A fixação de painel com horário, em tempo real, e a viabilização de um aplicativo para acompanhamento de embarque e desembargue dos ônibus nas rodoviárias e pontos de paradas pelo interior da Bahia ganha mais um passo para se tornar lei. A matéria, n. 21.365/2015, de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), foi aprovada pela Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia. A aprovação na CCJ é um dos primeiros passos para a chegada da proposta no Plenário da Casa Legislativa, pois constata a legalidade do texto. Alex comemorou a decisão da CCJ, inclusive o voto favorável do relator, deputado Pablo Barrozo (DEM).
"A aprovação desse projeto é importante, pois vai ajudar na segurança e na logística de quem é o usuário do transporte coletivo intermunicipal. Espero que em breve ele vá para Plenário e os colegas tenham a sensibilidade da importância do projeto e possam aprová-lo", disse.
ENTENDA O PROJETO - De acordo com a proposição, nas rodoviárias seriam instalados paineis digitais e um aplicativo para celular seria desenvolvido para os passageiros poderem ter informações a respeito dos horários de embarque e desembarque. A medida ajudaria no cálculo da hora e do momento exato em que os veículos vão passar nas cidades. Tomando como exemplo outras cidades brasileiras, principalmente Salvador, que já possuem esse tipo de serviço, Alex da Piatã argumenta que a medida pode ser atrativa para as empresas, pois os passageiros, muitas vezes, procuram carros alternativos por conta da agilidade.
"Com a universalização dos aparelhos GPS em todos os veículos do transporte coletivo, é possível localizar, em tempo real, cada veículo. Com a tecnologia altamente desenvolvida é possível calcular o tempo que um determinado ônibus irá demorar para chegar. A intenção desse projeto é a universalização da informação", disse.
Alex também cita aplicativos de trânsito existentes que calculam rotas e dão os horários previstos do tráfego levando em conta, inclusive, engarrafamentos. "Esse tipo de informação pode ser disponibilizada na internet e é viável a disponibilização em tempo real do horário de passagem do ônibus em aplicativos para smartphones. Aplicativos como o WAZE já fazem isso", argumenta.
Ascom Dep. Alex da Piatã
0 comentários