No dia em que o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque disse à Lava Jato que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha "pleno conhecimento" do esquema de corrupção na estatal, o petista partiu para o ataque contra a imprensa. Em longo discurso na abertura da etapa paulista do 6º Congresso Nacional do PT, Lula ameaçou "mandar prender" quem espalha "mentiras" contra ele e disse que, se voltar a ser presidente, vai fazer a regulamentação dos meios de comunicação.
O petista voltou a reclamar da cobertura da imprensa no caso da Lava Jato. Segundo ele "ficaram dois anos dizendo que eu seria preso". "Se eles não me prenderem, quem sabe um dia eu mando prender eles por mentir", disse o petista.
Na sequência, Lula voltou a dizer que quer ser candidato a presidente e enfrentar "um candidato da Rede Globo" para poder falar durante a campanha sobre a regulamentação dos meios de comunicação. "Quero que tenha um candidato com um 'plim plim' no peito para que possamos dizer claramente que vamos regulamentar os meios de comunicação", afirmou.
A regulamentação é um pleito antigo dos setores mais radicais do PT que tanto Lula quanto a ex-presidente Dilma Rousseff rejeitaram durante os 13 anos de mandato petista.
Agora, com o partido tentando se reconstruir diante da maior crise de sua história, setores mais amplos do PT voltaram a incluir a regulamentação da mídia em um eventual programa partidário.
Depois de ter se comparado a uma jararaca, Lula usou a cobertura sobre a Lava Jato e seu crescimento nas pesquisas para se comparar a um mandacaru, espécie de cactus típico do sertão nordestino. "O que eles não sabem é como o mandacaru sobrevive. Ele não precisa de muita água e eu não preciso de imprensa, preciso olhar nos olhos de vocês."
O petista admitiu a hipótese de ser impedido legalmente de disputar a eleição e disse que, se isso ocorrer, "vamos disputar na Justiça".
Lula não falou explicitamente sobre as declarações de Duque, mas tornou a refutar as "mentiras" das quais diz ser vítima. Segundo ele, a Lava Jato já tem uma "tese pronta" que o coloca como líder de uma organização criminosa. "O que não vou permitir é que continuem mentindo como estão mentindo a meu respeito", disse o petista, voltando a desafiar "qualquer um" a dizer que "depositou R$ 10 ilegais" na sua conta.
Às vésperas de prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, Lula disse que o objetivo da operação é "destruir a política" e aproveitou para fustigar um de seus potenciais adversários em 2018, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). "O resultado é o surgimento de um fascista que é o Bolsonaro", disse Lula.
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), outro potencial adversário em 2018, também foi alvo de ataques. Lula chamou o tucano de "coxinha" e "almofadinha". "Um coxinha ganhou as eleições em São Paulo se fazendo passar por 'João Trabalhador'. Se alguém encontrar com ele pergunte se já teve uma carteira assinada na vida", afirmou o petista.
O discurso de 50 minutos, no entanto, também teve momentos de humor. O primeiro foi quando emulou o deputado Paulo Maluf (PP-SP) e disse que o tríplex no Guarujá, o qual é acusado de ser dono oculto, é na verdade "três Minha Casa Minha Vida um em cima do doutro".
O segundo momento de humor foi ao lembrar a ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em janeiro. Lula contou que costumava tomar uma dose de uísque com a esposa quando chegava em casa, em São Bernardo. "No dia que fez três meses da morte dela, cheguei em casa, botei uma dose pra ela, outra pra mim. Peguei um copo com a mão esquerda, outro com a mão direita e bebi os dois". A plateia caiu na gargalhada.
Mujica
O convidado de honra do evento foi o ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica. Em sua fala, o uruguaio criticou o sistema partidário brasileiro, disse que "a desgraça do Brasil" é a pulverização política e alertou sobre o risco de amplas alianças, como a que elegeu Lula e Dilma. "Nas políticas de alianças é preciso saber até onde vão estas alianças", disse Mujica.
A frase foi interpretada como uma referência aos partidos que apoiaram a eleição de Dilma e depois votaram pelo impeachment da petista.
Durante o ato, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), candidato à presidência nacional do PT com apoio das correntes minoritárias de esquerda, admitiu que a também senadora Gleisi Hofman (PT-PR) já tem votos suficientes para vencer a disputa. Lindbergh, no entanto, disse que não vai retirar sua candidatura.
Fonte: NMB
17 comentários
07 de May / 2017 às 09h05
CUIDA DA TUA SAÚDE SAFADO,TUA VOZ MOSTRA A TUA DECADÊNCIA FISICA E MORAL.
07 de May / 2017 às 09h22
Me enganou por 30 anos, esse camarada. Lamentavelmente tem uma companheirada que não deixa a ficha cair e força o subconsciente acreditar que nosso líder não é o ladrão que a realidade comprova e os comparsas entregam. Cadeia é o remédio pra esse tipo de doença e logo....
07 de May / 2017 às 10h11
por Leonardo Stoppa O sentimento “antipobre” não é da cultura brasileira, ele foi criado durante a pré-campanha do Aécio Neves e perdurou para concretização do impeachment. Precisamos trabalhar o povo no sentido de focar mais em crescer do que em prejudicar o próximo. Lula querido volta logo para ajudar os assalariados
07 de May / 2017 às 10h13
Não me admira, sr. Ex presidente. Se isso acontecer.
07 de May / 2017 às 10h15
Ajudou a desconstruí uma economia, uma estabilidade social, uma paz no campo que estava engatilhando, criou uma MAQUINA de corrupção já mais vista no MUNDO, roubou a consciência dos desinformados os quais lhe deu crédito em outrora por falta de opção, ajudou um pais a caminhar ao PLENO FRACASSO, foi um GOVERNO dos desejos pessoais passando por cima de tudo e de todos (Judiciário, Legislativo), infelizmente ainda tem tempo pra falar a uma plateia que se identifica com o seu mau caráter. O desejo desse rapaz é levar a todos a VALA COMUM, que vá só.
07 de May / 2017 às 10h16
Quim quando os Ladrões de Brasília vai preso?? Gatinho Angora e Mxeu Temi Mamando e mandando p a Suíça??? A esposa de Moru roubou a Apae?? O Ladrão cortou a aposentadoria e farmácia dos assalariados e não dos que andam de helicóptero?? LULA vem nos livrar de Mal Teme???
07 de May / 2017 às 10h27
E O PIOR E ESSE CAMARADA VEM E VAI GANHAR POR QUE AQUI NO BRASIL NÃO TEM JUSTIÇA OS CARAS ROUBAM ACABAM O PAIS E NÃO DAR EM NADA PRA VARIAR VOLTO A REPETIR SI FOSSE UM PAI DE FAMILIA OU UM LADRAO DE BODE JÁ ESTAVA NA CADEIA A MUTI TEMPO COMO SEMPRE E VIVA A FARRA DO NOSSO BRASIL???????????
07 de May / 2017 às 10h30
Ajudou a desconstruí uma economia, uma estabilidade social, uma paz no campo que estava engatilhando, criou uma MAQUINA de corrupção já mais vista no MUNDO, roubou a consciência dos desinformados os quais lhe deu crédito em outrora por falta de opção, ajudou um pais a caminhar ao PLENO FRACASSO, foi um GOVERNO dos desejos pessoais passando por cima de tudo e de todos (Judiciário, Legislativo), infelizmente ainda tem tempo pra falar a uma plateia que se identifica com o seu mau caráter. O desejo desse rapaz é levar a todos a VALA COMUM, que vá só. Com a palavras os PTBÁS, faça seus comentários
07 de May / 2017 às 10h38
Ajudou a desconstruí uma economia, uma estabilidade social, uma paz no campo que estava engatilhando, criou uma MAQUINA de corrupção já mais vista no MUNDO, roubou a consciência dos desinformados os quais lhe deu crédito em outrora por falta de opção, ajudou um pais a caminhar ao PLENO FRACASSO, foi um GOVERNO dos desejos pessoais passando por cima de tudo e de todos (Judiciário, Legislativo), infelizmente ainda tem tempo pra falar a uma plateia que se identifica com o seu mau caráter. O desejo desse rapaz é levar a todos a VALA COMUM, que vá só. Com a palavra os PTBÁS, faça seus comentários
07 de May / 2017 às 10h50
Ajudou a desconstruí uma economia, uma estabilidade social, uma paz no campo que estava engatilhando, criou uma MAQUINA de corrupção já mais vista no MUNDO, roubou a consciência dos desinformados os quais lhe deu crédito em outrora por falta de opção, ajudou um pais a caminhar ao PLENO FRACASSO, foi um GOVERNO dos desejos pessoais passando por cima de tudo e de todos (Judiciário, Legislativo), infelizmente ainda tem tempo pra falar a uma plateia que se identifica com o seu mau caráter. O desejo desse rapaz é levar a todos a VALA COMUM, que vá só. Com a palavra os PTBÁS, faça seus comentários
07 de May / 2017 às 10h58
QUE VERGONHA TENHO HOJE DESSE NOSSO PAIS ONDE UM CRAPULA DESSE ZOMBA DO JUDICIARIO E DA POPULAÇÃO E AINDA NÃO FOI PRESO O MESMO AINDA FICA CONVOCANDO O SEUS COMPARSAS PARA IREM FAZER GUERRA EM CURITIBA NO SEU DEPOIMENTO.. PORQUE TANTO MEDO DE ENCARAR A JUSTIÇA DE FRENTE SEU MORIBUNDO.. SUA HORA ESTAR CHEGANDO...... SE FOSSEMOS UM PAIS SERIO VOCÊ ESTARIA PRESO A MUITO TEMPO EM PRISÃO PERPETUA VOCÊ É PIOR QUE OS LIDERES DO CRIME ORGANIZADO QUE DOMINA SÃO PAULO.. CADEIA JÁ PRA ESSE V..... P......
07 de May / 2017 às 12h45
ta certo lula. essa globo e outras tvs e uma grande parte da midia no brasil fazem isso com vc lula e o pt? o medo e tanto de o senhor ganhar as eleicoes em 2018. que eles estao tentando coloca o povo contra vc lula. mais quando mais eles tentam isso vc lula sobe nas pesquisas e pode coloca quem for vc ganhar sim de qualquer um candidato da globo e da elite.
07 de May / 2017 às 13h47
Nem vou ler o resto para não ter náuseas, mas esse LDR acabou de admitir que quer a censura da imprensa, como é em todo regime comunista bolivariano. chupem socialistas.
07 de May / 2017 às 13h51
Tá melhor que as máfias russa e italiana juntas kkkk
07 de May / 2017 às 13h55
- Se gritar "pega ladrão", não fica um meu irmão! -
07 de May / 2017 às 21h21
Engraçado como tem muita gente manipulada pela mídia. Bando de egoístas que não sabem agradecer o que Lula fez!
08 de May / 2017 às 04h12
Socooooooooorrooooooo! Há um rato desesperado, dizendo do impossível... Se? Se nada, você vai preso sim, Lula da Silva, porque o povo que você vitimou o quer numa cela de um presídio de segurança máxima, assim como os seus comparsas que tanto vêem tentando afrouxar a prisão. VAI PRESO SIM, Lula, e você não prenderá ninguém!