Criada em 2008, a Cia Biruta de Teatro completa 9 anos nesta quarta-feira (03), celebrando uma história de fortalecimento do teatro infanto-juvenil e uma relação de cumplicidade com a região do Vale do São Francisco. Para comemorar a data, o grupo promove, entre os dias 8 e 28 de maio, a "Mostra Biruta 9 anos", com uma programação que inclui exposição, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias e apresentações, em Petrolina e Orocó. Todas as atividades têm entrada gratuita.
"Nós montamos a Biruta pensando em uma Companhia que pudesse agregar o máximo de pessoas possível, reunindo outras linguagens e trabalhando com espetáculos que contribuíssem com o desenvolvimento da cidade e a formação artística e pessoal do nosso grupo. A Companhia surgiu com esse propósito: fazer arte com profissionalismo, não como uma ferramenta de sobrevivência, mas de vivência artística", conta Antônio Veronaldo, ator, dramaturgo, diretor e co-fundador da Cia Biruta.
No catálogo de espetáculos já encenados pelo grupo estão as montagens de "Maria Minhoca", "O Mágico de Oz", que fez a companhia ficar conhecida no Vale do São Francisco e em outras regiões, "História de Cascudo", "Pinóquio" e "Cenas Ribeirinhas", um experimento de pesquisa que, segundo Veronaldo, apontou novos caminhos para a Biruta. "Dessa experiência resultou o espetáculo 'Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo', fruto de uma pesquisa que busca a identidade do ator ribeirinho e sertanejo em sua metodologia de trabalho e de um processo de dramaturgia que estamos experimentando, sempre procurando uma poética que tenha como referência a região do médio São Francisco e suas práticas populares", revela.
Em 9 anos de história, a Cia Biruta também acumula na bagagem participações em festivais, prêmios, e intercâmbios com grupos de teatro nacionais e internacionais.
Mostra Biruta 9 anos
A Mostra de aniversário da Companhia Biruta é totalmente gratuita e será aberta oficialmente na próxima segunda-feira (8/05), às 19h, no Hall de Entrada do SESC/Petrolina, com o vernissage da exposição "Mitos, ritos e tipos no processo de criação de máscaras para A Hora da Estrela, de Clarice Lispector". Assinada por Cristiane Crispim, atriz e co-fundadora da Cia Biruta, a exposição reúne 13 peças, com a proposta de mostrar o processo criativo para confecção de máscaras e as relações entre as linguagens do teatro, artes visuais e literatura, a partir do objeto máscara.
Serviço
O que: Mostra Biruta 9 anos
Quando: 8 a 28 de maio
Entrada: Gratuita
Programação
08/05 às 19h
Abertura da exposição "Mitos, ritos e tipos no processo de criação de máscaras para A Hora da Estrela, de Clarice Lispector" - Cristiane Crispim
Local: Hall de entrada em frente a Biblioteca – Sesc/Petrolina
15/05 a 20/05 de 9h às 11h
Oficina de dança contemporânea
(Programação da I Mostra Arte Compartilhada, do Coletivo Incomum de Dança)
Local – Cineteatro CEU das Águas
15/05 a 20/05 de 14h às 16h
Oficina de Iluminação
(Programação da I Mostra Arte Compartilhada, do Coletivo Incomum de Dança)
Local – Cineteatro CEU das Águas
12/05 às 16h
Contação de Histórias - Cia Biruta
Local – Biblioteca do CEU das Águas
13/05 às 15h
Roda de conversa "O som da cena" com Moesio Belfort e Antonio Veronaldo
Local: Cineteatro do CEU das Águas
20/05 de maio às 19h
Sarau Poético e Musical - partic. Moesio Belfort
Local: Cineteatro do CEU das Águas
24, 25, 26 e 27/05 às 19h
Processo Medusa - Núcleo Biruta de Teatro/Cia Biruta (Classificação 12 anos)
Local: Cineteatro CEU das Águas**
28/05 às 15h
Roda de conversa "Canudos: território navegante" com Gilmar Santos e Maria Senhora
Local: Comunidade Viturino - Orocó/PE
Ascom
0 comentários