novas estratégias educacionais e promover condições que favoreçam a aprendizagem real", complementa a diretora de Ensino e Pesquisa.
Ascom/HDM-IMIP
0 comentários