A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou nensta quinta (4/5), no início do depoimento de Agenor Medeiros ao Juízo da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, haver um movimento claro da Operação Lava Jato de apressar um calendário de delações às vésperas do depoimento do ex-Presidente, marcado para o dia 10. Tanto o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, quanto Medeiros, ex-diretor da área internacional da construtora, confirmaram as negociações em andamento, o que sugere que outros depoentes previstos - como é o caso de Renato Duque, que falará hoje ao Juízo - encontram-se na mesma situação: agem na perspectiva de receber benefício no momento em que depõem como réus, sem o compromisso de dizer a verdade. Foi nessa condição o depoimento de Medeiros.
A defesa contestou mais um prejulgamento do Juízo da 13ª Vara na formulação de pergunta ao réu Roberto Moreira, ex-diretor da OAS Empreendimentos, partindo da falsa premissa de que teria havido "aquisição do triplex" do Guarujá pelo ex-Presidente. O executivo reconheceu que jamais houve a posse ou propriedade do imóvel 164A do Edifício Solaris por Lula ou seus familiares. Fez referência a uma reserva unilateral do imóvel da qual teria ouvido falar na OAS, o que jamais foi confirmado pelas 73 testemunhas ouvidas anteriormente, sob o compromisso de dizer a verdade. Dentre essas testemunhas, estavam funcionários da própria companhia.
Mesmo sob a pressão inegável das negociações para uma delação, Agenor Medeiros reconheceu jamais ter tido qualquer contato com Lula e se limitou a afirmar ter havido uma única conversa com Leo Pinheiro, sem testemunha - e, portanto, sem qualquer valor jurídico -, durante um voo internacional, em 2014, quando o ex-presidente da OAS teria feito referência ao apartamento do Guarujá.
Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula, também foi ouvido nesta quinta e desmentiu Leo Pinheiro ao narrar que jamais conversou com ele sobre o triplex ou reformas realizadas no imóvel. Disse ter conhecimento da cota adquirida por D. Marisa da Bancoop, desde 2006, porque fazia a declaração do imposto de renda dela e de Lula, e no documento constava referência a esse fato. Relatou que, em 2012, foi procurado por um funcionário da área comercial da OAS Empreendimentos que desejava saber se D. Marisa iria pedir o resgate dos valores que havia investido com base na cota ou se pretendia adquirir uma unidade da OAS usando esses valores como parte do pagamento. Como o ex-Presidente estava em tratamento de um câncer, ela optou por não decidir nada naquele momento. A unidade 141 foi então colocada à venda.
Quanto ao acervo do ex-Presidente, Okamoto reconheceu ter ficado sob sua responsabilidade resolver as questões referentes à armazenagem. Diante da falta de recursos próprios e de outras alternativas analisadas, Okamoto disse ter conversado com Léo Pinheiro e obtido dele um apoio cultural da OAS até que fosse possível uma destinação definitiva ao acervo. A intenção sempre foi ter um local para expor o acervo à população e continuou buscando fórmulas de viabilizar o projeto.
Ascom
8 comentários
05 de May / 2017 às 08h32
".. apoio cultural da OAS..." - Propina mesmo. Matéria tendenciosa. Há provas suficientes para levar este ladrão pra cadeia. O chefe de uma quadrilha não assina papéis, não faz depósito em contas, e não registra seus crimes, mas mesmo assim, é responsável pelas ações da quadrilha. É o caso de José Dirceu e Lula.
05 de May / 2017 às 08h46
E QUAL É O PROBLEMA ? ESTA COM MEDO DE QUE ?
05 de May / 2017 às 08h50
Cuidado querido LULA. Os traidor e Ladrões Temi e Gatinho Augorar mataram Jesus Cristo sem crime??
05 de May / 2017 às 08h54
Mixeu Teme PSDB traiceiro e Gatinho Angora malvado PMDB quer lascar com os assalariados e os trabalhadores e os aposentado mas; Deus e maior e vai trazer Lula de volta para trazer Luz para Todos.
05 de May / 2017 às 09h07
Regra pra todos os cidadãos de bem: "JUNTE-SE aos BONS e serás um DELES", ou junte-se a bandido e irá se transforma naturalmente em um monge TIBETANO. Vamos CANONIZAR esse moço, nunca fez de errado, Vcs PTBÁS só enxerga o defeito dos filhos dos outros e é incapaz de enxerga os seus próprios defeitos, tem filhos delinquentes dentro de casa e os esconde da JUSTIÇA protegendo como se esse fosse inimputável.
05 de May / 2017 às 11h20
Sua batata está assando Lula, lá em Curitiba.
05 de May / 2017 às 12h34
Maria do Socorro - A Legítima, na verdade não se trata de matéria, mas de uma nota assinada pela assessoria de comunicação do Molusco. Ou seja, tem o mero objetivo de desqualificar as investigações que estão sendo feitas contra a jararaca-barbuda-de-nove-dedos, além de tentar convencer a opinião pública de que o Comandante em chefe da organização criminosa travestida de partido político nada sabia dessas falcatruas...
05 de May / 2017 às 12h36
...Só um adendo: petralha ou tucano; mortadela ou coxinha, ninguém está acima da Lei e todo e qualquer cidadão decente que sonha em viver em um Brasil melhor deve exigir que essas pessoas respondam respondam pelos seus atos. "Não existe corrupção praticada em benefício da população".